Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: fagulhasOu não.

    Distancia entre nós curta e folhas saudáveis com coloração consistente e sem manchas. A ausência de manchas e descoloração nas folhas aponta o indice de nutrientes equilibrado. Uma verificação do PH e EC da água que abastece essa planta seria o ideal, PH < 6,5 e EC < 1 seria o mais indicado.
    As folhas 'ratadas' no topo aponta presença de 'bicharada' predadora e consumidora da seiva da planta. Pelo tipo de folhas e seu formato, diria uma planta de citrinos, mas posso estar errado.


    Limoeiro colocado na terra 01 Dez. 2020.
    Rega da chuva e companhia da agua.
    A bicharada são caracois...
  2.  # 2

    Colocado por: Casa da HortaGaeiro não conheço nem encontrei nada sobre...

    É uma casta de uva branca, bastante miúda com cachos muito cerrados (bastante propícia a oidio por isso), sinceramente n sou grande apreciador, provavelmente pela dificuldade acrescida de tratar, mas reconheço q tem 1 sabor acentuado e bastante característico. Os mais sábios gostam muito dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 3

    Colocado por: NTORIONÉ uma casta de uva branca, bastante miúda com cachos muito cerrados (bastante propícia a oidio por isso)

    Não será esta? Por vezes as gentes da zona pronunciam o nome de formas diferentes, até que chegam a alterar o nome..;) https://www.ivv.gov.pt/np4/111/370.html
  4.  # 4

    Colocado por: NTORIONOu então, bacelo bravo, tem a vantagem de n ter uva a sujar.

    E a desvantagem de, se as vides são forem encaminhadas correctamente, estas crescerem livremente, formarem um "matagal",terreno fora; tornam-se invasoras a ponto de só com recurso a moto serra, para as cortar e, ainda, esburacar junto da raiz e lançar fogueira. Do pior que nos aconteceu. Não recomendo.
  5.  # 5

    Colocado por: NTORIONÉ uma casta de uva branca, bastante miúda com cachos muito cerrados

    Alguém já ouviu fala em " fernanpires"? (fernão pires?). Uma uva muito doce, que as nossas mães aproveitavam para fazer as passas de uva! Colocadas no forno a lenha, depois de retirada a broa e enquanto este ainda estava quente.Repetia-se o processo até estas ficarem prontas para, depois de colocadas em tabuleiros, serem expostas a períodos de sol até ficarem próprias para consumo. Deliciosas, sem dúvida!
  6.  # 6

    Colocado por: maria rodrigues
    E a desvantagem de, se as vides são forem encaminhadas correctamente, estas crescerem livremente, formarem um "matagal",terreno fora; tornam-se invasoras a ponto de só com recurso a moto serra, para as cortar e, ainda, esburacar junto da raiz e lançar fogueira. Do pior que nos aconteceu. Não recomendo.

    Por certo você tinha 1 terreno assim... Nunca será o caso de alguns pés controlados.

    Eu tenho 3 ou 4, todos os anos corte rente sem problemas, apenas os mantenho para quando quero enxertar alguns pés novos, este ano meti umas 10 na terra para enxertar no próximo inverno.
  7.  # 7

    Colocado por: NTORIONPor certo você tinha 1 terreno assim... Nunca será o caso de alguns pés controlados.

    Quando os colocámos no terreno foi junto de um muro, com a intenção de fazer enxertos mais tarde. Eram, talvez, uns 12 ou 15 pés, espaçados, no terreno. Por que estivemos ausentes, tempo a mais, quando lá fomos encontrámos um bruto dum matagal. Foi tão difícil que ainda hoje temos braços de videiras bravas até fartar.
    Concordam com este comentário: NTORION
  8.  # 8

    Colocado por: callinasMas se são podadas normalmente pela base, como se consegue que elas usam desta forma ?


    Essa videira tem uns bons aninhos. Diria no mínimo uns 7 a 10 anos.

    Meta um fio preso de cima a baixo, sob tensão e quando na primavera começar a rebentar as gavinhas, encaminhe-as para os fios. Quando a videira estiver suficientemente grande, pode cortar o fio, nesta altura a pergola ja serve de suporte.

    No inverno de cada ano tem de cortar as pernadas que nao interessam sem nunca cortar o caule principal.

    Veja métodos das treliças do vinho verde, também usa um método relativamente parecido.

    Para evitar os moscardos, vespas, formigas e toda a bicharada similar, nao deixe as uvas amadurecerem. Corte os cachos assim que entrarem em floração.

    Se apreciar uva de mesa, faça um canto especifico para isso. Ter cachos de uva de mesa nas pergolas é muito lindo, mas é nos livros de contos encantados. Quando tiver a comer uma churrascada ou uma torrada de manha e começar a ver as "zundapps" a voarem em torno dos pratos vai se lembrar destas palavras.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 9

    Colocado por: ktm333
    Não será esta? Por vezes as gentes da zona pronunciam o nome de formas diferentes, até que chegam a alterar o nome..;)https://www.ivv.gov.pt/np4/111/370.html

    É possível, apesar de normalmente os cachos serem maiores. Na minha zona todos a conhecem por Gaeiro.
  10.  # 10

    Já q o tempo n dá para a praia brincamos na horta... Afinal tb é a melhor altura dela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta, Vítor Magalhães
      IMG_20210627_150758.jpg
  11.  # 11

    Feijão verde (este ano rasteiro para testar), 2 baldes de 12l cheios... Alguém sabe como conservar isto no congelador?

    Fiz uma experiência, na esquerda semeei apenas o feijão, na direita semeei feijão e milho para o feijão trepar, dizem q era uma técnica antiga com bons resultados.
    A fila da esquerda começou a produzir 1 mês primeiro e ainda continua bem produtivo, na da direita apanhei os primeiros este fds e o feijão não trepa no milho...
    Alguma coisa errei, provavelmente sementes de milho em excesso, o feijão n gosta da competição e nem sequer o trepa para conseguir ir buscar sol noutro sitio. Outra possibilidade é devido a não ser uma variedade de trepar, mas isso n explica o atraso na produção. Além de q o da fila da esquerda trepa nas poucas canas q coloquei.

    Tenho outra experiência, feita com feijao de trepar, semeado já bem dps do milho... A aguardar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20210627_081526.jpg
      IMG_20210626_184523.jpg
  12.  # 12

    Outras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diii
      IMG_20210626_125835.jpg
      IMG_20210627_081442.jpg
      IMG_20210626_130021.jpg
      IMG_20210626_130107.jpg
      IMG_20210626_130033.jpg
  13.  # 13

    Isso está tudo para lá de bom! Dá trabalho e é preciso gostar, mas estas fotos simbolizam o resultado da dedicação à horta e ao pomar. É um estilo de vida, uma paixão que não cansa, um prazer inexplicável de colher os nossos próprios produtos. Também um problema de não saber o que fazer a tanta generosidade da horta. Mas um problema bom!

    Parabéns, gostei mesmo muito de ver as suas fotos. Sonho um dia ter assim uma ameixeira mas até ver nada, nem uma ameixa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  14.  # 14

    Colocado por: Casa da HortaSonho um dia ter assim uma ameixeira mas até ver nada, nem uma ameixa!


    Acho que dependendo da variedade, umas se adaptam melhor à zona que outras... veja na zona quem tem ameixas e qual a variedade.
    As da 4ª foto, são de uma variedade bastante grande e só estão boas qd ficarem pretas (normalmente agosto), foi uma ameixoeira muito generosa durante uns anos, até que deixou de dar, o ano passado levou uma poda drástica, apenas o ramo principal e umas varas novas ficaram... e este ano já produz bem.
    A ameixa da 5ª foto é a ameixa de santo antónio, miudinha e muito produtiva (normalmente é uma árvore que nunca tem qq tratamento pq é o abrigo dos patos...
    tenho uma rainha cláudia, há anos q n dá 1 única, n sei q lhe faça, tenho 2, que chamo ameixa rim (por serem compridas com 1 traço ao meio) que praticamente deixaram de dar qd eram super produtivas... E tenho outra que é a minha preferida apenas pelo cheiro do fruto muito intenso a rosas e que colocando na fruteira perfuma a casa toda...

    este n é 1 ano de figos, pouco doces e pequenos... além dos amigos passáros q escolhem os melhores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20210626_130557.jpg
  15.  # 15

    feijao verde é fazer em doses individuais depois de lavado e seco , normalmente eu faço conforme quer lhe dar uso , se é para guisar já vai partido em saquinhos se tiver maquina de vacuo melhor , se for para comer cozido não lhe tiro pontas e vai completamente inteiro ... e frisa que te vaias .
  16.  # 16

    Colocado por: NTORION

    Acho que dependendo da variedade, umas se adaptam melhor à zona que outras... veja na zona quem tem ameixas e qual a variedade.
    As da 4ª foto, são de uma variedade bastante grande e só estão boas qd ficarem pretas (normalmente agosto), foi uma ameixoeira muito generosa durante uns anos, até que deixou de dar, o ano passado levou uma poda drástica, apenas o ramo principal e umas varas novas ficaram... e este ano já produz bem.
    A ameixa da 5ª foto é a ameixa de santo antónio, miudinha e muito produtiva (normalmente é uma árvore que nunca tem qq tratamento pq é o abrigo dos patos...
    tenho uma rainha cláudia, há anos q n dá 1 única, n sei q lhe faça, tenho 2, que chamo ameixa rim (por serem compridas com 1 traço ao meio) que praticamente deixaram de dar qd eram super produtivas... E tenho outra que é a minha preferida apenas pelo cheiro do fruto muito intenso a rosas e que colocando na fruteira perfuma a casa toda...

    este n é 1 ano de figos, pouco doces e pequenos... além dos amigos passáros q escolhem os melhores.
      IMG_20210626_130557.jpg

    Tb gostava de ter ameixas assim. Tenho uma mas não deve ser nacional, carrega muito logo no início da primavera mas depois cai tudo. Este ano ainda cobri a pensar que era a chuva que as fazia cair mas de pouco adiantou.
  17.  # 17

    Colocado por: NTORIONFeijão verde (este ano rasteiro para testar), 2 baldes de 12l cheios... Alguém sabe como conservar isto no congelador?

    Fiz uma experiência, na esquerda semeei apenas o feijão, na direita semeei feijão e milho para o feijão trepar, dizem q era uma técnica antiga com bons resultados.
    A fila da esquerda começou a produzir 1 mês primeiro e ainda continua bem produtivo, na da direita apanhei os primeiros este fds e o feijão não trepa no milho...
    Alguma coisa errei, provavelmente sementes de milho em excesso, o feijão n gosta da competição e nem sequer o trepa para conseguir ir buscar sol noutro sitio. Outra possibilidade é devido a não ser uma variedade de trepar, mas isso n explica o atraso na produção. Além de q o da fila da esquerda trepa nas poucas canas q coloquei.

    Tenho outra experiência, feita com feijao de trepar, semeado já bem dps do milho... A aguardar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      IMG_20210627_081526.jpg
      IMG_20210626_184523.jpg
    semear feijão de trepar entre o milho é coisa que não se controla bem , primeiro porque o milho tem varias etapas de trabalho e feijão de trepar vai atrapalhar a não ser que seja já depois da apanha da folha do milho mas aí já é muito tarde para colocar feijão na terra pela primeira vez (acho eu ) ... por cá o uso é colocar o feijão rasteiro (rasteiro ) quando o milho tem uns 15cm e normalmente depois de estar tudo em estado avançado o feijão fica tipo estufa e produz bem , as medidas são 60x60 para o milho fica somente 2 pés em cada coveta sendo que o feijão fica entre os pés de milho e conta com 3/4 sementes cada coveta .
  18.  # 18

    Colocado por: rafaelisidorosemear feijão de trepar entre o milho é coisa que não se controla bem , primeiro porque o milho tem varias etapas de trabalho e feijão de trepar vai atrapalhar a não ser que seja já depois da apanha da folha do milho mas aí já é muito tarde para colocar feijão na terra pela primeira vez (acho eu ) ... por cá o uso é colocar o feijão rasteiro (rasteiro ) quando o milho tem uns 15cm e normalmente depois de estar tudo em estado avançado o feijão fica tipo estufa e produz bem , as medidas são 60x60 para o milho fica somente 2 pés em cada coveta sendo que o feijão fica entre os pés de milho e conta com 3/4 sementes cada coveta .


    Obrigado Rafael...

    O que vi foi que os Maias ou os Incas (já n sei bem) usavam este tipo de simbiose... e ainda com abobora para cobrir o chão e proteger do sol. Mas n vi nem como o faziam nem tempos entre eles.

    Não tendo muito tempo, tem de ser da forma mais rápida de prática, n tenho tempo para fazer covetas , infelizmente... este feijão rasteiro foi semeado em linha junto com o milho e acho mesmo que exagerei na quantidade de milho (tb n é o milho ideal, é uma semente de milho doce que vou guardando de ano para ano).

    Agora o feijão de trepar que está a nascer tem milho já com 1m, vamos ver.
  19.  # 19

    Colocado por: NTORIONNão tendo muito tempo, tem de ser da forma mais rápida de prática, n tenho tempo para fazer covetas ,
    a coveta é coisa rápida , usas uma saxola pequena e cada vez que a metes na terra metes as sementes , por vezes imaginar é pior que fazer ehehehehhe é rapido ! imagina que o feijão de trepar cresce acima dos 2mt de altura ... no tempo dos maias o milho era branco eheheheh para fazer farinha e cresce bem acima dos 2 metros ...
  20.  # 20

    Colocado por: rafaelisidoroa coveta é coisa rápida , usas uma saxola pequena e cada vez que a metes na terra metes as sementes , por vezes imaginar é pior que fazer ehehehehhe é rapido ! imagina que o feijão de trepar cresce acima dos 2mt de altura ... no tempo dos maias o milho era branco eheheheh para fazer farinha e cresce bem acima dos 2 metros ...

    Eu nessas coisa dps demoro muito tempo... e dps tem a questão da rega, que já tenho de dar uma volta ao tubo em vez de ser apenas esticar... isto tem de ser tudo muito prático e rápido. A vez que tive melhor produção (quantidade e qualidade) foi quando usei o plástico preto, com a gota por baixo, mas foi preciso mais tempo para colocar o plástico, colocar a gota antecipadamente, dps colocar as canas... e ainda tenho 1 senão que é o vento... n consigo ter numa zona sem vento, pelo que já cheguei a ter as canas fixas e o feijão todo desfeito, assim pronto tá resolvido.
 
0.2649 seg. NEW