Colocado por: zed
Callinas isto ainda não foi explicado. Micro inversores. :)
Colocado por: callinasOnde está essa tarifa ? Só encontro 16 cent
Colocado por: callinasOnde está essa tarifa ? Só encontro 16 cent
Colocado por: Mduvidas
https://www.iberdrola.pt/eletricidade/casa-outono-inverno?&gclid=CjwKCAiAr6-ABhAfEiwADO4sfVqeclrw1IyL5DiWXygAaTNxgpbplUDqkKtNw9rKCDy7K29gOjQHvRoCCYEQAvD_BwE
E ainda dão 40€
Colocado por: rjmpiresSão uns mãos largas 😛
Colocado por: callinasRelembre-me por favor
Colocado por: SACS
Fale com eles e meta 2 microinversores APS 600w.
Fica bem mais em conta.
Eu tenho 2 painéis iguais com um micro de 600
Colocado por: callinasvão limitar a potência instalada em 1200 em vez dos 1460 possíveis
Colocado por: NortenhoPergunta para o ppl que está a medir a produção e a medir o consumo (ou não aproveitamento) da mesma: como é que medem esses indicadores? Estou a pensar que se usar um Shelly 3M, ou algo semelhante, para medir tanto a corrente que sai do inversor e que entra no quadro parcial, como a corrente que sai do parcial para ligar ao principal, como é que a corrente medida pelo primeiro pode ser diferente da medida pelo segundo?
O fluxo da eletricidade não segue no sentido do que está a consumir e se assim for, numa situação em que haja mais produção do que consumo, como é que até que há fluxo de 100% da eletricidade produzida até ao quadro parcial e apenas uma parcela disso do quadro parcial para o quadro principal?
Colocado por: rjmpires
Tudo vai depender do que tem para medir e da quantidade de informação que pretende ter.
Se tiver máquinas ligadas ao parcial e quiser saber quanto elas consomem tem que lá ter qqr coisa ligada.
Colocado por: Nortenho
Dou como exemplo o Shelly 3EM, que mede a corrente por indução através de pinças.
A minha questão mantém-se: como é o fluxo de eletricidade em auto produção? É fácil perceber como funciona na ligação à rede, pois a corrente só pode fluir na direção do contador para casa. Já no caso dos painéis, não estou a ver como consigo aferir a potência gerada pelos painéis se essa energia não estiver toda a ser consumida.