Iniciar sessão ou registar-se
  1. Boa tarde pessoal, ando a ver de painéis fotovoltaicos para instalar numa moradia nova. Deparei-me com uma loja que tem no site um kit com:
    6x paineis Longi 450w Mono (2700kwh)
    1x Goodwe 3648EM c/ Wi-Fi
    1x Quadro AC monofásico
    1x Medidor Goodwe
    1x Bateria Pylontech 2.4Kwh
    Preço 4100eur

    O que acham? Caro ou bom preço?

    Ando a gastar muito de luz, 800kw na fatura 130Eur...

    A ideia da bateria seria para anular os consumos de noite, caso queira ligar a resistência do termoacumulador de manha penso que bateria sirva. Também queria usar a bateria como energia backup caso a energia da rede falhe numa tempestade que chova muito para me activar a bomba de esgoto que tenho na garagem das águas pluviais, para nao me inundar a garagem.
    Com o passar do tempo penso comprar outra Bateria igual aquela para reforçar.
    Durante as folgas usar o autoconsumo para as maquinas de lavar roupa, e secar roupa, Ares condicionados, etc.

    Conhecem alguma proposta melhor?


    Outras duvidas que tenho, aquele medidor goodwe liga-se por wifi, tem um bom software, com boas insformaçoes, para verificar os consumos?
    Vivo no algarve, sendo que o sol é forte, estes paineis aguentam com o estrago do sol? Vi na descriçao dos paineis que aguentam ate 85ºC...
  2. Colocado por: CheeriousBoa tarde pessoal, ando a ver de painéis fotovoltaicos para instalar numa moradia nova. Deparei-me com uma loja que tem no site um kit com:
    6x paineis Longi 450w Mono (2700kwh)
    1x Goodwe 3648EM c/ Wi-Fi
    1x Quadro AC monofásico
    1x Medidor Goodwe
    1x Bateria Pylontech 2.4Kwh
    Preço 4100eur


    Não consegue meter mais uma bateria??? Isso é muito pouco.. 20% ficam sem utilização e ela também não dá os 2,4kWh... Por pouco mais de 1000€ colocava outra...



    Colocado por: CheeriousO que acham? Caro ou bom preço?

    Depende se já incluir a instalação. Se não incluir, acho que está puchadote..



    Colocado por: CheeriousAndo a gastar muito de luz, 800kw na fatura 130Eur.

    Muito consumo... E quando é esse consumo todo???? Noite, dia???



    Colocado por: CheeriousA ideia da bateria seria para anular os consumos de noite

    Com essa capacidade, desde que acabe o sol, a bateria não durará muito tempo... E se anda a ligar resistências muito menos...



    Colocado por: Cheeriouscaso queira ligar a resistência do termoacumulador de manha penso que bateria sirva

    Tem que direcionar esse consumo é quando há sol em abundância, ou seja ligar resistência apenas no pico da produção (12h00/14h00)



    Colocado por: CheeriousTambém queria usar a bateria como energia backup caso a energia da rede falhe numa tempestade que chova muito para me activar a bomba de esgoto que tenho na garagem das águas pluviais, para nao me inundar a garagem

    Depende da potência da bomba... Em backup o goodwe acho que dá 16A. Claro que está limitado às horas que necessitará de ter a bomba ligada. (se tiver sol, o sistema em backup vai gastar o que vem dos paineis e deixa a bateria como 2.ª opção.)


    Colocado por: CheeriousCom o passar do tempo penso comprar outra Bateria igual aquela para reforçar

    Na minha opinião, que tenho um sistema parecido (mesmo inversor, paineis com potencia inferior, mas em maior quantidade e com 3 baterias de 2,4kwh), acho que deveria fazer mais um esforço e colocar outra bateria. Retiro o que disse se o grande consumo é apenas durante as horas de sol e a bateria, serviria apenas para os standby desde o por do sol até onde der...



    Colocado por: CheeriousOutras duvidas que tenho, aquele medidor goodwe liga-se por wifi

    O medidor é ligado por cabo de rede. tem que colocar um cabo de rede de onde vai instalar o inversor e o quadro principal. É esse medidor que vai ler o consumo da casa e dará essa informação ao inversor, que fará a gestão.



    Colocado por: Cheerioustem um bom software, com boas informações, para verificar os consumos?

    Já coloquei aí para cima muitas imagens do software. Sim dá a informação necessária, no entanto não atualiza com a frequência desejada, mas no final do dia/mês/ano dá os valores confiáveis.



    Colocado por: CheeriousVivo no algarve, sendo que o sol é forte, estes paineis aguentam com o estrago do sol? Vi na descriçao dos paineis que aguentam ate 85ºC..

    Os paineis aguentam, o problema é com o calor, eles perdem rendimento. Pode estar um sol abrasador e céu limpo, mas por causa do calor a produção é reduzida. (nada com que se preocupar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
    • espt
    • 24 abril 2021
    Colocado por: manelvcEu vou mesmo ter que me aventurar nisso...
    Lovelace e depois o que usa para ver os dados? Telemóvel? tablet?


    Normalmente acompanho no telemóvel, as pode usar qualquer equipamento desde que tenha um browser.
    Depois recebemos é os alertas no smartwatch da minha esposa e smartband no meu caso.
    Para já está num pi4, mas vou comprar mais um nuc só para dedicar ao home assistant
    Se precisar de ajuda, do pouco que sei, disponha.
  3. Colocado por: espt

    Normalmente acompanho no telemóvel, as pode usar qualquer equipamento desde que tenha um browser.
    Depois recebemos é os alertas no smartwatch da minha esposa e smartband no meu caso.
    Para já está num pi4, mas vou comprar mais um nuc só para dedicar ao home assistant
    Se precisar de ajuda, do pouco que sei, disponha.

    Por acaso estou a pensar comprar logo um Minipc usado por pouco mais de 100€ que assim já dá para se quiser usar para mais coisas, e instalar o HA por proxmox para já está so em fase de namoro 😇
    • espt
    • 24 abril 2021
    Eu aí já não me aventuro... Vai ser dedicado ao home assistant tal como o pi4... Eu tenho um Nuc já, um i5 série 10 mas até é pecado para isso, tem 32gb ram e um Samsung nvme 512gb... Estou a usar mesmo como PC apertado por trás dum monitor.
    Ando a ver os j5005, dizem ser excelentes e o preço é bem melhor, e quaisquer 8gb ram chegam e sobram.
  4. Eu estava a pensar nalguma coisa tipo um Lenovo thinkcentre m700 com um i5
    Como é muito usado em escritórios/educação lá fora encontra-se a bom preço quando eles fazem os updates...
    • espt
    • 25 abril 2021
    É uma solução sem dúvida, pena o consumo...
  5. Também tenho andado a fazer testes ao Home Assistant, instalado num laptop com 10 anos que tinha aqui por casa. Confesso que estou surpreendido com o nível de integração que permite, até me diz o nível dos tinteiros da impressora.

    Nalguns aspectos ainda é pouco intuitivo e obriga a saber usar a linha de comandos, e nota-se alguma instabilidade (umas vezes arranca sem problemas, outras dá erros estranhos), mas é de longe a melhor solução para desenvolver um sistema de domótica caseiro.
    • espt
    • 25 abril 2021
    Erros estranhos?
  6. Colocado por: esptErros estranhos?


    "home assistant cli not running jump into emergency console" no login. Depois volta-se tentar e já está tudo bem.
  7. Não consegue meter mais uma bateria??? Isso é muito pouco.. 20% ficam sem utilização e ela também não dá os 2,4kWh... Por pouco mais de 1000€ colocava outra...

    Sim vou pôr, definitivamente, mais uma.

    Depende se já incluir a instalação. Se não incluir, acho que está puchadote..

    No site não é muito explicito, secalhar nem fazem instalações, teria de tirar isso a limpo com a loja. Consegue-me indicar empresas mais acesiveis, com bons preços e bom material?


    Muito consumo... E quando é esse consumo todo???? Noite, dia???

    entre as 14hrs e as 23horas


    Com essa capacidade, desde que acabe o sol, a bateria não durará muito tempo... E se anda a ligar resistências muito menos...

    neste caso a resistencia do termoacumulador gasta 2200w, tem 300lt e precisa mais ou menos 1.30h para aquecer ate os 39/40ºC
    com duas baterias de 2.4kw, devem dar para o ligar por 1hora e 30minutos?



    Depende da potência da bomba... Em backup o goodwe acho que dá 16A. Claro que está limitado às horas que necessitará de ter a bomba ligada. (se tiver sol, o sistema em backup vai gastar o que vem dos paineis e deixa a bateria como 2.ª opção.)

    A bomba acho que não gasta muito, 0.66Kw. as baterias devem dar para as activar várias vezes, assim o espero


    Na minha opinião, que tenho um sistema parecido (mesmo inversor, paineis com potencia inferior, mas em maior quantidade e com 3 baterias de 2,4kwh), acho que deveria fazer mais um esforço e colocar outra bateria. Retiro o que disse se o grande consumo é apenas durante as horas de sol e a bateria, serviria apenas para os standby desde o por do sol até onde der...

    NAqueles 800kw que falei de consumos mensais, foram em dez, jan e fev, e foram com os ares condicionados a trabalhar... tenho na sala um AC Daikin Stylish de 50 e ficou ligado durante o dia a toda a hora e os consumos foram em grande parte daí.


    O medidor é ligado por cabo de rede. tem que colocar um cabo de rede de onde vai instalar o inversor e o quadro principal. É esse medidor que vai ler o consumo da casa e dará essa informação ao inversor, que fará a gestão.

    e eu que queria pôr isso tudo na área técnica, na garagem... será possivel? por acaso la nao chega nenhum cabo RJ mas posso pôr um AP com cabo a sair dele

    Por acaso no outro dia fui ao telhado ver se fizeram o que eu pedi durante a construção, que era junto as tubagens dos paineis solares para aquecer o termoac deixarem tambem um tubinho para levar (um dia mais tarde) os cabos dos paineis Fotovoltaicos) realmente está la o tubo, mas nao sei é onde vai dar, se ao quadro principal ou á area tecnica na garagem...
  8. Colocado por: CheeriousSim vou pôr, definitivamente, mais uma.

    Atenção, que o breakeven aumenta substancialmente com as baterias. Tem que ver para a sua utilização, se a bateria extra compensa.



    Colocado por: CheeriousNo site não é muito explicito, secalhar nem fazem instalações, teria de tirar isso a limpo com a loja. Consegue-me indicar empresas mais acesiveis, com bons preços e bom material?

    Existem já muitos, é só pesquisar, mas os mais conhecidos no mundo digital Solarshop, Solar impact, trilhos energéticos, etc...



    Colocado por: Cheeriousentre as 14hrs e as 23horas

    Ok aproveitará das 14h até ao por do sol. Até às 14h, a baterias (ou mesmo 2 que meta), ficarão logo carregadas. Por exemplo no meu caso, com consumos no ordem dos 200/350W sem ninguem em casa, com 7,2Kwh de baterias e 3600W em paineis, pelas 12h30 já as tenho carregadas (dos 20% aos 100%).


    Colocado por: Cheeriousneste caso a resistencia do termoacumulador gasta 2200w, tem 300lt e precisa mais ou menos 1.30h para aquecer ate os 39/40ºC
    com duas baterias de 2.4kw, devem dar para o ligar por 1hora e 30minutos?


    Dar dará, mas não faz sentido gastar a bateria para esse consumo... Tente redirecionar esse consumo nos períodos que não há consumo e os painéis estejam a "bombar".O termoacumulador, não aguenta a temperatura um dia?? No seu exemplo ligava-o de manhã, antes das 14h quando os painéis produzirem em abundância e tentava ligá-lo mais um pouco ao final da tarde, de forma a ter água quente ao longo do dia e mesmo assim conseguir ter a bateria carregada, para fazer o jantar.



    Colocado por: Cheeriousprecisa mais ou menos 1.30h para aquecer ate os 39/40ºC


    E neste caso e tendo 300l, aproveitava o excedente solar para elevar a temperatura do depósito até aos 55 a 60 (exemplo)...
    O seu objetivo era arranjar uma forma (com o tempo aprenderá), de o que gasta no acumulador vir apenas do solar. Atenção que no inverno (dias de chuva) vai ser difícil conseguir essa poupança...


    Colocado por: CheeriousA bomba acho que não gasta muito, 0.66Kw. as baterias devem dar para as activar várias vezes, assim o espero
    Sendo assim e não havendo um pico no arranque que desligue o inversor, dará à vontade. Atenção que a instalação do backup tem que ser independente do resto da casa. O inversor goodwe, tem sempre corrente na saída backup e quando falta luz você nem dá conta dessa falta, uma vez que o inversor continuará a fornecer essa energia pela saída backup.



    Colocado por: CheeriousNAqueles 800kw que falei de consumos mensais, foram em dez, jan e fev, e foram com os ares condicionados a trabalhar... tenho na sala um AC Daikin Stylish de 50 e ficou ligado durante o dia a toda a hora e os consumos foram em grande parte daí

    Como já disse é tentar ao máximo consumir tudo o que os painéis fornecerem. Esses AC ligá-los durante todo o dia (com sol) e tentar minimizar consumo à noite, deixando a bateria para os consumos residuais. As baterias servirão como uma mola que absorve os consumos mais elevados e momentâneos durante o dia solar, e repondo quando os painéis acabarem de fornecer energia. O tempo que elas injetarão energia, dependa a sua capacidade. Claro está que é tudo uma questão de custo/benefício.


    Colocado por: Cheeriouse eu que queria pôr isso tudo na área técnica, na garagem... será possivel?

    Se conseguir passar um cabo de rede sim. Atenção ao dimensionamento do cabo que ligará ao inversor. Assim por alto, no mínimo 6mm.

    Colocado por: Cheeriouspor acaso la nao chega nenhum cabo RJ mas posso pôr um AP com cabo a sair dele
    o ser cabo em vez de wireless é pela fiabilidade do sinal por cabo. É aquele medidor que informa o inversor do fluxo de energia. Se houver uma falha, nem sei como se comportará o inversor, uma vez que ele não saberá se pode injetar, ou se pode armazenar...

    Colocado por: CheeriousPor acaso no outro dia fui ao telhado ver se fizeram o que eu pedi durante a construção, que era junto as tubagens dos paineis solares para aquecer o termoac deixarem tambem um tubinho para levar (um dia mais tarde) os cabos dos paineis Fotovoltaicos) realmente está la o tubo, mas nao sei é onde vai dar, se ao quadro principal ou á area tecnica na garagem...
    Então se tem painéis para aquecer AQS, ainda precisa de resistência nesse acumulador?????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
  9. Cherrious, já agora, eu sou da opinião que uma vez que os painéis são o mais barato do sistema, colocar o máximo que o telhado aguente e o inversor, nesse caso um inversor de 3600, tentava colocar mais 2 paineis, ficando com 8 *450w=3600W.


    Daqui a pouco nem 7000€ chegam :-)

    NO meu caso 3690W em paineis, o mesmo inversor e 7,2KWh de baterias (3*2,4kwh pylontech), ficou em 7400€, no entanto grande parte da instalação foi feita por mim, poupando bastante no sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
    • espt
    • 25 abril 2021
    Colocado por: AlexRibeiro

    "home assistant cli not running jump into emergency console" no login. Depois volta-se tentar e já está tudo bem.


    Nunca tive esses erros no pi... Está em VM certo? Mas se calhar estamos a divergir um pouco do tema, tem pm's?
  10. Dar dará, mas não faz sentido gastar a bateria para esse consumo... Tente redirecionar esse consumo nos períodos que não há consumo e os painéis estejam a "bombar".O termoacumulador, não aguenta a temperatura um dia?? No seu exemplo ligava-o de manhã, antes das 14h quando os painéis produzirem em abundância e tentava ligá-lo mais um pouco ao final da tarde, de forma a ter água quente ao longo do dia e mesmo assim conseguir ter a bateria carregada, para fazer o jantar.

    Neste caso penso usar a resistencia do termoacumulador pela manha para banhos de manhã, mas só as vezes. De manha ele costuma estar nos 27/32ºC, perde calor durante a noite.


    E neste caso e tendo 300l, aproveitava o excedente solar para elevar a temperatura do depósito até aos 55 a 60 (exemplo)...
    O seu objetivo era arranjar uma forma (com o tempo aprenderá), de o que gasta no acumulador vir apenas do solar. Atenção que no inverno (dias de chuva) vai ser difícil conseguir essa poupança...

    num bom dia de sol os paineis akecem o termoacumulador ate kuase 60º. a resistencia programei para ativar quando a temperatura tiver inferior a 40ºC, mas tenho-a sempre desligada da corrente so a ligo quando a esposa precisa de tomar banho logo pela manhã. por isso as baterias fizessem algum sentido.

    Sendo assim e não havendo um pico no arranque que desligue o inversor, dará à vontade. Atenção que a instalação do backup tem que ser independente do resto da casa. O inversor goodwe, tem sempre corrente na saída backup e quando falta luz você nem dá conta dessa falta, uma vez que o inversor continuará a fornecer essa energia pela saída backup.

    pois é isso que eu ainda nao percebo, independente como?

    o ser cabo em vez de wireless é pela fiabilidade do sinal por cabo. É aquele medidor que informa o inversor do fluxo de energia. Se houver uma falha, nem sei como se comportará o inversor, uma vez que ele não saberá se pode injetar, ou se pode armazenar...

    então se houver uma falha de electricidade da rede, devia actuar as baterias, certo? deixando tudo na casa ligado, modems etc etc
    (estou a ponderar duas pylontech 3000, de 7kw)

    Então se tem painéis para aquecer AQS, ainda precisa de resistência nesse acumulador?????

    o termoacumulador perder calor durante a noite e de manha a mulher as vezes precisa de tomar banho, e a agua a 30ºc já é fria
  11. Colocado por: espt

    Nunca tive esses erros no pi... Está em VM certo? Mas se calhar estamos a divergir um pouco do tema, tem pm's?


    Sim, estou a correr em VirtualBox. Creio que o erro tem a ver com o serviço de timesync. Infelizmente não tenho PM, mas creio que o Home Assistant já merece um tópico próprio aqui no fórum, pelo que vou iniciar um onde podemos trocar ideias.

    Na parte que diz respeito a este tópico, acho que é de referir que para as ideias e sugestões de automação e aproveitamento dos excessos de produção dos painéis que por aqui aparecem, o Home Assistant, neste momento, é de longe a melhor sugestão para fazer essa automação, e vale a pena investir um pouco de tempo a aprender sobre ele.
    Concordam com este comentário: espt
  12. Quanto mais leio, mais fico com a sensação que andam a poupar no farelo para gastar na farinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
  13. Colocado por: rjmsilvaQuanto mais leio, mais fico com a sensação que andam a poupar no farelo para gastar na farinha.

    Lá tás tu.. deixa lá a economia mexer!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
  14. não há mal em arranjar uma solução para activar as bombas de esgoto para aguas pluviais em caso de chuva intensa e falha da rede electrica, para nao inundar uma garagem, pois nao?
    Concordam com este comentário: rjmpires
  15. Colocado por: Cheeriousnão há mal em arranjar uma solução para activar as bombas de esgoto para aguas pluviais em caso de chuva intensa e falha da rede electrica, para nao inundar uma garagem, pois nao?
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Na prevenção é que está o ganho!
    Concordam com este comentário: Cheerious
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cheerious
 
0.4743 seg. NEW