Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,


    Espero que se encontrem todos bem.
    Encontro-me neste momento a construir uma moradia em Braga, numa zona alta e fria, e chegou a fase de decidir sobre o sistema de climatização.
    Neste momento tenho em cima da mesa duas hipóteses, que são o sistema de ventiloconvectores e o piso radiante hidráulico.
    Em relação ao piso radiante eu conheço bem o sistema. No que toca ao sistema de ventiloconvectores não tenho conhecimento deste sistema. Depois te ter feito algumas pesquisas cheguei a conclusão que este sistema é mais sustentável do que o piso radiante, na medida que permite aquecer e arrefecer a casa de forma muito mais rápida e eficiente. Como não precisa de estar sempre ligado a corrente elétrica, os custos com a eletricidade ao final do mês também serão menores.
    Alguém aqui do Fórum que tenha instalado sistema de ventiloconvectores que possa partilhar a sua experiência?
    Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

    Ventiloconvectadores com bomba de calor e fotovoltaicos
  3.  # 3

    Boa tarde
    Estou com mesma dúvida.
    Pelo resposta do RicardoPorto presumo que a opção Ventiloconvectores seja a mais eficiente ao nível de consumo energético.
    Relativamente.
    A minha questão é relativamente ao custo da instalação. Nesse sentido gostaria de saber qual é a opção mais económica.

    Muito obrigado
  4.  # 4

    Ponha os 2:)
  5.  # 5

    Colocado por: Marques22Depois te ter feito algumas pesquisas cheguei a conclusão que este sistema é mais sustentável do que o piso radiante, na medida que permite aquecer e arrefecer a casa de forma muito mais rápida e eficiente.
    defina na sua otica "eficiente"? menor consumo de energia primaria?
  6.  # 6

    Colocado por: Marques22Alguém aqui do Fórum que tenha instalado sistema de ventiloconvectores que possa partilhar a sua experiência?
    já apliquei milhares de ventilo-convectores, é uma solução da pré-historica que alguns descobriram agora, é uma solução cara, ineficiente e com grandes necessidades de manutenção.
  7.  # 7

    Colocado por: AtzleePelo resposta do RicardoPorto presumo que a opção Ventiloconvectores seja a mais eficiente ao nível de consumo energético.
    presume errrado os vc´s são os menos eficientes de todos, até o ac é mais eficiente sendo inclusive muito mais barato.

    Colocado por: AtzleeA minha questão é relativamente ao custo da instalação. Nesse sentido gostaria de saber qual é a opção mais económica.
    se estiver a pensar em vc´s de embutir no tecto falso, acaba por ser uma solução das mais caras possiveis.
  8.  # 8

    Os VCs são mais caros, mas respondem rapidamente a estas mudanças brutais nas condições climatéricas. São sistemas arcaicos mas o PRH ainda é mais (desde os romanos). São ambos bom sistemas e devem adequar-se à classe construtiva da casa e do local.

    Estes últimos dias tive a oportunidade de confirmar as "desvantagens" de um PRH. Trata-se de uma habitação nova e com muita área envidraçada.
    É de um familiar e fiz questão de os visitar (em trabalho) durante esta semana. Quem é do norte, sabe bem como foi esta semana (muito frio, muita chuva, interrompida com um dia quente e soleiro).
    Aquilo que acontecia na minha anterior habitação refletiu-se nesta nova. Ou seja, nos dias frios, e dada a inercia a casa manteve-se bem, mas ontem (sol) dentro de casa sentia-se aquela sensação de sufocado.
  9.  # 9

    Em resumo tirou conclusões a partir de um caso sem especificar, mencionar ou avaliar as condições da instalação, configurações e demais detalhes que influem numa qualquer equação.

    Onde está a análise analítica e objectiva????


    A física continua a ser uma ciência exacta onde a energia é o produto do trabalho no tempo e quanto menos trabalho menos esforço,


    Fazendo uma analogia, pode se ir de Lisboa a Valença em 4 horas ou em 8 horas, no final a distância percorrida será rigorosamente a mesma mas o combustível ( o "trabalho") é completamente diferente, isto não é abstrato.
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021nasceu na Coreia


    Desconhecia, mas acredito...afinal nesses tempos o Oriente dominava tecnicas que nós, os do Ocidente, desconhecíamos...e aprendemos (e continuamos) a aprender com eles
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvestirou conclusões a partir de um caso

    De um caso?!?
    Eu já tive PRH e partilhava esse mesmo problema...
    Outras pessoas que conheço, e que têm PRH partilham a mesma opinião...
    Mas mesmo assim, eu quis tirar teimas e voltei a verificar. É verdade que o PRH é um sistema que nos dias normais e consecutivos de frio, é excelente, mas não é uma solução 100% perfeita.
    A solução VC e/ou AC também não são uma solução 100% perfeita.
    São soluções distintas, cada uma com as suas vantagens/desvantagens.
    E não percebo como defendem tanto o PRH, porque, e apesar, das placas isolantes terem subido tanto de preço, um bom sistema com VCs fica mais caro (e supostamente o lucro seria maior)
  12.  # 12

    Colocado por: jfsmoreira
    De um caso?!?
    Eu já tive PRH e partilhava esse mesmo problema...
    Outras pessoas que conheço, e que têm PRH partilham a mesma opinião...
    Mas mesmo assim, eu quis tirar teimas e voltei a verificar. É verdade que o PRH é um sistema que nos dias normais e consecutivos de frio, é excelente, mas não é uma solução 100% perfeita.
    A solução VC e/ou AC também não são uma solução 100% perfeita.
    São soluções distintas, cada uma com as suas vantagens/desvantagens.
    E não percebo como defendem tanto o PRH, porque, e apesar, das placas isolantes terem subido tanto de preço, um bom sistema com VCs fica mais caro (e supostamente o lucro seria maior)


    Se tivesse uma solução de VMC a complementar e a fazer a renovação do ar isso não acontecia. E das coisas que mais me arrependo de não ter colocado, mas ainda vou a tempo de colocar uma descentralizada. :)
  13.  # 13

    Colocado por: jcfcid
    Se tivesse uma solução de VMC a complementar e a fazer a renovação do ar isso não acontecia.

    Tem PRH?
    Sofre desse problema?
    Uma VMC não serve para climatizar!
  14.  # 14

    Colocado por: jfsmoreira
    Tem PRH?
    Sofre desse problema?
    Uma VMC não serve para climatizar!


    Sim, tenho.

    Não sofro, mas acho que se houvesse uma permuta de ar (ar frio do exterior com ar quente do interior) ficaria ligeiramente mais "leve".

    Por mim, ando bem assim! :)

    Estes dias da semana passada, pode ter estado sol, nas nao estava muito quente na rua.. Ao haver permuta, há renovação, logo não fica abafado.

    PS: no verão ligo a o arrefecimento, que pelo tempo que tive o modo verao ligado, já percebi que vai funcionar!
  15.  # 15

    Colocado por: jfsmoreiraDe um caso?!?
    Eu já tive PRH e partilhava esse mesmo problema
    ah desculpe 2 casos,

    A sério, 2 casos sem contexto e tira logo as conclusões que os outras soluções e instalações são iguais e que se comportam todos da mesma forma,

    Sim, sim........
  16.  # 16

    Colocado por: jfsmoreiraOutras pessoas que conheço, e que têm PRH partilham a mesma opinião


    Colocado por: jorgealvesah desculpe 2 casos


    2 casos, comprovados por mim "in loco"

    Vários por "conversa"
  17.  # 17

    Eu também tenho um primo que conhece o Marcelo....

    Mas para mim é mais pala pala.
  18.  # 18

    Eu tb tenho um conhecido que conhece o Marcelo... aliás, eu até conheço muitos Marcelos


    Eu só não entendo uma coisa:
    Sendo o sr Jorge um grande defensor dos PRH e da Daikin, porque é que não defende aqui o sistema PRH da Daikin/Rotex?

    E já que estamos a falar no assunto:
    Os tipos que fazem as climatizações dos hoteis, estabelecimentos comerciais, e chorudas obras publicas etc devem ser todos uns burros, porque a grande maioria não tem PRH
    • SrR
    • 15 maio 2021

     # 19

    Colocado por: jfsmoreiraporque a grande maioria não tem PRH
    há muitas k têm!
  19.  # 20

    Colocado por: jfsmoreiraas climatizações dos hoteis, estabelecimentos comerciais, e chorudas obras publicas etc devem ser todos uns burros, porque a grande maioria não tem PRH
    a esmagadora maioria das obras publicas europeias tem piso radiante na sua construção assim como muitos hoteis e edificios de serviços, em Portugal ja existem uns quantos de ambos as tipologias.
 
0.0219 seg. NEW