Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: nortenho66

    se calhar, um deles ter sido filmado a quando do acto acontecia e o outro não, tem mais influência, digo eu.
    Muitos outros casos de policias brancos que mataram cidadãos de minorias (nos EUA) e praticamente não tiveram impacto na comunicação social. Assim como um ter acontecido em portugal e o outro nos EUA, mas ignorar estes factos e atirar apenas e somente na cor de pele é sempre mais fácil.


    Para o bem e para o mal, o tema "cor de pele" é usado, sim.

    Aliás, viu o que disse a CNN sobre o atirador abatido há dias pela polícia? O senhor de aparência magrebina, nome meio mix magrebino e sul americano e ao que parece de religião muçulmana foi considerado pela CNN "moralmente branco" :D

    De resto penso que vamos tender a concordar que em portugal há muito que a videovigilância devia ser uma realidade e as polícia deveriam ter bodycameras.
  2.  # 2

    Colocado por: J.Fernandes
    Sem dúvida. Basta pensar como um caso de violência policial se transformou no dia a seguir num dos maiores motins raciais desde os anos 60.
    Concordam com este comentário:JotaP


    exacto, foi mesmo só e apenas por esse caso. lol

    Colocado por: JotaPhá muito que a videovigilância devia ser uma realidade

    para quê? já viu os dados da videovigilancia no UK? existem estudos bastantes interessantes.

    Colocado por: JotaPe as polícia deveriam ter bodycameras.


    os que conheço, preferiam ter rádios e o resto do material a funcionar, coisa que na maioria dos casos não acontece.
  3.  # 3

    Colocado por: nortenho66exacto, foi mesmo só e apenas por esse caso. lol

    Considerar esse caso - sem mais informação apenas com o que se viu na TV - como um caso de discriminação racial, exemplar ao ponto de levar milhares para a rua a destruir montras, diz bem da alienação mental que por aí anda.
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 4

    Colocado por: RuipsmIsto diz tudo e retrata também a minha opinião.
    Agora tudo é racismo, tudo é machismo e tudo é ofensivo ele depois há associações de polícias afro americanos. Enfim


    É verdade. Temos os casos do futebol agora, que não se pode dizer 'preto', mas já se pode dizer filho da p*ta, ou mandar para qq lado que não há problema.

    Temos atualmente caso de 1 treinador Português, Paulo Fonseca, que sempre foi atacado pela imprensa Italiana, não por ser bom ou mau treinador, mas por ser Português, se isto não é xenofobia, não sei o que será. Mas estamos completamente focados no fator racial, enquanto todos os outros não interessam.

    Desculpem o off topic.
  5.  # 5

    Colocado por: nortenho66
    para quê? já viu os dados da videovigilancia no UK? existem estudos bastantes interessantes.



    os que conheço, preferiam ter rádios e o resto do material a funcionar, coisa que na maioria dos casos não acontece.


    O que vejo da videovigilância no UK é que conseguem antecipar meios que enviam para o local, conseguem seguir um carro roubado sem perseguições loucas e por em perigo a vida de terceiros.

    Tem ainda o exemplo da Amadora, onde a existência de algumas camaras teve impacto direto e imediato no número, locais e quantidade de crimes praticados... Claro que não puseram camaras dentro de certos locais, vá lá saber-se porquê...

    Sobre os polícias que conhece, acredito piamente que queiram rádios com cobertura, mas eu nem falei na perspectiva do polícia mas sim do cidadão.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1como "opinador" de bancada, apenas acho, e pelo que vi, que não estávamos na presença de um criminoso letal, um serial killer ou alguem que tivesse acabado de cometer um crime extremamente grave, portanto a força exercida por aquele agente não tem desculpa alguma, tanto mais que que está filmado que a vitima não estaria a resistir antes sim apenas a pedir para respirar.
    enfim cada um que pense o que quiser.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Caravelle


    Agora li melhor, João.
    De facto por isso tem sido interessante seguir o julgamento. Agora vimos as imagens e áudio dos elementos policiais.
    Há resistência e comportamento evasivo desde sempre na abordagem.
    E a grande questão e dúvida nasce do facto de que o "I cant breathe" começa ainda numa primeira fase em que ele está a ser metido no carro patrulha e se queixa de claustrofobia.

    Outra curiosidade. Dentro do carro patrulha foi encontrado um pedaço de comprimido de fentanil com vestígios de saliva e adn do falecido.
  7.  # 7

    Colocado por: LuisPereiraUm homem morre nas mãos (neste caso foi mais joelho) da policia nos Estados Unidos e o mundo fica em alvoroço e o policia em questão é acusado de morte.
    Um homem morre nas mãos (neste caso foi á pancada) da policia (SEF) em Portugal e parece que nada aconteceu, até já ouvi dizer que nem vão ser acusados de morte.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,JotaP,Caravelle


    Exatamente e para mim o problema é ter-se quase ignorado essa tragédia em Portugal e não o facto das pessoas se terem manisfetado no primeiro caso. Só de pensar na família do homem... imagine o que é perder um familiar numa situação tão ridícula, a revolta que não deve ser.

    E sinceramente no caso português a xenofobia pode ter tido um papel. Tenho dúvidas que se fosse um cidadão dos EUA a situação fosse igual, mas espero que seja engano meu. Mais que tudo gostaria é de ver justiça ser feita para a família que tanto merece e que a situação nunca mais se volte a repetir.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • RCF
    • 9 abril 2021 editado

     # 8

    Colocado por: santosjTenho dúvidas que se fosse um cidadão dos EUA a situação fosse igual,

    Seria diferente...
    Desde logo porque ninguém vem dos EUA, de forma ilegal, para entrar em Portugal...

    E já agora, porque não sou propriamente do género de andar aqui para agradar, ainda digo mais.
    Seria utópico que a Polícia (seja ela qual for) tratasse por igual todo o tipo de pessoas. Os cidadãos são todos iguais no que concerne ao respeito pelos direitos fundamentais. A partir daí, as Polícias nas suas abordagens, devem tratar as pessoas de acordo com a sua perigosidade, ainda que aparente.
    Por mais grave que seja o crime acabado de cometer, deve a Polícia abordar da mesma forma uma velhinha de 90 anos e um jovem de 20? Creio que todos concordarão que não. A perigosidade não é a mesma...
    Independentemente da cor da pele, no caso do George Floyd, se se tratasse de uma velhinha de 70 anos, o Polícia teria agido da mesma forma? Muito provavelmente não... Ainda assim, se o Polícia exagerou, talvez sim.
    • RCF
    • 9 abril 2021

     # 9

    Colocado por: JotaPFACTUALMENTE matou o homem

    Factualmente, o homem morreu.
    Por enquanto, é prematuro dizer mais do que isso.
    E se a acusação for alterada para ofensas à integridade física agravada pelo resultado, então não se poderá mesmo afirmar que o matou.
    Concordam com este comentário: JotaP
  8.  # 10

    Colocado por: RCF
    Seria diferente...
    Desde logo porque ninguém vem dos EUA, de forma ilegal, para entrar em Portugal...


    Não me compete falar do caso e estando em julgamento com pouca informação sabida em tempo real, convém percebe que há dois problemas - os centros de detenção do SEF são um vazio legal (para ser simpático e não dizer ilegalidade) o que permite ter gente retida ou detida por um tempo que não se explica em lei alguma... AO que parece foi fácil provar que o cidadão por qualquer motivo que não sei se há registo, se revelou agressivo. A partir daí a justificação para a violência gratuita já não se terá baseado em qualquer origem nacional do falecido, portanto não me parece que a motivação seja a origem de alguém mas sim a facilidade com que se mantém um ser humano enclausurado com justificação legal - um cidadão nacional nunca era detido num espaço existente no vácuo legal de Portugal e como tal não lhe aconteceria tal (pelo menos com o à vontade que estes elementos sentiram quando agiram sobre ele).
  9.  # 11

    Colocado por: RCFAinda assim, se o Polícia exagerou, talvez sim.


    Diria que o exagero ou excesso será dificil de dizer que não se conseguirá deixar como provado....mas o julgamento não se resume a isso. Longe disso.
  10.  # 12

    O MP lá do sitio, levou a testemunhar uma médica forense que analisou o processo de George Floyd . Depois de explicar como alguém pode ser morto por falta de oxigénio por compressão do peito ou vias respiratórias.
    Estava curioso para ver o que o Advogado de Defesa ia fazer, até porque está cada vez a ficar tudo muito mais técnico e clínico.

    Advogado de defesa:
    "..., esqueça que temos polícia envolvida, que temos apenas o Floyd e encontrou-o caído em casa sem pulso, clinicamente morto, conhecendo apenas o histórico médico e a AUTOPSIA, que poderia concluir sobre a sua causa de morte?".


    Resposta:
    Nesse caso teria que concluir que a causa foi a sua doença cardíaca...


    Percebem porque o Direito não é o programa da Cristina?
  11.  # 13

    Se a minha avó tivesse rodas era um trator!
  12.  # 14

    E se o trator não tiver as rodas, passa a ser sua avó?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  13.  # 15

    Colocado por: RCFA partir daí, as Polícias nas suas abordagens, devem tratar as pessoas de acordo com a sua perigosidade, ainda que aparente.


    Discordo completamente, é esse pensamento que abre portas a discriminação e abuso de poder, é partir-se para o julgamento por motivos aparentes. A polícia é uma organização séria com um papel muito importante na sociedade e como tal tem de agir ainda com um maior senso de responsabilidade.

    Acho que falta a algumas pessoas a ouvir mais pessoas que passam por esse tipo de situações para terem mais noção do sentimento de por alguma caraterística física haver um tratamento distinto, especialmente por organizações que nos deviam proteger a todos. E não se esqueça que nem todos são "os maus", muitos são pessoas completamente normais mas abordadas como criminais.
  14.  # 16

    Colocado por: santosj

    Discordo completamente, é esse pensamento que abre portas a discriminação e abuso de poder, é partir-se para o julgamento por motivos aparentes. A polícia é uma organização séria com um papel muito importante na sociedade e como tal tem de agir ainda com um maior senso de responsabilidade.

    Acho que falta a algumas pessoas a ouvir mais pessoas que passam por esse tipo de situações para terem mais noção do sentimento de por alguma caraterística física haver um tratamento distinto, especialmente por organizações que nos deviam proteger a todos. E não se esqueça que nem todos são "os maus", muitos são pessoas completamente normais mas abordadas como criminais.


    Discordando, o seu primeiro parágrafo é uma concordância, embora com outras premissas em mente.

    Somos seres humanos e os polícias também o são. Se a interação resulta de uma disputa, contenda, etc, a avaliação do outro faz-se pela fisionomia, linguagem não verbal e conforme o contexto, aparência no momento.

    Repito, são todos seres humanos e logicamente interagem como tal. Há uma tendência de se pensar que todos sabemos o que é e como ser polícia e exigir um Robocop fofinho em todas as abordagens policiais... Isso não é possível.
  15.  # 17

    .
    Concordam com este comentário: JotaP
      IMG_20210409_231608.jpg
  16.  # 18

    Estou agora em rewind a ouvir o médico patologista responsável pela autópsia que surgiu na altura como "reveladora" do crime cometido... Ou o meu inglês é péssimo ou o caso hoje fica mais que resolvido...
  17.  # 19

    Colocado por: JotaPEstou agora em rewind a ouvir o médico patologista responsável pela autópsia que surgiu na altura como "reveladora" do crime cometido... Ou o meu inglês é péssimo ou o caso hoje fica mais que resolvido...


    Pode dar mais detalhes?
  18.  # 20

    O médico assume no relatório de autopsia (e vou tentar traduzir sem ser inexato) que Mr Floyd morreu devido a pressão na nuca que provocou asfixia (atenção que em termos médicos a asfixia tem várias definições, embora associemos logo a sermos sufocados), sendo que assim em letras pequenas ele também escreveu que "todos os outros factores contribuiram para o desfecho"... e os outros factores ele reafirmou serem ter descoberto um coração com problemas - uma dimensão anormalmente grande; artéria essencial ao transporte de oxigénio com 90% de oclusão, o que perante uma situação anormal de stress, que solicitaria um bombear extraordinário de sangue, sentiria dificuldades.
    Confirma também que, embora ele não lide com vivos na perspectiva médica, tem noção que a presença de várias drogas no organismo, entre as quais fentanil, potenciaram essa necessidade extra de oxigénio e um acelarar da batida cardíaca.

    Ou seja, ele fez um relatório de autópsia em que admite uma série de problemas pré existentes que podem conduzir à morte, não descurando que conhecendo a situação em causa, a mesma é compatível com o resultado morte... Mas depois quando voltaram atrás na análise daquilo que se pretende além do resultado - a causa direta, ele não encontra em nenhum dos tecidos do corpo, marcas traumáticas da pressão necessária em partes chave do corpo, para a asfixia ter origem mecânica externa....

    O que deu a entender é que a acusação foi ter com ele e disse - Dr está aqui o que aconteceu a este homem pelo que procuramos respostas - ora, ele não nega que todo o episódio é compativel com o resultado...o problema é que da parte cientifica não é possivel concluir que a convicção dele tenha uma base além do facto de "conhecer o caso".

    Na perspectiva da técnica que depôs de manhã - se ele não soubesse que tinha havido um joelho e 3 polícias, ele nunca teria concluido que alguém esteve em cima daquele homem...ainda que isso possa ter conduzido a um desfecho mais rápido ou evitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
 
0.0327 seg. NEW