Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já agora quanto ao caso do Toledo também houve protestos não é por não ter dado em Portugal que não ocorreram (https://abc7chicago.com/adam-toledo-little-village-protest-chicago-sunday/10526179/).

    Espero que também tenha a sua justiça!
    • wuxing
    • 21 abril 2021 editado

     # 2

    Colocado por: JotaPVeremos o que aí vem. De qualquer forma o Juri já recolheu para decisões.


    O sr. que acompanhou o julgamento, sabe se falaram no facto do George e o Derek trabalharem no mesmo nightclub?
    O ministério público de lá não achou estranho o George ser apanhado com uma nota falsa de $20, a polícia é chamada e ele é morto pelo seu colega? Já para não falar no nightclub que ardeu durante os tumultos...
  2.  # 3

    Colocado por: santosjEspero que também tenha a sua justiça!


    Mais um anjinho no céu.
    Menos um bandido na terra.
  3.  # 4

    O caso no meu ponto de vista não é mais que uma "raça" a querer continuar a pintar o coitadinho, a continuar a perpectuar a crença no racismo como desculpa para a sua falta de sorte no dia a dia de cada indivíduo dessa mesma raça.

    Agora temos que nos questionar, alguma vez aqueles polícias tiveram um julgamento justo? Existiria algum júri capaz de não condenar? Qual seriam as consequências para esses mesmos jurados? O que se passaria a seguir se os polícias não fossem condenados, mais motins mais mortes?

    Se foi bem condenado? No meu ponto de vista sim.

    Se o polícia fosse preto e o Floyd branco este tópico existiria?

    Claro que não
  4.  # 5

    Colocado por: rjmsilva

    Mais um anjinho no céu.
    Menos um bandido na terra.


    Que comentário infeliz, aposto que nem sabe quem é o Toledo... um rapaz de 13 anos e que tinha necessidade especiais que foi morto injustamente por um polícia
  5.  # 6

    Colocado por: rsvaluminioO caso no meu ponto de vista não é mais que uma "raça" a querer continuar a pintar o coitadinho, a continuar a perpectuar a crença no racismo como desculpa para a sua falta de sorte no dia a dia de cada indivíduo dessa mesma raça.

    Agora temos que nos questionar, alguma vez aqueles polícias tiveram um julgamento justo? Existiria algum júri capaz de não condenar? Qual seriam as consequências para esses mesmos jurados? O que se passaria a seguir se os polícias não fossem condenados, mais motins mais mortes?

    Se foi bem condenado? No meu ponto de vista sim.

    Se o polícia fosse preto e o Floyd branco este tópico existiria?

    Claro que não


    Os seus comentários iniciais e depois dizer que foi bem condenado não parecem conjugar muito bem.
    Para já não era só uma raça a manisfestar-se, há mais de nós com noção de que era uma injustiça independente da raça.. e depois afinal as pessoas manifestaram com motivos ou teem de ser chamadas de coitadinhas por lutarem pelo que acham correto?

    Faço-lhe uma questão, muito sinceramente gostaria de ser tratado como um negro na sociedade? Acha que passam exatamente pelo mesmo mas que se fazem de coitadinhos porque sim?
  6.  # 7

    Colocado por: santosj

    Que comentário infeliz, aposto que nem sabe quem é o Toledo... um rapaz de 13 anos e que tinha necessidade especiais que foi morto injustamente por um polícia


    Pensei que fosse o gajo que andava às 02h30 da madrugada na rua com uma arma na mão, junto com outro marmanjo armado também.
  7.  # 8

    Colocado por: santosjLi ainda há pouco que nos últimos 15 anos, no estado onde o George Floyd foi morto, este é apenas o 6º polícia a ser condenado por matar alguém durante o seu serviço. É por causa de coisas como esta que para mim é um caso de abuso policial, é algo geral, independente de outras coisas.


    Chicago tem mais mortes por armas de fogo numa semana, que Portugal em 5 ou 10 anos. Como tal, números ditos assim podem impressionar, se não entendermos a dimensão do problema.

    Tenho um amigo em Chicago que foi polícia em Portugal durante 20 anos. Tem actualmente um emprego de supervisão de segurança numa rede de bancos e há dias ele mostrava-me uma filmagem de CCTV das traseiras de casa dele, onde um tipo olhava em volta e guardava uma pistola 9mm ou .45 na cintura, antes de seguir tranquilamente.
    Informou a polícia e mostrou as imagens...nem uma cópia pediram...aquilo é demasiado recorrente para ser visto sequer como algo "a investigar", sendo para nós algo quase chocante.

    Quanto à questão racial, o que eu não queria é que fosse o centro da discussão, precisamente porque acho que o empolamento que o caso teve, foi por esse motivo. Eu queria ver o caso ser julgado, sem esse peso. Não desejava um desfecho ou outro, mas sem dúvida que vou estar mais atento aos próximos casos e a esta coisa da reasonable doubt, que parece que só foi levantada em mim e parecia mais óbvia do que afinal se revelou.
  8.  # 9

    Colocado por: wuxing

    O sr. que acompanhou o julgamento, sabe se falaram no facto do George e o Derek trabalharem no mesmonightclub?
    O ministério público de lá não achou estranho o George ser apanhado com uma nota falsa de $20, a polícia é chamada e ele é morto pelo seu colega? Já para não falar nonightclubque ardeu durante os tumultos...


    Nunca foi mencionado por nenhuma das partes.
  9.  # 10

    Colocado por: rjmsilva

    Pensei que fosse o gajo que andava às 02h30 da madrugada na rua com uma arma na mão, junto com outro marmanjo armado também.


    E que se demorou quase uma semana até que alguém, no país tão à frente e evoluido, se dignasse a trabalhar e ampliar as imagens, para se ver o que resolveria qualquer caso, numa altura não tão mediática.

    Mas atualmente as headlines ainda são isto https://www.nbcnews.com/think/opinion/adam-toledo-was-shot-video-his-hands-air-chicago-s-ncna1264317

    Quando a realidade é que ele se vira e a imagem que o polícia tem não é apenas de arma na mão mas do saque da arma...

    Os factos não são que a criança tinha necessidade de ensino especial.

    Os factos são disparos com arma de fogo momentos antes, fuga, saque de arma e resposta em oito décimos de segundo...

    O polícia não pode avaliar o estado cognitivo do suspeito.

    Terão os pais responsabilidade em ter nas ruas, de madrugada, uma criança com necessidades especiais?

    Sim, neste caso tomei já partido e logicamente nem conto que vá a julgamento...ou melhor, em tempos normais, não iria..hoje em dia se uma senadora incitadora ou um Biden com Alzheimer o quiserem...
  10.  # 11

    Colocado por: santosjOs seus comentários iniciais e depois dizer que foi bem condenado não parecem conjugar muito bem


    Costuma lidar com Direito? Foi o que o user que citou, fez.

    Ele vê as coisas à sua maneira, mas factos espremidos, compreende.

    Eu compreendo a condenação de Chauvin, assim como entendo razoáveis as dúvidas levantadas. Mas o júri que representa o povo decidiu. Como tal, foi bem deliberado. Venham os 150 anos de prisão dentro de dois meses.
  11.  # 12

    Só tinha que ser considerado culpado.

    Era bom que a condenacao fosse abrangivel a escumalha que o apoio...
  12.  # 13

    Colocado por: amiborEra bom que a condenacao fosse abrangivel a escumalha que o apoio...


    Já faltou mais. Calma que lá chegaremos.
  13.  # 14

    Colocado por: amiborSó tinha que ser considerado culpado.


    Culpado é, agora de quê? A questão é essa, excesso de força/meios? Homicídio (em que grau)?
    • eu
    • 21 abril 2021

     # 15

    Após menos de um ano, já está julgado.

    Se fosse em Portugal, só daqui a 15 anos...
    Concordam com este comentário: JotaP, 21papaleguas
  14.  # 16

    Há aqui quem ache a a atuação de um polícia é como um árbitro num jogo de futebol em que pode parar para ir ao VAR analisar o lance.
    A situação do puto é clara e o polícia nem deve ir a julgamento. Uma perseguição a meio da noite de um indivíduo armado, quando ele pára vira-se bruscamente, eu no lugar dele também teria disparado. Ali não há tempo nem condições para muito mais.

    Os casos que têm sido mais mediatizados, todos têm um denominador comum. Bandidos que não obedecem à ordem da polícia, é meio caminho andado para correr mal, umas vezes por estupidez, como foi o caso do Floyd, outras por nabice da polícia como foi o caso da gaja que pensava que ia dar com o taser no bandido e neste caso do puto o polícia teve uma fração de segundo para decidir e decidiu mal.
  15.  # 17

    Colocado por: JotaPO juri declarou culpado, condenado está.


    Não gosto desta forma de justiça.
    A justiça não é um circo mediatico e muito menos um espetaculo para alguns Egos.
    A justiça tem a ver com o leis, humanidade, o bem e o mal, arrependimento, condenação.
    Não comento este caso em concreto, não sei dos factos, não sou jurista, não conheço os envolvidos mas não gosto de justiça desta!
    Entre este tipo de justiça, justiça Holywoodesca e a não justiça, prefiro a segunda!
  16.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaAli não há tempo nem condições para muito mais.


    Acha que não? Porque é que este tipo de casos são raros na Europa?
  17.  # 19

    Colocado por: NTORION

    Culpado é, agora de quê? A questão é essa, excesso de força/meios? Homicídio (em que grau)?


    Quem responde porque vê os frames e o video inicial, não vê o Direito. Está apenas a ser como todos os que pilham e destroem. Na idade média havia um tipo de policiamento que se chamava de "policiamento pela gritaria"...
  18.  # 20

    Colocado por: LuisPereira

    Acha que não? Porque é que este tipo de casos são raros na Europa?


    Quantas vezes é que a polícia na Europa persegue bandidos armados na rua a meio da madrugada? Numa cidade como Chicago ou Detroit deve ter mais ocorrências do que a Europa toda.
 
0.0351 seg. NEW