Iniciar sessão ou registar-se
    • 64324
    • 30 novembro 2009 editado

     # 1

    Bom dia, na passada sexta feira foi feita uma escritura em que, por engano da parte do vendedor do imóvel e comprador do mesmo foi dito que houve intervenção da imobiliária, mas infelizmente não foi esse o caso, gostaria de saber qual é a melhor forma possível de fazer uma rectificação à escritura (casa pronta) de forma a podermos solucionar isto.
    De mencionar que houve intervenção mas unica e exclusivamente no que respeita ao crédito e não na compra e venda do dito cujo.
    Agradeço a vossa pronta resposta, porque errar é humano e esta situação não é justa nem para quem vendeu e muito menos para a imóbiliária tendo em conta que seremos obrigados a pagar valores por uma situação que realmente não aconteceu.
    Alguém pode ajudar...?
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2009

     # 2

    Penso que têm aí um berbicacho. Melhor que ninguém, quem o poderá esclarecer com todo o rigor será o notário. Depois conte-nos como foi resolvida a questão (se é que é possível resolver), pois trata-se de uma situação muito rara.
  1.  # 3

    já falei na conservatória mas lá dizem que não há volta a dar e que a lei não prevê este tipo de situações, o que é simplesmente inadmissível, porque como já disse errar é humano. como é possivel não podermos fazer uma rectificação à escritura?
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2009

     # 4

    Colocado por: 64324já falei na conservatória mas lá dizem que não há volta a dar e que a lei não prevê este tipo de situações

    Eu calculava que assim fosse, mas não tinha a certeza absoluta.


    Colocado por: 64324como é possivel não podermos fazer uma rectificação à escritura?

    Eu prefiro que não se possa alterar. Se isso fosse possível, imagina a quantidade de trafulhices que se poderiam fazer?

    Mas no seu caso acho estranho uma coisa: na realização da escritura devem ter estado presentes o vendedor, o comprador e o representante do banco. De todos, ninguém deu pela anomalia? E como deram pela anomalia posteriormente?
  2.  # 5

    houve intervenção mas só na parte do crédito e pensavamos todos que a pergunta era essa, só em conversa depois é que detectamos... não tá certo
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2009

     # 6

    Pois, não sei se "técnicamente" isso não poderá ser considerado intervenção. De qualquer das formas, a imobiliária desde que facture a prestação desse serviço não deverá ter problemas, porque poderá sempre justificar perante o fisco que foi essa a intervenção que teve no processo. Acho eu.
  3.  # 7

    Boa tarde,

    Como é possível uma imobiliária intervir na parte do crédito e não da compra/venda do imóvel???
    Por lei uma imobiliária não pode intervir como mediadora de crédito. Foi por isso que a REMAX criou a MAXFINANCE, para poder ter uma empressa associada como especialista em aconselhamento de créditos, e só essa nova empresa pode encaminhar os processos para o banco, e não a imobiliária...
    Se a imobiliária interviu no processo de crédito, creio que também interviu na vanda/compra do imóvel. Não estamos a ver uma imobiliária, que só ganha comissão com venda/compra e arrendamento de imóveis, a ajudar um cliente a tratar do seu processo de crédito... Existe algo que não bate certo...

    Cumprimentos,
    S & B
    •  
      MRui
    • 30 novembro 2009

     # 8

    Colocado por: susana&brunoExiste algo que não bate certo...

    Eu também tenho essa sensação. :-))
  4.  # 9

    peço desculpa a todos vocês e não querendo ofender ninguém, não sei de onde são nem como funcionam as coisas na vossa área, na imobiliária em que procurei casa não tinham nada a meu gosto e com o passar dos dias quase sem intenção encontrei por mim propria a casa, no entanto pedi ajuda aos mesmos em relação ao credito e prontificaram-se a ajudar, digam-me lá vocês... foi crime da parte da imobiliária ajudar no crédito ou por outro lado foi prontidão, bom atendimento e qualidade de serviços prestados? afinal de contas neste momento se tiver que vender é lá que vou e futuramente se tiver que compra é lá que vou! SIMPLESMENTE GANHARAM UM CLIENTE! Já dizia a minha avó mais vale um passaro na mão que dois a voar, perderam-me como compradora mas ganharam fidelidade da minha parte.
    Não sei se fiz-me entender e muito menos se existe este tipo de relação profissional/cliente (ou não) na vossa terra, se calhar não... para existir tanta dúvida, de qualquer forma obrigada pela ajuda e também pela críticas.
  5.  # 10

    Boa tarde,

    A questão não é se existe relação profissional/cliente... A questão é: a uns tempos, as imobiliárias recebiam comissões por colocarem processos de aquisição de habitação em certos bancos... Essa situação foi alterada no ano passado, no entanto, existem sempre formas de ultrapassar isso e de essas imobiliárias virem a receber a mesma comissão, mas através de um outro "canal"...
    Será que a imobiliária não indicou ao banco que eles foram intervenientes da operação?? Se eles indicaram isso ao banco, faz todo o sentido que isso conste na escritura..
    Acho que faz todo o sentido, e tendo em conta a excelente relação que tem com a imobiliária em questão, perguntar o que se passou quando eles entregaram a documentação ao banco, e perguntar tb se eles cederam o nº de "cédula" que eles têm no mercado imobiliário (se eles cederam o banco partiu do príncipio que eles foram intervenientes na compra/venda).

    Cumprimentos,
    S & B
  6.  # 11

    questão é: a uns tempos, as imobiliárias recebiam comissões por colocarem processos de aquisição de habitação em certos bancos... Essa situação foi alterada no ano passado, no entanto, existem sempre formas de ultrapassar isso e de essas imobiliárias virem a receber a mesma comissão, mas através de um outro "canal"...


    Existia e existe. Afinal, há um banco que não tem balcões e vende os seus produtos quase exclusivamente através das imobiliárias...
 
0.0147 seg. NEW