Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Sou um leitor assíduo deste foram que acho fantástico. Há algum tempo atrás adquiri um terreno com cerca de 1000 m2, e iniciei o processo de seleção do gabinete de arquitetura. Tal como já vi sugerido neste fórum, fiz alguma pesquisa, vi algumas referências neste fórum e fui verificar o portfolio para tentar identificar 3 ou 4 com os quais me identificasse em termos de design. Consultei alguns sites como o homify, archidaily, archello, architizer entre outros para ver opinião e portfolio dos mesmos. Em todos os casos preocupei-me em pedir orçamentos para projetos base de arquitetura, especialidades, projeto de execução e acompanhamento da obra. Do que tinha vista neste forum e também à conversa com outras pessoas nesta área todos me indicaram que um valor expectável para um projecto de arquitetura com estas 3 componentes para algo com qualidade andaria entre 12000 e 15000 €. No entanto todas as propostas que recebi situam-se acima dos 20000 e até bem acima, sendo que mesmo o valor final não é fixo porque o acompanhamento da obra é taxado mensalmente. Deixem-me dizer que reconheço o valor de um bom projeto de arquitetura mas gostaria da vossa opinião se o valor que tinha em mente está desajustado, e este é mesmo o valor, ou se eventualmente estarei a pagar demasiado o nome dos gabinetes. A minha preocupação é se o caso aqui não é o nome / fama dos mesmos mas antes a qualidade e o resultado final dos mesmos pois também não queria cair na situação de poupar 10000€ num projeto mas depois gastar mais na construção.

    Se me pudessem dar alguma orientação pois por um lado não quero por em causa a qualidade do produto final mas por outro lado claro que podendo poupar 10000 sempre é mais uma ajuda para o orçamento da construção.

    Obrigado.
  2.  # 2

    olhe veja as obras concluidas ( mas veja bem, de preferencia ao vivo e de como tudo correu) desses gabinetes, veja se se enquadram no patamar daquilo que deseja e dentro desses de valor alto tente um que não seja o mais puxado. Certamente ficará bem servido em contraponto com algo mais em conta mas sem essas garantias. Efetivamente hoje em dia um bom projeto completo de uma casa que seja de um patamar já acima do corrente, com todo o cuidado e bom planeamento, tem de andar por esses valores.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1olhe veja as obras concluidas ( mas veja bem, de preferencia ao vivo ede como tudo correu) desses gabinetes, veja se se enquadram no patamar daquilo que deseja e dentro desses de valor alto tente um que não seja o mais puxado. Certamente ficará bem servido em contraponto com algo mais em conta mas sem essas garantias. Efetivamente hoje em dia um bom projeto completo de uma casa que seja de um patamar já acima do corrente, com todo o cuidado e bom planeamento, tem de andar por esses valores.


    Bom dia Marco! Antes de mais queria agradecer-lhe pela sua rápida resposta. Desculpe se lhe posso pedir algumas recomendações de arquitetos/ateliers pois gostava de ter alguma segurança na minha decisão. Vi uma série de recomendações neste fórum com o quais me identifico com o Portfolio, como por exemplo Traçado Regulador, Trama ou Spaceworkers mas depois de ir ao site de cada um deles e ver os prémios que eles ganharam, acredito que os valores ainda sejam superiores aos que eu tenho. Assim sendo e dentro deste estilo, considerando tal como disse um valor na ordem de 20000€ para garantir um bom projeto, será que poderia dar-me 2 ou 3 recomendações?

    Muito obrigado e desculpe o incómodo.
  4.  # 4

    antes de mais devia localizar um pouco em que região pensa construir, depois tem de alargar o leque de escolhas, existem n gabinetes muito competentes espalhados pelo pais
    é dificil eu estar a recomendar os proprios colegas, quanto muito poderei dar alguma opinião sobre este e aquele
    deve analisar bem as propostas, o seu conteudo, quais as fases incluidas, o apoio ao concurso de empreitada, como coordenam as especialidades, se fosse possivel chegar á fala com anteriores clientes, etc...
    a escolha é um passo muito importante pois irá ser uma relação ao longo de um tempo alargado e convem estabelecer-se uma boa empatia nas expetativas.
    já agora se entender, meta aqui uma ou duas imagens de casas que o inspiram.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1e pois irá ser uma relação ao longo de um tempo


    Bom e uma vez mais agradeço. Anexo algumas referências de casas que se identificam com os meus gostos.
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/facho-house/
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/portugues-11csp/~
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/condado-house/
    https://visioarq.pt/portfolio_page/ql-house/
    https://archello.com/project/rio-mau-2-house

    São apenas alguns exemplos, sendo que em termos de exteriores tenho sempre mais tendência a gostar de acabamentos em betão armado, metal, pedra do que pintados.

    A região onde vou construir é no Porto.

    Obrigado mais uma vez.
  6.  # 6

    se puder veja um pouco um programa que acho que se chama casa report, tem lá muitas reportagens de moradias no norte e dá para aferir alguma coisa sobre os gabinetes. Ai por cima há muito bom arquiteto.
  7.  # 7

    Ja agora quanto tenciona gastar na construção da casa?
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Ja agora quanto tenciona gastar na construção da casa?


    Boa Tarde, o meu budget anda na ordem dos 400 K€.

    Cumprimentos.
  9.  # 9

    para esse tipo de casas e patamar desses gabinetes, não está folgado, mas vale o que vale.
  10.  # 10

    Colocado por: marco1para esse tipo de casas e patamar desses gabinetes, não está folgado, mas vale o que vale.


    Boa Tarde, tenho consciência disso sendo que pelo meu entendimento tudo está orientado ao m2 de construção e claro a qualidade de materiais / tipo de materiais colocados em cada m2. Daí e dado que não quero / preciso de construir algo com mais de 2 quartos onde pretendo previligar divisões amplas vs muitas divisões, espero conseguir reduzir um pouco a área de construção. Em termos de divisões, estava à procura de 2 quartos, 1 escritório, 1 sala de estar, 1 cozinha, garagem para 2 veículos e uns arrumos, ao longo de 2 ou 3 pisos. Provavelmente 2 para tentar poupar algum valor adicional.

    Obrigado.
  11.  # 11

    Alexin,

    Caso pretenda, envie-me um mail para [email protected], que eu passo-lhe os contactos das equipas a quem solicitei orçamentos, na minha altura.
  12.  # 12

    Boas Alexin,

    Se quiser mande-me um email. não sou de longe.
    [email protected]
  13.  # 13

    Colocado por: alexinacompanhamento da obra é taxado mensalmente.


    Isto é desnecessário, principalmente quando tem projecto de execução. Eventualmente poderão aparecer algumas questão no decorrer da obra mas a meu ver deveriam estar englobadas no PE.

    Quanto ao valor dos projectos, se andou a pesquisar nesses sites é provável que tenha pedido orçamento a gabinetes "com nome" e aí os preços disparam.
  14.  # 14

    Colocado por: alexin

    Bom e uma vez mais agradeço. Anexo algumas referências de casas que se identificam com os meus gostos.
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/facho-house/
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/portugues-11csp/~
    http://www.spaceworkers.pt/en/projects/condado-house/
    https://visioarq.pt/portfolio_page/ql-house/
    https://archello.com/project/rio-mau-2-house

    São apenas alguns exemplos, sendo que em termos de exteriores tenho sempre mais tendência a gostar de acabamentos em betão armado, metal, pedra do que pintados.

    A região onde vou construir é no Porto.

    Obrigado mais uma vez.


    Colocado por: alexin

    Boa Tarde, o meu budget anda na ordem dos 400 K€.

    Cumprimentos.

    Vi agora o seu orçamento, para este valor não me parece descabido os valores. Mantenho a parte do acompanhamento de obra não fazer sentido para mim, mas imagino que alguns arquitectos gostem de o cobrar.
  15.  # 15

    Colocado por: nortenho66mas imagino que alguns arquitectos gostem de o cobrar.
    todos os arquitectos cobram essas declocações. normalmente esse valor vai é diluido nos restantes honorários porque 'faz parte' do serviço normal.. neste caso parece-me que como foi exigido talvez um acompanhamento mais rigoroso tiveram necessidade de tratar isso como um serviço extra.. penso eu de que..
  16.  # 16

    Vi agora o seu orçamento, para este valor não me parece descabido os valores. Mantenho a parte do acompanhamento de obra não fazer sentido para mim, mas imagino que alguns arquitectos gostem de o cobrar.


    Julgo que não quereria dizer "gostam de o cobrar", mas sim "gostam de fazer o acompanhamento" da obra.
  17.  # 17

    Colocado por: econom.pedro"gostam de fazer o acompanhamento" da obra.

    Infelizmente ainda vemos muitos orçamentos e muitos técnicos a fazer crer os DO que este acompanhamento é obrigatório
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemostodos os arquitectos cobram essas declocações. normalmente esse valor vai é diluido nos restantes honorários porque 'faz parte' do serviço normal.. neste caso parece-me que como foi exigido talvez um acompanhamento mais rigoroso tiveram necessidade de tratar isso como um serviço extra.. penso eu de que..


    No caso de ser necessário, faz sentido, agora cobrar uma mensalidade para deslocações ainda para mais quando tudo ficou definido em PE? Para mim não faz sentido.



    Colocado por: econom.pedro

    Julgo que não quereria dizer "gostam de o cobrar", mas sim "gostam de fazer o acompanhamento" da obra.

    É mesmo gostam de cobrar, se querem ir "fazer acompanhamento" aka tirar umas fotos e tal que não cobrem ao cliente. Dúvidas pontuais que seja necessário ir à obra poderá fazer sentido, agora uma mensalidade? Para ir lá ver como estão as coisas?

    Já para não falar que muitas vezes vão à obra resolver problemas que não foram acautelados em coordenação de projectos, o que acontece, so não acho que deva ser cobrado extra.

    Colocado por: zedasilva
    Infelizmente ainda vemos muitos orçamentos e muitos técnicos a fazer crer os DO que este acompanhamento é obrigatório


    Nem obrigatório e muitas vezes nem necessário. Muita gente confunde acompanhamento do arquitecto com a fiscalização, acham que vai lá fiscalizar.
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvamuitos técnicos a fazer crer os DO que este acompanhamento é obrigatório
    depende do que estamos a definir como acompanhamento técnico ... muitos DO pensam que isso significa fiscalização de obra
    mas acompanhamento técnico é estar disponível para responder a perguntas, esclarecer dúvidas e até desenvolver alguma parte de um projecto menos claro, é atender o telefone quando o DO ou outro técnico lhe ligar.
  20.  # 20

    Colocado por: nortenho66mensalidade para deslocações ainda para mais quando tudo ficou definido em PE?
    outros podem nao concordar com o que vou dizer, mas sempre que trabalhei em gabinetes onde se trabalhava com projectos mais exigentes essas deslocações, reuniões, etc.. esse acompanhamento fazia parte do projecto de execução. o projecto de execução não se resumia a uma rima de papeis. basicamente tanto coordenavamos os restantes técnicos como eramos exigentes com os construtores em obra.
 
0.0235 seg. NEW