Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de ajuda!

    Vou fazer uma permuta de um terreno por outro terreno maior. Defini com o outro proprietário que lhe dou o meu terreno mais 50 mil euros em troca do terreno dele.

    O valor de mercado do meu terreno é 100 mil euros e o dele é 150 mil euros.

    Durante a escritura, quais são os valores que devemos definir:

    valores mais altos (por exemplo, dizer que o meu terreno vale 125 e o dele vale 175) ou valores mais baixos? (por exemplo, dizer que o meu terreno vale 75 e o dele vale 125)?



    Em termos de impostos parece-me que é irrelevante porque só interessa é a diferença entre os valores (50 mil euros). Talvez será mais interessante fazer a escritura com valores mais elevados porque assim ficam já estes valores definidos como preço base para o futuro em termos de mais valias, não é?
  2.  # 2

    Permuta só paga pela diferença. Faça pelos valores reais uma vez que posteriormente não vai penalizar uma Mais - Valia "fantasma".
  3.  # 3

    Mas não fará sentido fazer por valores mais altos precisamente para não prejudicar mais valias futuras?

    Se o terreno que vou comprar vale 150 mas eu escriturar por 175 na permuta, daqui a uns anos se o vender por 175 não terei que pagar mais valias, enquanto que se o escriturar por 150 agora, terei de pagar mais valias sobre 25 no futuro..
  4.  # 4

    E o outro proprietário não entra nessa discussão?
  5.  # 5

    Colocado por: MatiasaMas não fará sentido fazer por valores mais altos precisamente para não prejudicar mais valias futuras?

    Se o terreno que vou comprar vale 150 mas eu escriturar por 175 na permuta, daqui a uns anos se o vender por 175 não terei que pagar mais valias, enquanto que se o escriturar por 150 agora, terei de pagar mais valias sobre 25 no futuro..


    Uma permuta não é isente de pagamento de mais valias.
    Vai pagar mais valias sobre a diferença entre o valor pelo qual comprou o seu terreno e o valor pelo qual está a agora a declarar na permuta - ou - a diferença entre o valor patrimonial tributário do seu terreno e do terreno que vai permutar.
    A mais valia será a maior diferença entre estas duas opções.

    A única forma de não pagar mais valias é se declarar o valor pelo qual comprou o seu terreno e se ambos terrenos tiverem o mesmo valor patrimonial nas finanças.
  6.  # 6

    Agradeço os comentários.

    Pensava que estaria isento de mais valias. Se em vez dos terrenos estivessemos a falar de 1ª Habitações (Habitações Próprias Permanentes) teria de pagar mais valias?

    O terreno que pretendo vender encontra-se junto da minha habitação própria permanente e o terreno que pretendo comprar encontra-se mesmo ao lado. Esse terreno situa-se também junto à habitação própria permanente do outro proprietário.

    Então, de qualquer forma, se declarar o meu terreno por 50 mil euros em vez de 100 mil e o outro proprietário declarar por 100 mil em vez de 150 mil, já conseguiriamos reduzir ou anular potenciais mais valias mutuamente..

    Se o meu terreno me custou 100 mil e eu agora fizer uma permuta, em que declaro que vendo o meu terreno por 50 e compro outro por 100, porque é que tenho de pagar mais valias se estou a adquirir um terreno pelo mesmo valor do que dei pelo meu?
  7.  # 7

    Colocado por: MatiasaAgradeço os comentários.

    Pensava que estaria isento de mais valias. Se em vez dos terrenos estivessemos a falar de 1ª Habitações (Habitações Próprias Permanentes) teria de pagar mais valias?

    O terreno que pretendo vender encontra-se junto da minha habitação própria permanente e o terreno que pretendo comprar encontra-se mesmo ao lado. Esse terreno situa-se também junto à habitação própria permanente do outro proprietário.

    Então, de qualquer forma, se declarar o meu terreno por 50 mil euros em vez de 100 mil e o outro proprietário declarar por 100 mil em vez de 150 mil, já conseguiriamos reduzir ou anular potenciais mais valias mutuamente..

    Se o meu terreno me custou 100 mil e eu agora fizer uma permuta, em que declaro que vendo o meu terreno por 50 e compro outro por 100, porque é que tenho de pagar mais valias se estou a adquirir um terreno pelo mesmo valor do que dei pelo meu?


    A única forma de estar isente de mais valias é se vender a sua habitação própria permanente e a mais valia desta venda for usada para comprar a sua nova habitação própria permanente (prazo máximo de 3 anos).

    Se o seu terreno custou 100k podem fazer permuta a declarar 100k para ambos terrenos. Neste caso, vai pagar mais valias (e IMT) quem tiver o terreno com maior valor patrimonial tributário.
 
0.0128 seg. NEW