Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, mais uma peço desculpa por utilizar o fórum para um assunto que nada tem haver com casas, mas necessitava de uma opinião mais ou menos rápida e que me tire uma dúvida antes que eu opte por tomar uma má opção. Estou a ver um carro num stand automóvel e o vendedor diz me que não dá garantia de mecânica e caixa porque o preço está baixo demais para dar garantia e que o carro é de um particular. Isto é possível? Não são todos de particulares até que alguém os compre? Mesmo assim, não é obrigado a dar garantia de caixa e motor? Obrigado e desculpe.
  2.  # 2

    Se comprar num stand tem garantia de dois anos podendo ser reduzida para um ano com acordo entre as partes. Nunca podem acordar prazo inferior a um ano.
    A garantia é sobre o carro todo e não só de caixa e motor como costumam fazer vários stands.
    Nesse caso provavelmente o carro ainda está no nome do dono anterior e o stand vai querer passar para o seu nome diretamente e sem fatura para fugir à garantia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, macinblack
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  3.  # 3

    Pois, o vendedor diz que "oferece" o registo no meu nome. Deve ter uma declaração de compra e venda assinada pelo antigo proprietário e estão a servir de intermediário. Eu tinha ideia que todos os carros usados estavam nos stand com um documento de compra e venda já assinado, apenas esperam pelo comprador. Não consigo ver como se estabelece o que é ou não de um proprietário e o que é do stand. Muito sinceramente. Muito obrigado pela sua resposta, acho melhor sair deste filme 😀 obrigado
  4.  # 4

  5.  # 5

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: ricardomendesSe comprar num stand tem garantia de dois anos podendo ser reduzida para um ano com acordo entre as partes. Nunca podem acordar prazo inferior a um ano.
    A garantia é sobre o carro todo e não só de caixa e motor como costumam fazer vários stands.
    Nesse caso provavelmente o carro ainda está no nome do dono anterior e o stand vai querer passar para o seu nome diretamente e sem fatura para fugir à garantia.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Na prática não é bem assim como sabe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  7.  # 7

    Colocado por: Patri ciaBoa tarde, mais uma peço desculpa por utilizar o fórum para um assunto que nada tem haver com casas, mas necessitava de uma opinião mais ou menos rápida e que me tire uma dúvida antes que eu opte por tomar uma má opção. Estou a ver um carro num stand automóvel e o vendedor diz me que não dá garantia de mecânica e caixa porque o preço está baixo demais para dar garantia e que o carro é de um particular. Isto é possível? Não são todos de particulares até que alguém os compre? Mesmo assim, não é obrigado a dar garantia de caixa e motor? Obrigado e desculpe.
    Se o carro é de um particular e não do stand, ele que lhe diga quem é para negociar directamente com ele. Se o Stand se recusar porque quer ganhar comissão, exija garantia ou aborte o negócio. Não faltam carros á venda.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  8.  # 8

    Se o stand passar fatura vai ter sempre pelo menos um ano de garantia mesmo que digam o contrário. Se o prazo for omisso na fatura tem 2 anos.
    Atenção que mesmo que compre noutro stand a garantia é para todo o carro exceto peças de desgaste como calços e filtros. Muitos stands têm a mania de dar garantia apenas de motor e caixa e isso não é legal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, macinblack
    • smart
    • 14 abril 2021 editado

     # 9

    hum
    patricia, o que foi dito anteriormente é o enquadramento legal
    agora a prática é outra coisa.
    os stands existem para ganhar dinheiro
    em regra não tentam enganar o cliente
    senão pouco tempo duram
    mas muitas vezes são enganados
    e além disso o cliente procura o melhor preço
    Muitos, erradamente, tem a prática de indicar um preço, que comporta o custo do veiculo, preparação, revisão e lucro, tentando vender sem garantia, pois esta custa em média 500/750 euros (depende do carro, valor e da seguradora que lhes faz), conseguindo assim fugir aos impostos.
    Toda a gente aponta o dedo..
    pois
    mas é a unica maneira de conseguirem competir com os vendedores de rua, que compram um ou 2 carritos por mês e na verdade ganham um ordenado..., pois além do mais, não têm de pagar segurança no trabalho, instalações, funcionários, licenças, electricidade, contabilista e muito mais...
    por isso muitos dizem..por esse preço é sem garantia..
    se quiser, acresce...
    se colocassem o carro á venda com todas as despesas de uma actividade comercial, a Patricia provavelmente nem ia ver o carro pois ficava assustada com o preço, e o ali particular, muitas vezes vendedor de rua, é mais em conta...
    É como nas obras..
    existem quem pague tudo e é dificil pagar ordenados e quem ande na negra e tira o dobro...descontando pelo minimo e muitas vezes nem seguro tem.
    a culpa..
    é do estado/entidades fiscalizadoras
    que desconfio que só se preocupa com a concorrência desleal qd falamos de grandes grupos.
    Preparam resmas de normativos legais, cheios de direitos e regras, mas para os incumpridores, demora anos a aplicar as penalizações, que entretanto, vao ganhando a vida e estao na origem da falencia de muitos.
    só um aparte..
    as garantia têm muito que se lhe diga
    quando são seguradoras a emitir um certificado com as condições, sabe as regras do jogo e muitas vezes é complicado aferir se a avaria é defeito mecanico ou negligência na utilização do veículo..
    qd são de stands, valem o que valem..
    existem muitos que assumem perante analise da origem da avaria e outros que mudam de nome de tempos a tempos..
    recorer á justiça...?boa sorte e até para daqui a uns anos com os custos á vista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  9.  # 10

    Se o stand vende o carro tem de dar garantia. Agora depende é se é de facto o stand que está a vender o carro ou nao.

    Isto acontece porque Portugal ainda é um país onde carros que são sucata autêntica ainda têm valor económico, o que encarece todos os veículos. Ainda agora um colega italiano, acabadinho de chegar a Portugal, ficou parvo ao perceber que o carro dele aqui vale o dobro do que ele deu por ele há 6 meses atrás em Itália.... e tem garantia de 2 anos.

    Exija a garantia, ou não compre, só com tomadas de atitude coerentes temos alguma hipótese de melhorar o sistema fiscal que nos esmifra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  10.  # 11

    Não tem que exigir garantia nenhuma, faz parte do "pacote", isto se o stand lhe passar a factura de venda.
    Concordam com este comentário: ricardomendes, ALKAZAR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  11.  # 12

    Não sei como um vendedor pode dar garantia de algo que não sabe o historial, quando muito pode lhe vender um seguro de avarias. Um carro pode avariar a qualquer momento sem que tenha dado sinais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  12.  # 13

    Colocado por: sousalNão sei como um vendedor pode dar garantia de algo que não sabe o historial, quando muito pode lhe vender um seguro de avarias. Um carro pode avariar a qualquer momento sem que tenha dado sinais.


    Por isso é que um negócio, seja ele qual for, não é milagre de transformar água em vinho.
    Por isso um stand, por norma, vende mais caro que o particular.
    Por isso se inventaram os seguros de garantia, mas não existem há mais de 15 anos e antes...já existiam garantias.

    E não esquecer que o stand dá garantia por uma reparação de um motor que dá raia, mas se calhar a apólice já nem cobre 90% das peças que vão ser trocadas, por isso é mesmo do bolso do stand que sai o custo quase todo...
    Concordam com este comentário: sousal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  13.  # 14

    Sejamos claros.
    Esse carro apesar de estar no stand não "é" do stand, nao existe registo do mesmo no stand, nem lhe vai ser passada nenhuma fatura.
    Basicamente estará a comprar um carro a um particular(o verdadeiro dono do carro), o stand "oficialmente" não intervêm no negócio, logo não dá garantia de um carro que não "é seu".

    Isto é "um esquema" que muitos stand usam para "fazer uns cobres" não registados na contabilidade do stand.

    Já viu, na venda do carro, o vendedor recebe livre de impostos um montante por ter vendido esse carro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
    • RDM
    • 18 abril 2021

     # 15

    Colocado por: HAL_9000
    Isto acontece porque Portugal ainda é um país onde carros que são sucata autêntica ainda têm valor económico, o que encarece todos os veículos. Ainda agora um colega italiano, acabadinho de chegar a Portugal, ficou parvo ao perceber que o carro dele aqui vale o dobro do que ele deu por ele há 6 meses atrás em Itália.... e tem garantia de 2 anos.



    Pura verdade só mesmo em Portugal, carros com 15 e mais anos já com 300 e 400 mil Km e ainda querem Fortunas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
  14.  # 16

    A desvalorização é algo que parte do des ........vvalor que algo já teve, certo? Pois, em Portugal tamém se compram os carros a preços bem diferentes, é normal que contas feitas, a dita desvalorização até possa não ser muito diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Patri cia
 
0.0212 seg. NEW