Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite 👋

    Gostaria de pedir a vossa opinião relativamente à planta sugerida pelo meu arquiteto e já com algumas sugestões para ir de encontro ao que eu e a minha parceira gostamos (Ou achamos que faz sentido).

    Planta:

    casa

    Para orientação ☝️ o topo da planta é o norte. A casa fica situada no norte do país a cerca de 3km do Mar.
    Como isto até é um passo bastante importante, estamos a tentar validar esta solução com o maior numero de pessoas possivel. O problema é que a maioria da malta que conheço não tem grande know how nestas andanças. As "dicas" que nos dão, é sempre nos seus gostos. Que muitas vezes difere do nosso.

    Nos damos prioridade à funcionalidade da planta da casa.

    Se alguém puder, também, apontar algum sitio para ver designs de moradias. Tanto interiores como exteriores, agradecia imenso. É que tenho a impressão que já virei o Pinterest do avesso 2x. 😅

    Agradeço desde já o possivel feedback que me possam dar de forma a tentar melhorar a solução apresentada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mhzn672
  2.  # 2

    acho sempre as zonas cobertas curtas. penso que esse alpendre devia estender até à parede do escritório
    a meu ver a suite desperdiça demasiada área
    de resto nao está mau olhando rápidamnte por alto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  3.  # 3

    humm

    aquela mesa de refeições está num local mesmo bom, tire isso dai e meta ao lado da cozinha , chegando o sofá um pouco para baixo
    a wc da suite podia estar ao lado da wc comum e proporcionar um outro tipo de closet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
    • RCF
    • 15 abril 2021

     # 4

    Se o topo da planta é o norte, ponderaria eliminar o envidraçado da sala virado a norte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  4.  # 5

    A exposiçao solar nao me convence.

    Como foi dito, a grande janela a norte podia ser evitado. Vai ser um sorvedouro de energia térmica, no inverno principalmente.

    O hall de entrada tem vista directa para os "aposentos da plebe" também conhecido por WC de serviço. Nao gosto de ver isso numa entrada.

    Falando do hall de entrada, tem ali uma pista de atletismo de 100m que vai desde a entrada da casa até à janela a sul da suite. Digamos que tem uma fluidez que nao aprecio muito.

    Falando a janelas a sul, é uma pena ter apenas 2 ou 3 janelas viradas a sul, sendo uma delas na casa de banho.

    Na varada, o canto a oeste vai criar um sombreamento desagradável na sala e na própria varanda. Eu retirava isso.

    Ainda na varada, quanto maior for a pala solar piores serão os ganhos térmicos no Inverno. E a casa ja nao prima pelo seu aproveitamento solar....

    Fachada oeste da suite, tem la 2 apêndices que so vao encarecer a obra e nao tem sentido nenhum de existir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  5.  # 6

    Talvez alguns recortes e cantos a mais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
    • RCF
    • 15 abril 2021

     # 7

    devem tentar que a suite não fique avançada sobre os restantes quartos. Ficando a sul, vai prejudicar a exposição solar dos restantes quartos.
    O WC da suite, se possível, e para que o quarto não tenha de avançar, deve ficar alinhado com o outro WC. Até em termos construtivos, isso facilitará. As áreas que levem canalização devem ficar o mais próximo possível umas das outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  6.  # 8

    Também não me convenceu.
    Circulação mal pensada.
    A entrada a dar de caras com o WC.
    Então a exposição solar, é o que espanta mais.

    Tem possibilidade de melhorar bastante.
  7.  # 9

    Colocado por: RCFSe o topo da planta é o norte, ponderaria eliminar o envidraçado da sala virado a norte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JimiDoe


    Nessa planta não é evidente, mas a ideia é a janela/vidro a norte ser de pouca de pouca altura. P.e. a 1m50 do chão e praí com 50cm de altura. Ainda assim acham que é evitável?


    Colocado por: NostradamusA exposiçao solar nao me convence.
    Como foi dito, a grande janela a norte podia ser evitado. Vai ser um sorvedouro de energia térmica, no inverno principalmente.

    O hall de entrada tem vista directa para os "aposentos da plebe" também conhecido por WC de serviço. Não gosto de ver isso numa entrada.

    Falando do hall de entrada, tem ali uma pista de atletismo de 100m que vai desde a entrada da casa até à janela a sul da suite. Digamos que tem uma fluidez que nao aprecio muito.

    Falando a janelas a sul, é uma pena ter apenas 2 ou 3 janelas viradas a sul, sendo uma delas na casa de banho.

    Realmente, agora que mencionam, na suite aquela casa de banho está perdida ali no meio. Vou validar com o meu arquiteto uma melhoria ai. Muito provavelmente o que aqui foi sugerido, juntar à outra WC como mencionado por vários de vocês :)

    Ha é a limitação dos 3metros do terreno vizinho, mas deve dar para resolver.

    Com já deve dar para remover aquele recorte a sudoeste e melhorar um bocadinho para fazer tanta sombra aos restantes quartos.

    Quanto ao à pista atletismo de 100m (ri-me mais do que devia 🤣), como isto é uma casa térrea, como é que seria a circulação, se não fosse um corredor?

    Do lado poente, temos um vizinho com uma casa com 2 pisos. Penso ser essa a razão de a casa não ter um janelão a sul.

    Colocado por: NostradamusNa varada, o canto a oeste vai criar um sombreamento desagradável na sala e na própria varanda. Eu retirava isso.

    Ainda na varada, quanto maior for a pala solar piores serão os ganhos térmicos no Inverno. E a casa ja não prima pelo seu aproveitamento solar...

    Fachada oeste da suite, tem la 2 apêndices que so vão encarecer a obra e não tem sentido nenhum de existir.


    Dei precisamente este feedback ao arquiteto, também não me convenceu muito. No entanto tenho amigos que gostaram :D
    Realmente, reduzir as palas parece-me bem jogado. ha alguma contrapartida?

    Colocado por: RCF
    devem tentar que a suite não fique avançada sobre os restantes quartos. Ficando a sul, vai prejudicar a exposição solar dos restantes quartos.
    O WC da suite, se possível, e para que o quarto não tenha de avançar, deve ficar alinhado com o outro WC. Até em termos construtivos, isso facilitará. As áreas que levem canalização devem ficar o mais próximo possível umas das outras.

    👌

    Uma ultima questão
    Vou ter que fazer um caminho, para ter acesso ao lote. Isto tem, obrigatoriamente, de ser pago por mim? ou é possível entrar em alguma especie de acordo com a junta de freguesia. Já li coisas dessas por aí, mas não sei se nos dias de hoje ainda se aplica...


    Muito obrigado pelo feedback 🙇‍♂️
    • RCF
    • 16 abril 2021

     # 10

    Colocado por: JimiDoeNessa planta não é evidente, mas a ideia é a janela/vidro a norte ser de pouca de pouca altura. P.e. a 1m50 do chão e praí com 50cm de altura. Ainda assim acham que é evitável?

    Eu tentaria evitar.
    Por melhor que sejam as janelas, será uma entrada de frio e eventualmente humidade, no inverno, para além de aumentar o custo da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
 
0.0172 seg. NEW