Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Os meus pais pediram um crédito habitação e compraram o terreno para construir uma casa, mas acabaram por ser burlados pela construtora e agora o banco não disponibiliza mais dinheiro para continuar com as obras porque as mesmas não chegaram ainda ao nível de progresso do dinheiro já emprestado pelo banco. O banco aconselhou que neste caso a única solução era eu pedir um empréstimo em meu nome e comprar a casa aos meus pais (apesar de eles continuarem a pagar por mim) e depois continuar com a construção da mesma. A minha questão é, eu um dia gostava de também ter a minha própria casa com a minha atual namorada. Um dia que já estejamos casados, o facto de eu já ter um crédito habitação em meu nome feito em solteiro irá afectar as chances de poder ter um crédito habitação em nome dos dois em casados?
  2.  # 2

    Não pode ter dois créditos à habitação em simultâneo.
    Deve liquidar o primeiro para poder obter um segundo!
  3.  # 3

    Pode ter sim, depende principalmente da taxa de esforço
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fre_deri_co, hangas
  4.  # 4

    Reformulando, pode pedir os que quiser, se o banco achar que a sua taxa de esforço assim o permite.
    Ou seja, quando o seu crédito de casado for analisado o banco faz o estudo de forma que possa suportar a mensalidade da casa dos seus pais e da sua, em simultâneo. Se os seus rendimentos não suportarem, a taxa de esforço é elevada e o 2º empréstimo é recusado.
    Falava-se em 25%, 30% de taxa de esforço
    •  
      RRoxx
    • 15 abril 2021 editado

     # 5

    Colocado por: andreabeiraNão pode ter dois créditos à habitação em simultâneo.


    Desde quando? depende do que ganha (taxa de esforço).

    pode fazer o credito agora e pode depois fazer outro, assim a sua taxa de esforço (e ou a da pessoa com que está/conjunto) o permita.

    Obviamente, essa divida entrará para as contas do banco... logo afecta sempre. Agora depende de si e da relação que tem com os seus pais.
    • Diii
    • 15 abril 2021

     # 6

    Colocado por: ScrewTheUserBoa Tarde,

    Os meus pais pediram um crédito habitação e compraram o terreno para construir uma casa, mas acabaram por ser burlados pela construtora e agora o banco não disponibiliza mais dinheiro para continuar com as obras porque as mesmas não chegaram ainda ao nível de progresso do dinheiro já emprestado pelo banco. O banco aconselhou que neste caso a única solução era eu pedir um empréstimo em meu nome e comprar a casa aos meus pais (apesar de eles continuarem a pagar por mim) e depois continuar com a construção da mesma. A minha questão é, eu um dia gostava de também ter a minha própria casa com a minha atual namorada. Um dia que já estejamos casados, o facto de eu já ter um crédito habitação em meu nome feito em solteiro irá afectar as chances de poder ter um crédito habitação em nome dos dois em casados?


    Pode se a taxa de esforço não ultrapassar os 30%.

    De qualquer forma, porque não faz o crédito, compra a casa e termina... De seguida, os seus pais que entretanto ficaram sem o encargo, fazem novamente um crédito habitação (neste caso não para aquisição mais obras, mas apenas aquisição do imóvel)?

    Não sei se de acordo com o vosso contexto é possível, mas poderá pensar nisso! ;)
    • RCF
    • 15 abril 2021

     # 7

    Na verdade, podem-se ter vários créditos. Mas, não se pode ter mais do que um crédito para habitação própria permanente (HPP). Se se tiver um crédito HPP, outro crédito que se faça depois já não será para HPP, mas para habitação secundária e a taxa e restantes condições de crédito poderão ser diferentes, menos vantajosas.
    Mas, não é só no crédito. Por exemplo, na compra de uma HPP, o IMT é mais reduzido do que se for para comprar uma habitação secundária, motivo pelo qual o ScrewTheUser, ao avançar com esta possibilidade de comprar a casa dos pais, posteriormente, não só pode ser prejudicado na obtenção de um outro crédito, como os impostos associados à compra de uma casa poderá ter um custo superior.

    Não digo isto para desaconselhar a ir por esse caminho, mas apenas para que esteja consciente daquilo em que se vai meter. Até porque se esse for o único caminho possível, para que seja possível viabilizar o acabamento da construção, mais valerá isso do que deixar a obra a meio...
  5.  # 8

    Ele pode pedir outro credito para HPP, terá é de solicitar reavaliação do primeiro credito para passar para habitação secundária. Depois é fazer contas.
    • RCF
    • 15 abril 2021

     # 9

    Colocado por: DiiiDe qualquer forma, porque não faz o crédito, compra a casa e termina... De seguida, os seus pais que entretanto ficaram sem o encargo, fazem novamente um crédito habitação (neste caso não para aquisição mais obras, mas apenas aquisição do imóvel)?

    É uma possibilidade.
    Mas, convém ter em conta que, cada vez que a casa é comprada, há custos associados, nomeadamente escritura, IMT e imposto de selo, para além dos custos associados à contratação de um novo crédito bancário.
  6.  # 10

    Vendo algumas das respostas surgiu me uma ideia que gostaria que me dessem opinião. Uma vez crédito feito e casa comprada por mim seria possível arrendar a casa aos meus pais pelo valor da prestação de crédito e assim contar como rendimento? Contribuindo para que a taxa de esforço que falaram acima, quando for comprar a minha própria casa já casado, seja mais baixa e assim mais fácil para poder pedir um segundo crédito?
  7.  # 11

    Colocado por: ScrewTheUserVendo algumas das respostas surgiu me uma ideia que gostaria que me dessem opinião. Uma vez crédito feito e casa comprada por mim seria possível arrendar a casa aos meus pais pelo valor da prestação de crédito e assim contar como rendimento? Contribuindo para que a taxa de esforço que falaram acima, quando for comprar a minha própria casa já casado, seja mais baixa e assim mais fácil para poder pedir um segundo crédito?


    sim é uma opção.
  8.  # 12

    O aluguer é uma boa opção, mas cuidado com o saque do Estado, pois 30% vão para impostos. Faça só o aluguer uns meses antes de comprar a nova casa e com um contrato de 20 anos que paga muito menos de imposto.
  9.  # 13

    Colocado por: ScrewTheUserContribuindo para que a taxa de esforço que falaram acima, quando for comprar a minha própria casa já casado, seja mais baixa e assim mais fácil para poder pedir um segundo crédito?


    Terá que pagar 28% ao estado em impostos.
  10.  # 14

    Colocado por: andreabeiraNão pode ter dois créditos à habitação em simultâneo.
    Deve liquidar o primeiro para poder obter um segundo!

    O que quer dizer, é que não pode ter dois créditos com as vantagens do crédito habitação para habilitação própria e permanente.
  11.  # 15

    Colocado por: callinas
    O que quer dizer, é que não pode ter dois créditos com as vantagens do crédito habitação para habilitação própria e permanente.


    Como é hábito de se dizer na minha terra, "para bom entendedor, meia palavra basta!" Sou da área, sei o que digo!
    • RCF
    • 16 abril 2021

     # 16

    Colocado por: ScrewTheUserVendo algumas das respostas surgiu me uma ideia que gostaria que me dessem opinião. Uma vez crédito feito e casa comprada por mim seria possível arrendar a casa aos meus pais pelo valor da prestação de crédito e assim contar como rendimento? Contribuindo para que a taxa de esforço que falaram acima, quando for comprar a minha própria casa já casado, seja mais baixa e assim mais fácil para poder pedir um segundo crédito?

    Se tiver a casa arrendada e quiser usar esse rendimento para obtenção de outros créditos bancários, o crédito que tiver dessa casa não poderá ser para HPP. Se é HPP, não é arrendada...
  12.  # 17

    Colocado por: rjmsilvaTerá que pagar 28% ao estado em impostos.


    tudo se resolveria ajustando o valor do arrendamento.

    se pode ajudar os seus pais (caso eles mereçam) faz bem em ajudar. Quando quiser comprar casa daqui a uns anos, tem um bom histórico de arrendamento pelo que o banco não irá complicar.
    • RDM
    • 16 abril 2021

     # 18

    Colocado por: CarvaiO aluguer é uma boa opção, mas cuidado com o saque do Estado, pois 30% vão para impostos. Faça só o aluguer uns meses antes de comprar a nova casa e com um contrato de 20 anos que paga muito menos de imposto.


    O contrato de aluguer de 20 anos, não sei hoje em dia, quem é que aceita esse tipo de contrato para aluguer.
    Seja por parte do proprietário, seja por parte do arrendatário.
  13.  # 19

    Colocado por: andreabeira

    Como é hábito de se dizer na minha terra, "para bom entendedor, meia palavra basta!" Sou da área, sei o que digo!


    Para quem é da área tem de ser um pouco mais explicita, pois pelo seu comentário induz em erro muitos foristas.

    A única diferente de um CH de uma HPP para HS é basicamente os 90% para 80%, pois em termos de spreads e restantes condições, se a taxa de esforço for razoável, consegue exactamente igual.
  14.  # 20

    Colocado por: andreabeiraNão pode ter dois créditos à habitação em simultâneo.
    Deve liquidar o primeiro para poder obter um segundo!


    Errado!

    Colocado por: RCFNa verdade, podem-se ter vários créditos. Mas, não se pode ter mais do que um crédito para habitação própria permanente (HPP). Se se tiver um crédito HPP, outro crédito que se faça depois já não será para HPP, mas para habitação secundária e a taxa e restantes condições de crédito poderão ser diferentes, menos vantajosas.
    Mas, não é só no crédito. Por exemplo, na compra de uma HPP, o IMT é mais reduzido do que se for para comprar uma habitação secundária, motivo pelo qual o ScrewTheUser, ao avançar com esta possibilidade de comprar a casa dos pais, posteriormente, não só pode ser prejudicado na obtenção de um outro crédito, como os impostos associados à compra de uma casa poderá ter um custo superior.

    Não digo isto para desaconselhar a ir por esse caminho, mas apenas para que esteja consciente daquilo em que se vai meter. Até porque se esse for o único caminho possível, para que seja possível viabilizar o acabamento da construção, mais valerá isso do que deixar a obra a meio...


    Errado!

    Colocado por: callinas
    O que quer dizer, é que não pode ter dois créditos com as vantagens do crédito habitação para habilitação própria e permanente.


    Errado!

    Fico surpreendido com estes comentários pois são totalmente falsos.
    Eu tenho uma Habitação Própria Permanente e estou neste momento a pedir a Terceira Hipoteca sobre este imóvel.
    As propostas que tenho do Santander e BPI para as 3 Hipotecas é de 0.90% spread + Euribor até os 75 anos e com seguros fora do banco.
    Banco permite-me hipotecar a minha HPP até 90% do valor da sua avaliação desde que não ultrapasse 30% da minha taxa de esforço.
    Utilizo estas hipotecas para comprar e vender outros imóveis que ficam livres de hipoteca.
    Mesmo para habitação secundária, tudo é possível!
    Tudo depende do interesse do banco em si como cliente com
    base nos valores que declara no IRS, se tem uma taxa de esforço abaixo 30%, se está a pedir financiamento inferior a 90% da avaliação/escritura e se é efectivo no local de trabalho.

    Colocado por: ScrewTheUserVendo algumas das respostas surgiu me uma ideia que gostaria que me dessem opinião. Uma vez crédito feito e casa comprada por mim seria possível arrendar a casa aos meus pais pelo valor da prestação de crédito e assim contar como rendimento? Contribuindo para que a taxa de esforço que falaram acima, quando for comprar a minha própria casa já casado, seja mais baixa e assim mais fácil para poder pedir um segundo crédito?


    Contrariamente ao que lhe disseram, não tem de pagar 28% impostos
    pois a nova lei permite pagar apenas 10% de imposto se fizer um contracto de arrendamento de 20 anos e sendo que são os seus Pais e já vai contrair um financiamento para os ajudar certamente não terá problemas em fazer contracto a 20 anos.
    Tem de se lembrar quando fizer o IRS de não englobar estes rendimentos para ser considerada essa taxa.
 
0.0234 seg. NEW