Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Os meus pais andam lá em obras em casa e demoliram uma série de anexos velhos (q estavam em risco de ruir) e agora vamos construir um novo.
    Devido às limitações da CM, só terá 10m2 de área, não terá qualquer laje (vai levar teto falso em PVC) e terá telhado em telha Marselha.

    Anyway, o meu pai gosta de fazer as coisas às 3 pancadas e já queria fazer o anexo, basicamente pousado na terra (cimento e uns ferrinhos atravessados)..lá parei a coisa para ser feito melhorzito.

    Vai ser feito em bloco de 20, com 6 pilares de 20x20, viga de fundação, cinta, etc. A minha dúvida prende-se com a dimensão das sapatas..o terreno é areia e neste momento tenho pensado 6 sapatas de 70x70x40 (armadura com 60x60), a base da sapata vai ficar a +/- 80cm de profundidade.

    Quando fui "pesar" os itens todos (telhas, vigotas, ripado, vigas, pilares e alvenaria) deu-me um peso de ~9800Kg.

    Terão as sapatas dimensões suficientes para lidar com essas cargas? Confesso que não tinha ideia que isto pesasse tanto...

    Se o solo fosse rocha ou algo mais consistente não tava muito preocupado, mas como é areia..se bem que a parte antiga da casa está basicamente assapada na terra e ainda não caiu nem rachou, mesmo tendo lhe terem feito uma placa sem consideração nenhuma pela carga que estavam a colocar..

    Mas já que estou a fazer aquilo queria fazer bem feito..

    Se alguém puder opinar relativamente às dimensões da coisa, agradecia imenso :)
  2.  # 2

    Colocado por: SS1128enho pensado 6 sapatas de 70x70x40


    com sapatas desse tamanho para um anexo de 10m2, mais vale fazer ensoleiramento geral e fica já com o chão feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  3.  # 3

    ou faz o ensoleiramento, ou somente faça uma viga de fundação 40x30cm que chega e sobeja para uma coisinha dessas. ( desde que esteja assente no "fixe")

    O interior enche a caixa com 20 com de enrocamento, meta uma tela plastica/ pitonada e 10cm para massame armado que pode logo ficar como acabamentos acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
    • SS1128
    • 16 abril 2021 editado

     # 4

    Colocado por: pauloagsantos

    com sapatas desse tamanho para um anexo de 10m2, mais vale fazer ensoleiramento geral e fica já com o chão feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SS1128

    Honestamente essa foi a minha primeira opção.

    Quando fiz aqui o meu anexo para o motor foi com ensoleiramento geral..o terreno é igual ao dos meus pais, areia, e eu não queria correr riscos de assentamento.

    Já andei a ler um pedaço sobre isso, mas indicam mais para uso de alvenaria estrutural e não vejo cá onde isso se venda :x
  4.  # 5

    homem, use alvenaria de blocos de 20cm e está a andar de mota. pilares 202x20. se quiser, uma coisa tão pequen, nem precisa de pilares, basta que a alvenaria esteja devidamente interligada. lintel de coroamento e pronto. tem a casinha feita.

    Poupa muito trabalho e material, e continua a ter uma coisa em condições, para a dimensão/ uso que está a prever.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  5.  # 6

    Colocado por: SS1128
    Honestamente essa foi a minha primeira opção.

    Quando fiz aqui o meu anexo para o motor foi com ensoleiramento geral..o terreno é igual ao dos meus pais, areia, e eu não queria correr riscos de assentamento.

    Já andei a ler um pedaço sobre isso, mas indicam mais para uso de alvenaria estrutural e não vejo cá onde isso se venda :x


    30 cm de altura , D de 10// 15 , malha dupla isso nunca mais parte , para laje se a for fazer utilize os blocos para coragem perdida e faz os pilares .
  6.  # 7

    O pessoal anda muito "exagerado" com a receitas para construir os barracos... tenham lá calma. ;)
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradasou faz o ensoleiramento, ou somente faça uma viga de fundação 40x30cm que chega e sobeja para uma coisinha dessas. ( desde que esteja assente no "fixe")

    O interior enche a caixa com 20 com de enrocamento, meta uma tela plastica/ pitonada e 10cm para massame armado que pode logo ficar como acabamentos acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SS1128


    Isto é a síndrome do Fórum da Casa, a casa não tem pilares, o barraco ia ser um bunker :p

    Vou simplificar a coisa de acordo com as vossas sugestões. Essa viga de fundação, 40x30, é 40 de fundo e 30 de largura? Ou vice-versa?

    Obrigado :D
  8.  # 9

    Não descure é a impermeabilização das fundações/ensoleiramento.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  9.  # 10

    40 largura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
 
0.0162 seg. NEW