Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Como o título diz, é possível ter abastecimento de água em casa por gravidade? Ou seja, um depósito alguns metros acima da zona da casa, para bastecer a casa sem recurso a bombas? ( existe uma bomba do furo para abastecer o depósito).

    Se sim,

    - quantos metros de altura o depósito me vai dar pressão suficiente? Para máquina de lavar roupa, esquentador, etc.
    - existem depósitos especiais que durem mais do que outros? Quais poderiam aconselhar?

    Obrigado
  2.  # 2

    Já pensou num sistema de gravidade invertida?
    https://www.thoughtco.com/anti-gravity-water-science-magic-trick-606069
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  3.  # 3

    Não conhecia. Vou ler, obrigado.
  4.  # 4

    Antigamente era o que se usava. Um depósito de lusalite no telhado e uma bomba no poço para o encher.

    Nem sei como é que não morremos todos de cancro.
    •  
      rnbc
    • 17 abril 2021

     # 5

    Cada 10,1972 metros de altura são 1 bar de pressão. Agora é escolher a pressão que precisa. Mas tendo em consideração que uma pressão normal anda nos 1,5 bar ou mais não parece muito prático para uma moradia...
    Concordam com este comentário: Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  5.  # 6

    Para esquentador não acho que dê.
    Concordam com este comentário: Riscador
    •  
      rnbc
    • 17 abril 2021

     # 7

    Colocado por: joaomgfPara esquentador não acho que dê.


    Depende da altura. Conheço um caso duma moradia implantada numa horta em que o depósito está numa torre metálica uns metros ao lado da casa, e funciona tudo perfeitamente. O depósito alimenta o sistema de rega da horta e a casa. Mas duvido que a câmara dê autorização para espetar uma torre dessas num terreno urbano. Parece uma torre de média tensão com um depósito no topo. Isso dantes era muito comum nos campos, juntamente com uma ventoinha para puxar a água usando energia eólica, embora neste caso a bomba seja elétrica.
  6.  # 8

    Dantes era comum em todas as casas onde não havia abastecimento da rede pública. Um depósito no telhado e tudo funcionava.
  7.  # 9

    Colocado por: rnbcCada 10,1972 metros de altura são 1 bar de pressão. Agora é escolher a pressão que precisa. Mas tendo em consideração que uma pressão normal anda nos 1,5 bar ou mais não parece muito prático para uma moradia...
    Concordam com este comentário:Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris



    Boa informação! Obrigado !
    •  
      rnbc
    • 17 abril 2021

     # 10

    A diferença de altura entre o reservatório e a torneira mais alta onde precisa duma certa pressão é que conta. Por exemplo, se o esquentador precisa de 1,5 bar precisa duma diferença de 15 metros entre a torneira mais alta com água quente e o reservatório. Se tiver torneiras no 1o piso precisa de 15 metros até ao 1o piso, mesmo que o esquentador esteja na cave, porque o diferencial que gera o caudal para o esquentador é entre o reservatório e o ponto de saída, não entre o reservatório e o esquentador. É perfeitamente possível funcionar tudo mas pode precisar duma torre mais alta do que deixam fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  8.  # 11

    Em casa dos meus pais havia um depósito e um cilindro pra aquecer a água. Qd fizeram obras foi preciso um motor com balão para ter pressão suficiente no esquentador, o cilindro não podia ser usado na altura. O depósito não devia estar a mais de 5 metros de altura. Outros tempos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  9.  # 12

    Colocado por: rnbcA diferença de altura entre o reservatório e a torneira mais alta onde precisa duma certa pressão é que conta. Por exemplo, se o esquentador precisa de 1,5 bar precisa duma diferença de 15 metros entre a torneira mais alta com água quente e o reservatório. Se tiver torneiras no 1o piso precisa de 15 metros até ao 1o piso, mesmo que o esquentador esteja na cave, porque o diferencial que gera o caudal para o esquentador é entre o reservatório e o ponto de saída, não entre o reservatório e o esquentador. É perfeitamente possível funcionar tudo mas pode precisar duma torre mais alta do que deixam fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris


    Obrigado era exatamente este tipo de informações que estava á procura.
 
0.0159 seg. NEW