Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou proprietário de um apartamento de cobertura, em zona litoral e muito próximo do mar, e de construção de 2017 e tenho problemas de humidades. A casa é isolada em termos de ventilação, mas tem algumas pontes térmicas, nomeadamente nos vidros, que são duplos em caixilhos de alumínio mas sem corte térmico nos mesmos. Para piorar a situação, o acesso ao terraço de cobertura é todo ele em vidro com os mesmos caixilhos sem corte térmico. O que acontece é que no inverno tenho agua a escorrer em todos os caixilhos voltados a norte, assim como em toda o acesso a cobertura, chegando ao ponto de escorrer e de, todos os anos, ter que picar, deixar secar e pintar as paredes imediatamente abaixo dos vidros.

    A ajuda que vos peço é para tentar perceber se é possível e praticável instalar VMC neste apartamento. Anexo a planta para referência, mas o apartamento tem duas casas de banho com banheiras e uma wc social sem banheira, e todas elas têm tubo de extração único de 100 mm que vão dar a chaminés independentes no telhado. Para além disso, todos os halls têm tecto falso onde eventualmente se poderiam esconder condutas de circulação de ar.

    A minha questão é se é possível instalar máquina de VMC de fluxo cruzado no telhado (por baixo do deck de terraço) e utilizar as condutas de extração para passar a tubagem de extracção (pelas condutas dos WC com banhos, e a de insuflação pela conduta do WC sem banhos, espalhando o resto dos pontos de extração e insuflação na casa através dos tectos falsos. A ideia era tentar não furar a placa do prédio. Alternativamente, poderia também fazer-se aberturas no acesso a cobertura, que é mais alto do que a própria placa, e passar as tubagens por aí até chegar aos tectos falsos dos WC com banhos.

    A ajuda que vos peço é a avaliar se é sequer possível um projecto deste tipo, e se aquilo que estou a pensar faz sentido ou não.

    Peço ainda que, se algum instalador vir uma solução para este caso, que me contacte para poder fazer um orçamento.

    Obrigado!
      Screenshot 2021-04-19 at 12.46.04.png
  2.  # 2

    Litoral norte ?

    A vmc não lhe vai resolver o problema das janelas , têm ai situações que nada têm a ver com a vmc .

    Aplicando uma vmc é normal a humidade relativa vai baixar mas nunca vai ser um desumidificador

    Existem desumidificadores a duplo fluxo com recuperação de calor, mas obrigatoriamente necessitam de ser ligados a alguma fonte de aquecimento .
  3.  # 3

    Peço desculpa. Acabou por me falhar a zona. Zona de Lisboa.

    Mas como posso instalar um desumidificador para a casa toda? E a ventilação não resolve este tipo de problemas? Estava convencido que poderia ser suficiente.
  4.  # 4

    Bom dia,

    Não sei se terei criado este tópico no local errado, se sim, alguém me consegue dizer onde o re-criar?

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: danielpBom dia,

    Não sei se terei criado este tópico no local errado, se sim, alguém me consegue dizer onde o re-criar?

    Obrigado


    Esta no local correcto a solução que pretende é que não pode ser a indicada.
  6.  # 6

    Nesse caso, qual seria a solução que acha indicada?
 
0.0120 seg. NEW