Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias,

    Agora que o frio está a apertar tenho acendido o recuperador (que tão bem sabe) e ja por 2 vezes coincide com a hora de refeição em que tivemos de ligar o exaustor do fogão. Ora o problema é que quando ligo o exaustor, em vez do ar entrar no recuperador para a combustão e depois o fumo sair pela chamine, o fumo é "sugado", isto é, sai pelas entradas de ar do recuperador, o lume começa a enfraquecer e a sala fica cheia de fumo! A cozinha tem um respiradouro (que penso ser obrigatorio por causa dos gases) mas parece que nao faz efeito nenhum. A solução é abrir a janela da cozinha.
    A minha questão é se isto é normal????

    O exaustor "suga" grandes quantidades de ar, ao ponto de eu por exemplo ao fechar a porta da cozinha, ela oferecer resistência quando está prestes a fechar ou quando fecho a porta, se colocar um saco plástico no chão encostado à porta este é "arrastado" lol

    A cozinha e a sala ficam em pontas opostas da casa, com chaminés separadas e com o hall com as escadas de acesso ao 1º piso entre elas.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Abra a porta da sala onde está o recuperador, enquanto tiver o exaustor ligado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: synosys
  3.  # 3

    Colocado por: synosysO exaustor "suga" grandes quantidades de ar, ao ponto de eu por exemplo ao fechar a porta da cozinha, ela oferecer resistência quando está prestes a fechar ou quando fecho a porta, se colocar um saco plástico no chão encostado à porta este é "arrastado" lol
    Mas que exaustor potente! ;-)

    Quando faz grelhados/fritos na cozinha, o cheiro propaga-se para além da cozinha?
    Pode indicar a referência do exaustor?
  4.  # 4

    Colocado por: ParamonteAbra a porta da sala onde está o recuperador, enquanto tiver o exaustor ligado.

    E a porta da cozinha aberta também?


    Colocado por: mafgod
    Colocado por: synosysO exaustor "suga" grandes quantidades de ar, ao ponto de eu por exemplo ao fechar a porta da cozinha, ela oferecer resistência quando está prestes a fechar ou quando fecho a porta, se colocar um saco plástico no chão encostado à porta este é "arrastado" lol
    Mas que exaustor potente! ;-)

    Quando faz grelhados/fritos na cozinha, o cheiro propaga-se para além da cozinha?
    Pode indicar a referência do exaustor?

    Pois parece que sim lol
    Em relação a cheiros nunca notei nada, o cheiro não passa para o resto da casa.
    Agora não sei dizer ao certo qual é o modelo mas é da marca Frasa com chamine, tipo este.
    Logo à noite vejo o modelo.
    • MJR
    • 3 dezembro 2009

     # 5

    Mas tem mesmo um respiradouro que comunica com o exterior, ou isso será uma forma de ligar a saída dos gases de um esquentador à chaminé?
    Só se entreabrir uma janela ou porta quando ligar o exaustor. Pelos vistos, a casa está bastante bem vedada e como o exaustor é forte, provoca um efeito de aspiração significativo criando uma massa de ar aque caba por ser abastecida pela outra comunicação que a casa tem com o exterior, que neste caso será no recuperador. Por sua vez, a chaminé onde está instalado o recuperador pode não estar a puxar devidamente o ar (localização/construção pouco favorável) e isso torna-o mais sensível às variações do fluxo de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: synosys
  5.  # 6

    Isso passa-se exactamente igual na minha casa.

    Por um lado é bom sinal... é sinal que a casa é bem isolada, ao ponto de não haver fugas de ar que permitam compensar a extracção do exaustor. No meu caso, o meu prémio tem extracção de ar pelo que, se ninguém mais estiver a usar nota-se um efeito mais forte. é um extractor por cada 6 apartamentos.

    tens que deixar uma frincha para compensar a saída de ar. deixa aberto no sitio mais perto so exaustot possível, senão arrastas para dentro da casa uma enorme massa de ar frio. Se tiveres janela perto do fogão o ar frio entra mas é de novo sugado, arrefecendo pouco o restante ambiente.

    e boas noitadas à lareira!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: synosys
  6.  # 7

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: synosysO exaustor "suga" grandes quantidades de ar, ao ponto de eu por exemplo ao fechar a porta da cozinha, ela oferecer resistência quando está prestes a fechar ou quando fecho a porta, se colocar um saco plástico no chão encostado à porta este é "arrastado" lol
    Mas que exaustor potente! ;-)

    Quando faz grelhados/fritos na cozinha, o cheiro propaga-se para além da cozinha?
    Pode indicar a referência do exaustor?

    O modelo do exaustor é Frasa Mira 900. Segundo as specs do site deles, tem uma capacidade de extracção de 880 m3/h....isto é muito ou pouco?:P


    Colocado por: MJRMas tem mesmo um respiradouro que comunica com o exterior, ou isso será uma forma de ligar a saída dos gases de um esquentador à chaminé?
    Só se entreabrir uma janela ou porta quando ligar o exaustor. Pelos vistos, a casa está bastante bem vedada e como o exaustor é forte, provoca um efeito de aspiração significativo criando uma massa de ar aque caba por ser abastecida pela outra comunicação que a casa tem com o exterior, que neste caso será no recuperador. Por sua vez, a chaminé onde está instalado o recuperador pode não estar a puxar devidamente o ar (localização/construção pouco favorável) e isso torna-o mais sensível às variações do fluxo de ar.

    Tenho um respiradouro para o exterior. Os gases da caldeira vão directos para o exterior por um respiradouro independente.



    Colocado por: NunoDaSilvaIsso passa-se exactamente igual na minha casa.

    Por um lado é bom sinal... é sinal que a casa é bem isolada, ao ponto de não haver fugas de ar que permitam compensar a extracção do exaustor. No meu caso, o meu prémio tem extracção de ar pelo que, se ninguém mais estiver a usar nota-se um efeito mais forte. é um extractor por cada 6 apartamentos.

    tens que deixar uma frincha para compensar a saída de ar. deixa aberto no sitio mais perto so exaustot possível, senão arrastas para dentro da casa uma enorme massa de ar frio. Se tiveres janela perto do fogão o ar frio entra mas é de novo sugado, arrefecendo pouco o restante ambiente.

    e boas noitadas à lareira!

    Parece que este é um mal comum aos amantes de uma boa noite em frente da lareira/recuperador:)
    Andei a pesquisar um bocado e realmente isto é normal acontecer. No site do Sitio das Lareiras, está muito bem explicado este problema. Curiosamente eles explicam que este problema nota-se mais quando o lume ainda está fraco, levando mesmo a apagar o lume e comigo aconteceu exactamente isso. Este fim-semana o lume estava bem forte e uma das vezes que tive de ligar o exaustor esqueci-me de abrir a janela e a chama não mexeu (mas logo a seguir abri logo a janela com receio que ficasse com a casa cheia de fumo, por isso não sei se esta teoria é 100% infalível ou não).

    Já vi que nada posso fazer senão "habituar-me" à ideia de andar a brincar com os botões do exaustor e abrir e fechar janelas se quiser passar um serão quentinho:P
  7.  # 8

    Urgente...Eu comprei uma lareira recuperador e vou instala-lo é um recuperador normal sera que posso fazer um carter para fazer insuflaçao exterior com um ventilador para o saco sendo que esse dito saco quero faze-lo em placas de vermiculite (uma vez que a la de rocha pode ser prujidicial á saude)fazendo uns cortes para meter 2 tubos para a saida do calor nas grelhas da hottie isto pode ser feito e sera que resulta??? Agradecia um comentario sobre o assunto abraço
  8.  # 9

    Colocado por: nuno loureiroUrgente...Eu comprei uma lareira recuperador e vou instala-lo é um recuperador normal sera que posso fazer um carter para fazer insuflaçao exterior com um ventilador para o saco sendo que esse dito saco quero faze-lo em placas de vermiculite (uma vez que a la de rocha pode ser prujidicial á saude)fazendo uns cortes para meter 2 tubos para a saida do calor nas grelhas da hottie isto pode ser feito e sera que resulta??? Agradecia um comentario sobre o assunto abraço

    Essa já é uma questão mais tecnica e passa-me ao lado. Pode ser que alguem aqui saiba responder.
    Pode ver aqui um exemplo duma montagem de um recuperador com alimentação exterior.
  9.  # 10

    synosys
    deve primeiro perguntar à empresa que lhe forneceu se pode ou não, no caso deste não o ajudar diga qual a marca e modelo que eu ajudo
  10.  # 11

    Colocado por: luismteixeirasynosys
    deve primeiro perguntar à empresa que lhe forneceu se pode ou não, no caso deste não o ajudar diga qual a marca e modelo que eu ajudo

    Acho que esse comentário era para o nuno loureiro:P
  11.  # 12

    Colocado por: nuno loureiroUrgente...Eu comprei uma lareira recuperador e vou instala-lo é um recuperador normal sera que posso fazer um carter para fazer insuflaçao exterior com um ventilador para o saco sendo que esse dito saco quero faze-lo em placas de vermiculite (uma vez que a la de rocha pode ser prujidicial á saude)fazendo uns cortes para meter 2 tubos para a saida do calor nas grelhas da hottie isto pode ser feito e sera que resulta??? Agradecia um comentario sobre o assunto abraço


    A vermiculite também não é saudável, pode ter asbestos!!

    ver: http://www.idph.state.il.us/envhealth/factsheets/vermiculite.htm
  12.  # 13

    existe lã de rocha em placas com revestimento a aluminio, será o melhor que poderá ter.
  13.  # 14

    Quando desmontei a minha lareira o alumínio estava esburacado e enrolado pelo calor e a lâ de rocha à mostra.

    O melhor que poderá ter é não ter nem vermiculite nem lã de rocha, mas só um bom instalador poderá fazer isso, a maioria não sabe...
  14.  # 15

    ...URGENTEbom o recuperador é um invicta foyer 700 normal sem turbinas pode ajudar-me entao vou montalo amanha abraço
  15.  # 16

    Não faça nada à pressa, senão sai mal...

    Eu também tenha uma Invicta, mas salamandra, é a Altaya
    • MJR
    • 5 dezembro 2009

     # 17

    Também tenho um Invicta de 80 cm, com ventilação. Não me recordo do modelo. E foi instalado com lã de rocha revestida a alumínio, e vi que o fizeram com bastante cuidado. Espero que o calor lá dentro não seja de tal forma que consiga corroer esse isolamento. Ainda não sei qual o resultado da montagem porque estou quase a mudar para a nova habitação, por isso ainda não experimentei a sério. Só se acendeu 1 vez, sem ventilação, para queimar.
    O meu foi montado com abastecimento de ar puxado da rua através de um cano, que vem pelo chão e liga por baixo do aparelho. O instalador disse que assim, complementa a entrada normal e ajuda a compensar eventuais diferenças de pressão do ar circundante, quando por exemplo alguém abre e fecha a porta de entrada com mais brusquidão.
 
0.0213 seg. NEW