Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou no processo de marcar escritura para a compra de um imóvel.

    Temos o financiamento do banco aprovado (já recebemos a carta de aceitação), e contactamos de imediato o nosso advogado para proceder à marcação e agendamento da escritura.

    Ele fê-lo pelo serviço Casa Pronta, e de seguida enviámos carta para os vendedores e banco. Para acelerar o processo enviei email para o banco a avisar a data e hora para a qual a mesma tinha sido marcada.

    Nisto o banco (Montepio) responde a dizer que não efetuam escrituras através da Casa Pronta e apenas usam a Plataforma Legal com a qual tem protocolo, e como tal teriamos de aguardar agendamento por parte do Montepio.

    A minha questão é: eles podem obrigar-nos a usar aquela plataforma ao invés da Casa Pronta? No CPCV é explícito que a marcação da escritura é da responsabilidade dos promitentes-compradores (eu).

    Agradeço as vossas opiniões, desde já.
  2.  # 2

    Faça o que o banco mandar.
  3.  # 3

    Normalmente são os bancos que marcam as escrituras, e o seu advogado deveria saber isso.

    EDIT: e é onde eles querem
  4.  # 4

    Normalmente não teria problemas em deixar isso com o banco, não fossem os custos bem mais elevados...
  5.  # 5

    Colocado por: nDraynão fossem os custos bem mais elevados...

    Quem é que lhe disse isso?
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Quem é que lhe disse isso?


    Está explicito no FINE: 960€ vs os 700€ da Casa Pronta.

    A não ser que tenha interpretado mal os valores...
  7.  # 7

    Será que a escritura ficará muito mais cara num ou outro lado?
  8.  # 8

    As diferenças de custo das escrituras são muito pequenas, não perca tempo com isso .... também não vale a pena, porque o banco é que decide.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosesf, nDray
  9.  # 9

    Colocado por: nDrayNisto o banco (Montepio) responde a dizer que não efetuam escrituras através da Casa Pronta e apenas usam a Plataforma Legal com a qual tem protocolo, e como tal teriamos de aguardar agendamento por parte do Montepio.
    É curioso, comprei (há 10 anos)a minha casa ao Montepio, com financiamento do Montepio e eles marcaram a escritura no Balcão Casa Pronta.
  10.  # 10

    O banco é que marca a escritura em Cartório ou Plataforma Legal (documento particular) a pedido do cliente.

    Mas é o banco que marca, não o cliente.
  11.  # 11

    Colocado por: nDray
    Nisto o banco (Montepio) responde a dizer que não efetuam escrituras através da Casa Pronta e apenas usam a Plataforma Legal com a qual tem protocolo, e como tal teriamos de aguardar agendamento por parte do Montepio.


    Deduzo que o banco que se recusa a fazer escritura através da Casa Pronta seja o seu banco enquanto comprador e não o banco do vendedor.

    Se for o seu banco, é de facto o banco que marca a escritura e fazem-no através de documento particular (num advogado/solicitador, como é o caso da Plataforma Legal) porque regra geral têm um funcionário da Plataforma Legal procurado para os representar em todas as escrituras (que por sua vez também é procurado por mais 3 ou 4 bancos para fazer o mesmo), poupando assim em deslocações de representação para N escrituras por dia em N locais diferentes.

    Se for o banco do vendedor, pode marcar onde quiser. O bando vendedor far-se-á representar e disponibilizar o distrate (geralmente sem custos para o vendedor).
  12.  # 12

    Colocado por: tigoncalfazem-no através de documento particular (num advogado/solicitador, como é o caso da Plataforma Legal)

    Cada banco faz à sua maneira, não existe nenhuma regra.
  13.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Cada banco faz à sua maneira, não existe nenhuma regra.


    Claro, e disse que no caso do banco desta forista, fazem por documento particular porque têm vantagem prática nisso. Até de localidade para localidade, dentro do mesmo banco, fazem de maneira diferente.
    • nDray
    • 20 abril 2021 editado

     # 14

    Obrigado a todos pelo vosso input.

    Decidimos falar com o banco e cedemos, avançando assim com o método deles.

    Em média, quanto tempo costuma demorar este processo? O banco não me soube responder para além do expectável "o mais rápido possível".
    • Diii
    • 20 abril 2021

     # 15

    Colocado por: nDrayObrigado a todos pelo vosso input.

    Decidimos falar com o banco e cedemos, avançando assim com o método deles.

    Em média, quanto tempo costuma demorar este processo? O banco não me soube responder para além do expectável "o mais rápido possível".


    Olá @nDray

    Para o banco a plataforma legal é uma segurança... Para além de serem muito mais picuinhas (pedem documentação que mais ninguém pede), o banco sabe que só com todos (e mais alguns) documentos OK se faz as escrituras... Ou seja, está seguro que está tudo certo!
    Em casa pronta ou até na conservatória, pedem menos documentação.

    Na plataforma legal eles até me pediram a habilitação de herdeiros das testemunhas do testamento (!!!) - engano óbvio!
    Seguem uma lista de documentos e nem se apercebem. Dificultam tanto certos processos que se arrastam por imenso tempo!

    Mas não se preocupe, porque se estiver tudo ok por parte dos vendedores (documentação - áreas, habilitação de herdeiros, etc) não demora muito.

    Respondendo à sua questão. Sim, podem exigir que seja na plataforma legal. Mas há excepções. Aliás pode pedir para ser noutro local, mas o banco tem de enviar para a unidade de crédito um @ a expor a situação... Ou seja, o porquê.

    Eu fi-lo, mas desde já lhe digo que veio recusado... :(

    Ou seja... Ainda não vai ser este mês que farei a escritura!

    Boa sorte para si!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nDray
    •  
      Tome_2
    • 20 abril 2021 editado

     # 16

    A Plataforma Legal são um lobby.
  14.  # 17

    Colocado por: Diii
    Para o banco a plataforma legal é uma segurança... Para além de serem muito mais picuinhas
    Boa sorte para si!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nDray


    São picuinhas porque não dispõe a acesso próprio aos registos e certidões, ao contrário das conservatórias (casa pronta) e dos cartórios notariais. A segurança é a mesma (ou até inferior, já que dependem dos documentos fornecidos). Se pedem tantos documentos é mesmo por falta de segurança em, por meios próprios, validar o direito real que os intervenientes têm nos bens a escriturar.
    Concordam com este comentário: Diii
  15.  # 18

    Olá bom dia, para quem fez a escritura pela Plataforma Legal, podem confirmar quanto pagaram? Li valores à volta dos 960€, mas esse valor já inclui os emolumentos ou foi só o acto da escritura? E correu tudo bem?

    Obrigada
  16.  # 19

    Colocado por: LissaOlá bom dia, para quem fez a escritura pela Plataforma Legal, podem confirmar quanto pagaram? Li valores à volta dos 960€, mas esse valor já inclui os emolumentos ou foi só o acto da escritura? E correu tudo bem?

    Obrigada


    Isso está tudo escrito na FIN
  17.  # 20

    Colocado por: primavera

    Isso está tudo escrito na FIN


    A minha não diz. Só diz o valor dos emolumentos. O banco diz que confirma os valores na véspera da escritura mas eu queria preparar-me antes.
 
0.0209 seg. NEW