Iniciar sessão ou registar-se
    • TJ_10
    • 21 abril 2021 editado

     # 1

    Olá,

    Estamos em processo de remodelação de uma moradia de 2005 com instalação monofásica e surgiu a seguinte questão:

    -> Devemos alterar a instalação para trifásica ou devemos manter a monofásica?

    -> Vamos instalar bomba de calor para aquecimento central e existem soluções trifasicas e monofasicas, qual a opção mais racional?

    -> Quais as vantagens / inconvenientes dos dois tipos de instalação electrica?

    Obrigado,
    TJ
    • HFSF
    • 21 abril 2021

     # 2

    Assim na opinião de um leigo, optaria sempre que possível pela monofásica é a mais simples e paga menos de aluguer de contador.
    Depois, dependendo da casa e dos seus requisitos poderia passar para trifásico.

    Se optar por trifásico a potencia será distribuida pelas 3 fases e estas devem estar balanceadas. Se algum equipamento monofásico puxar mais de 1/3 da sua potencia contratada o quadro irá disparar por muito que ainda tenha as 2 outras fazes a não fazer nada.

    Os meus pais colocaram painéis fotovoltaicos para autoconsumo e tinha trifásico, basicamente tinha muitas vezes uma fase a pedir energia à rede e as outras 2 a devolver.

    Desculpe a falta de termos técnicos, mas não sou eletricista nem ligado à área, isto é apenas o resultado da minha pesquisa que levou a pedir a alteração de trifásico para monofásico na moradia dos meus pais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TJ_10
  1.  # 3

    Trifasico com o quadro elétrico bem proporcionado e a melhor w
 
0.0086 seg. NEW