Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 23 abril 2021 editado

     # 21

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Para 170m2 diria que não mais do que 4.000€ com IVA.


    Pode explicar como chegou a este valor? O orçamento real da Warmup que referi era bem superior.


    Colocado por: Anonimo18072022CCom um aumento, conforme concluiu de 600€ por ano a mais com PRE, neste exemplo, precisaria de 6,7 anos para recuperar o investimento a mais.


    E a partir desse momento poupam-se 600 € por ano. É dinheiro!

    Contas simplificadas, a longo prazo (por exemplo 30 anos).

    PRH: 8000 + 30 * 400 = 20,000 €

    PRE: 4000 + 30 * 1000 = 34,000 €
  1.  # 22

    recebi um orçamento de PRE para 190 m2 pelo valor de 5.000 eur + iva, o que me faz confusão é a potencia necessária +/- 16kw. Isto quer dizer que se ligar tudo a o mesmo tempo tenho de ter potencia no contador de 20,7 KVA mínimo? acontece o mesmo se tiver bomba de calor de 16kw?
  2.  # 23

    Colocado por: Mduvidasrecebi um orçamento de PRE para 190 m2 pelo valor de 5.000 eur + iva, o que me faz confusão é a potencia necessária +/- 16kw. Isto quer dizer que se ligar tudo a o mesmo tempo tenho de ter potencia no contador de 20,7 KVA mínimo? acontece o mesmo se tiver bomba de calor de 16kw?

    A potência da bomba de calor é o da produção e não o da absorvida.. 16kW de produção serão provavelmente 4kW gastos.
    • SrR
    • 24 abril 2021

     # 24

    Colocado por: Mduvidasacontece o mesmo se tiver bomba de calor de 16kw?
    nao
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 24 abril 2021

     # 25

    Acima de tudo, antes de se pensar no aquecimento, deve-se pensar no isolamento, porque é o isolamento que vai determinar os gastos energéticos.
  3.  # 26

    Colocado por: euAcima de tudo, antes de se pensar no aquecimento, deve-se pensar no isolamento, porque é o isolamento que vai determinar os gastos energéticos.

    Já se viu que não é bem assim.
    Um sistema bem isolado mas mal configurado muitas vezes consome mais que um mal isolado e bem configurado.
    • eu
    • 24 abril 2021

     # 27

    Colocado por: rjmpiresJá se viu que não é bem assim.
    Um sistema bem isolado mas mal configurado muitas vezes consome mais que um mal isolado e bem configurado.


    Pode explicar isto melhor?

    O que é um sistema mal configurado e um sistema bem configurado?
  4.  # 28

    Colocado por: eu

    Pode explicar isto melhor?

    O que é um sistema mal configurado e um sistema bem configurado?

    É leres as histórias de varios users que cá vêm expor os seus problemas.. a maioria tem problemas na parametrização ou erros na montagem e não problemas de isolamento.
  5.  # 29

    O custo mensal do pre, é o que me deixa mais em dúvida. Ando a pensar colocar apenas nos wc e ar condicionado nas restantes divisões.
  6.  # 30

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Sim mas essas questões em radiante a água, não no elétrico.
    Normalmente quando se fala em elétrico por aqui, as reações não são as melhores :-))
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Sim os relatos que por aqui aparecem são quase sempre no PRH.

    O feedback sobre o PRE que tenho é de pessoas que não têm problemas com as faturas de eletricidade, de tal forma que nem as pagam.
    Os testemunhos online não são muito abonatórios.. mas regra geral as pessoas só recorrem a forums e afins para "dizer mal".. é uma amostra não representativa regra geral.
  7.  # 31

    Colocado por: rjmpiresos relatos que por aqui aparecem são quase sempre no PRH.
    sendo muito fácil de rstrapolar para consumos com PRE basta saber o copo nominal da máquina e fazer as contas.

    Por exemplo uma instalação com registos mensais daqui do fórum na zona centro é somente multiplicar por 5 e tem exactamente o custo, o senão é que não faz arrefecimento nem AQS.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 32

    Está tudo muito focado nos custos de aquisição e de exploração, eu gostava de ver mais debatidos os custos de manutenção.

    Algo que me leva a apontar para o elétrico, é que da minha experiência (que não é de habitação, mas de edifícios comerciais e de serviços) os sistemas elétricos têm muito menos manutenção e avarias, já os de AVAC são um sorvedor de €, para além de dependerem muito mais das parametrizações...

    Se compararem quanto tempo dura uma instalação elétrica de uma habitação sem intervenções (devia haver manutenção preventiva, mas a realidade do habitacional é outra) e quanto tempo dura uma de avac sem intervenções...

    É que os custos de manutenção corretiva destes equipamentos podem custar os consumos de um ano de energia elétrica.
    Concordam com este comentário: OrdepOir
  9.  # 33

    Colocado por: RUIOLI
    1. que os custos de manutenção corretiva destes equipamentos podem custar os consumos de um ano de energia elétrica.
    é exactamente por causa disso que agora ando de Porche 911 Targa com o que cobro na manutenção dos sistemas que instalei....


    Mas o raio do sonho não passa disso..
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 34

    A mania de falarem sem conhecimento de causa da conclusoes caricatas
    Concordam com este comentário: eu
    • SrR
    • 24 abril 2021

     # 35

    Colocado por: jorgealvesA mania de falarem sem conhecimento de causa da conclusoes caricatas
    tem calma pah que é fim de semana
  11.  # 36

    Colocado por: jorgealvessendo muito fácil de rstrapolar para consumos com PRE basta saber o copo nominal da máquina e fazer as contas.

    Por exemplo uma instalação com registos mensais daqui do fórum na zona centro é somente multiplicar por 5 e tem exactamente o custo, o senão é que não faz arrefecimento nem AQS.

    Possivelmente tens razão.
    Não sei as espessuras de betonilha aconselhadas pelos sistemas de PRE, nem nada disso.. mas talvez seja mais direto do que o que penso.
    Talvez se possa descontar os custos com circulações e ventiladores dos ventilocoventores.. mas também não há de ser por aí.
    • eu
    • 24 abril 2021

     # 37

    Colocado por: RUIOLIEstá tudo muito focado nos custos de aquisição e de exploração, eu gostava de ver mais debatidos os custos de manutenção.

    Mas de que manutenção concreta está afinal a falar?
  12.  # 38

    Colocado por: jorgealvesé exactamente por causa disso que agora ando de Porche 911 Targa com o que cobro na manutenção dos sistemas que instalei....


    Mas o raio do sonho não passa disso..

    Eu ainda não tinha atingido a maioridade e já tinha um da Burago a 1/18.
  13.  # 39

    Colocado por: eu
    Mas de que manutenção concreta está afinal a falar?

    Limpar o filtro de água e passar a vassoura no permutador/pás custa dinheiro, se for uma menina daquelas pagas à hora para fazer o serviço pode ser um balurdio!
    • eu
    • 24 abril 2021

     # 40

    Colocado por: rjmpiresÉ leres as histórias de varios users que cá vêm expor os seus problemas.. a maioria tem problemas na parametrização ou erros na montagem e não problemas de isolamento.


    Agora imagine estas duas situações:

    A -Um sistema bem parametrizado com bom isolamento;

    B -Um sistema bem parametrizado com mau isolamento;

    Acha que os consumos serão idênticos?
 
0.0261 seg. NEW