Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa noite a todos
    Muita coisa foi dito algumas asneiras e outras verdades sou técnico de gas e tecnico polivalente de gas, o que acontece é que o sensor de monoxido de carbono detecta a temperatura saida dos gases na chicana ou seja onde está colocado o sensor, por causa de uma má saída destes para o exterior no qual devemos respeitar a elevação destes gases, devemos na saida do esquentador respeitar no minimo 30cm em altura entre o esquentador e a curva do tubo de exastão medido por baixo atè ao exterior,
    comprimento igual ou menor que 1 metro inclinação» 0%
    comprimento superior a 1 mts e inferior a 3 metros inclinação»3%
    comprimento superior a 3 mts e inferior a 6 metros inclinação»10%
    NP-998
    quanto à ventilação os tais buracos efectuados nas paredes para o exterior devem ser de 100 a 150 cm de diametro de preferencia a 30 cm do chão e outro entre 1,50 a 2 mts de altura estes buraco de ventilação já desde 1970 +/- existe a lei mas foi ignorada muito tempo até à entrada do Gás Natural em Portugal onde começou a haver mais inspecção, voltando á situação do esquentadores por eles desligarem quando detecta o monoxido, se esta situação da saída não é o caso, mas se é em prédio devemos ter em conta se o empreiteiro não colocou a saido de todos na mesma conduta, o que acomtece como os gases são leves e quentes e no meio encontram entrada de ar frio podem ficar bloqeados a meio
    e não saíem, se sairem loga para o exterior deve ter um deflector e não uma grelha como ás se vê por aí.
    consultem a NP 1037,1038 quandos estes não resultarem é colocar sistemas ventilados ou estanques
  2.  # 22

    Boa tarde!

    Enquanto pesquisava sobre o problema que tenho, descobri este forum, e aproveito para colocar aqui a minha questão:

    Tenho um esquentador Vulcano Click! Ventilado.
    Quando contactei a empresa fornecedora de gás canalizado, aquando da mudança para a minha casa, não me instalaram o gás, uma vez que o esquentador desligava. O que aconteceu foi o seguinte: estávamos num dia de muito vento, eu moro no 4º andar (que é o último do prédio) em Mafra. O esquentador está montado no último módulo dos móveis da cozinha, módulo esse que está encostado à parede exterior. Assim que colocámos o esquentador a trabalhar, o vento era tanto que não permitia a correcta extracção dos gases. Claro que o exaustor, que é muito forte, também não podia estar ligado, pois "sugava" os gases. Em todo o caso, não havia registos de monóxido de carbono, mas mesmo assim, o fornecedor de gás não aprovou esta situação.
    Qual foi a solução? Como a exaustão de gases está muito próxima da parede exterior, colocou-se um "H" na parede exterior, em vez de um simples tubo com a frente tapada e as laterais abertas.
    Contactei o fornecedor de gás novamente, e foi aprovado, o esquentador já não desligava (também não estava um dia de tanto vento como aquele primeiro dia).

    Entretanto, já lá vai mais de um ano, e o que acontece é que em dias de muito vento (mas muito vento mesmo) o esquentador bloqueia, tendo de se desligar da corrente eléctrica para voltar a trabalhar. Até se pode conseguir tomar um banho, mas regra geral, no período médio de se tomar um banho, se estiver muito vento, o esquentador acaba por desligar...

    O tubo de saída dos gases está a saír do esquentador, e 5cm depois, já está a curvar e a entrar no tubo exterior. Aliás, o tubo de saída dos gases (macho) entra no tubo exterior (fêmea), e nem sequer está completamente isolado, está apenas a entrar no tubo, mas o ar exterior não entra só para o tubo dos gases, entra também para casa (ou melhor, para o módulo dos móveis). Foi-me dito que, tendo em conta os ventos fortes, seria melhor assim, para não entrar directamente, com toda a afluência, para o esquentador. O que é certo é que já tentei isolá-lo, mas num destes dias aconteceu o mesmo, pelo que não será esse o problema.

    Relembro que o esquentador é ventilado, estou na dúvida se descer o esquentador uns 20 cm, se corrige este problema, ou se pode melhorar mas não corrigir...
    Há mais um factor penalizante: como se não bastasse estar no último andar, esta zona onde está o H faz uma reentrância no prédio, visto em planta é algo deste género:

    |...............
    |...............
    |......______
    \___H|
    esquentador

    E penso que isto pode também criar um "remoínho" de vento na zona de extracção do esquentador.
    Obrigado
  3.  # 23

    um esquntador com 6 anos, ja lhe fez alguma manutenção?
    isto n é so aligar agua e enqunto todo fonciona deixa andar, o gaz é perigoso e pode ser mortal, n se armem em tecnicos pode correr muito mal,se os sensores de segurança diaparam é porque algo n esta be, e de ve cghamar um tecno pra reparar, n é remediar, isso é facil se quer ignorar a segurança é so tirar o sensor ligar os fios derectos e ele numca falha. pode é um dia mandar umas paredxes abaixo ou qundo der por si esta a converssar com Sª. Pedro la no ceu e a contar a sua istoria, sobre esquntadores
    Tenham MUITO cuidado como gaz, eu pessoalmente nem quero em casa é tudo eletrico
  4.  # 24

    Olá falam de esquentadores, venho pedir ajuda! Vou pois tentar ser o máis objectivo possivel.
    Os meus canos teem cerca de 30 anos provávelmente já com muito cálcario, o meu esquentador Vaillat teem cerca de 20 anos. Recentemente abrindo a água quente na casa de banho a chama não puxa toda, fica fraca e a água sai morna, porém abrindo duas torneiras no wc o esquentador já puxa a chama toda.
    Chamei um técnico cujo veredicto foi; o esquentador está bom...não há pressão na água quente.
    Soluçoes apontadas duas: por um cano de agua quente novo ou trocar de esquentador visto que os novos abrem com menos pressão. Pois aqui está a minha dúvida qual a pressão minima com que os esquentadores acendem? penso que se mede em «BAR» e qual a linha de esquentadores (não inteligentes) que há no mercado que funcionam com a menor pressão de água? visto que nesta altura não me convinha mesmo estar a substituir canos.
    Desde já agradeço a todos a atenção e deixo os melhores cumprimentos neste meu primeiro post.
  5.  # 25

    Boa noite
    Sr webluso em relaçao ao disse o tecnico pode ter razao ou não, pois não disse se verificou a membrana do esquentador pois esta pode estar já dilatada, se não teve recentemente alguma intervençao vem como o regulador de caudal dentro do automatico de agua que com os anos se vai danificando embora a olhos visto parece boa deixando passar mais depressa a agua , quanto a pressao aquase todos já trabalham com baixa pressao mesmos os antigos embora que a alteraçao que faziam era nas molas de pressao dentro do automatico de agua e no automatico de gas. Quanto ao calcario a soluçao é fazer intalaçao exterior inox ou multicamada mas tambem devo chamar a atençao que por vezes à pessoas que tem agua de poços ou furos e que se não houver regulaçao do pressoatato ou do vaso de expansão (balão) pode originar a queda da pressao nas torneiras
    Espero ter tirado alguma duvida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: webluso
  6.  # 26

    Sr Wonderman
    quanto ao seu assunto após algumas tentativas já efectuadas devo lhe dizer que já tive um caso entre mãos parecida onde representantes da marca terem alegado que não tinha nada o esquentador embora o cliente se senti-se enganado, este recorreu a mim depois de outros terem visto o problema e não o resolvido. O que acontece é o pressostato dos gases nesses esquentadores embora os gases não são detectados eles saem mas o esquentador apaga-se
    1- no esquentador ao lado do motor tem um pressostato onde entram dois tubos transparentes se retirar o da frente junto ao pressostato o problema deve deixar de existir, em tão deve substituir essa peça completa , outra coisa a ter em atençao é a temperatura que atinge pois a sonda da temperatura da caldeira pode povocar a que este desligue
  7.  # 27

    tenho uma duvida. suponhamos um favo de esquentador fora deste, se entrar água no favo fria ela sai fria penso eu... se entrar quente a água aumenta de temperatura ou sai á mesma temperatura que entrou, sem estar ligado a nada.
    obrigado
  8.  # 28

    estou com um problema no esquentador manual
    deita pouca agua quente e desliga quando abro a agua fria em simultâneo voltando só a agua quente quando fecho complemente a agua
    fria passado muito tempo e nem sempre volta a agua quente.alguém me pode ajudar
  9.  # 29

    reposta ao a33112
    hipotese membrana furada
    sujidade no filtro de agua fria
    regulador de caudal
  10.  # 30

    recuperando um pouco este tema, estou com um problema no meu esquentador, um Vulcano WR300 click ventilado, pois está com uma fuga de água.
    gostaria de saber se este tipo de situação tem arranjo e para tal anexo uma foto do problema.
    Obrigado.
      IMG_20131112_1346331.jpg
  11.  # 31

    Colocado por: Anytimeeste tipo de situação tem arranjo
    tem, convem é que o arranje depressa porque tem ai dois parafusos que são os que se tira para tirar essa peça inteira debaixo, depois de oxidados é uma trabalheira para os sacar fora!
  12.  # 32

    Colocado por: semogBoa noite a todos
    Muita coisa foi dito algumas asneiras e outras verdades sou técnico de gas e tecnico polivalente de gas, o que acontece é que o sensor de monoxido de carbono detecta a temperatura saida dos gases na chicana ou seja onde está colocado o sensor, por causa de uma má saída destes para o exterior no qual devemos respeitar a elevação destes gases, devemos na saida do esquentador respeitar no minimo 30cm em altura entre o esquentador e a curva do tubo de exastão medido por baixo atè ao exterior,
    comprimento igual ou menor que 1 metro inclinação» 0%
    comprimento superior a 1 mts e inferior a 3 metros inclinação»3%
    comprimento superior a 3 mts e inferior a 6 metros inclinação»10%
    NP-998
    quanto à ventilação os tais buracos efectuados nas paredes para o exterior devem ser de 100 a 150 cm de diametro de preferencia a 30 cm do chão e outro entre 1,50 a 2 mts de altura estes buraco de ventilação já desde 1970 +/- existe a lei mas foi ignorada muito tempo até à entrada do Gás Natural em Portugal onde começou a haver mais inspecção, voltando á situação do esquentadores por eles desligarem quando detecta o monoxido, se esta situação da saída não é o caso, mas se é em prédio devemos ter em conta se o empreiteiro não colocou a saido de todos na mesma conduta, o que acomtece como os gases são leves e quentes e no meio encontram entrada de ar frio podem ficar bloqeados a meio
    e não saíem, se sairem loga para o exterior deve ter um deflector e não uma grelha como ás se vê por aí.
    consultem a NP 1037,1038 quandos estes não resultarem é colocar sistemas ventilados ou estanques


    Olá Semog, uma vez que esta habilitado peço-lhe uma ajudinha para tentar perceber o que tenho de fazer.
    O meu esquentador (Vulcano Wr11 G23) desliga-se sempre que se tempera a água do chuveiro, ou seja, o esquentador liga sem problemas, estando a torneira (misturadora) virada totalmente para o quente, contudo, sempre que viramos (nem que seja um milímetro) para o meio (para a água ficar mais morninha) o esquentador desliga-se. Já percebi que não tem a ver com o sensor de CO porque se fecharmos e voltamos a abrir a torneira (no quente, claro) o esquentador liga sem problemas e de imediato.
    Já li por aqui que pode ser do filtro do chuveiro, mas já o abri e limpei e continua igual.
    O apoio da Vulcano disse-me o seguinte:

    "...vimos por este meio informar que deverá tentar regular o caudal no esquentador (abrir mais)...", como é que se regula o caudal? É no botão do lado direito? (o que tem o desenho de uma torneira?) já o fiz e não acontece nada. Será que o regulador não funciona? Coloco aqui uma foto do esquentador para ver o botão de que falo.

    Se alguém me conseguisse ajudar sem ter de chamar um técnico era muito bom (sempre se poupavam uns trocos) :)

    Grata pela atenção,
    AM.
  13.  # 33

    Colocado por: AnaMachado

    Olá Semog, uma vez que esta habilitado peço-lhe uma ajudinha para tentar perceber o que tenho de fazer.
    O meu esquentador (Vulcano Wr11 G23) desliga-se sempre que se tempera a água do chuveiro, ou seja, o esquentador liga sem problemas, estando a torneira (misturadora) virada totalmente para o quente, contudo, sempre que viramos (nem que seja um milímetro) para o meio (para a água ficar mais morninha) o esquentador desliga-se. Já percebi que não tem a ver com o sensor de CO porque se fecharmos e voltamos a abrir a torneira (no quente, claro) o esquentador liga sem problemas e de imediato.
    Já li por aqui que pode ser do filtro do chuveiro, mas já o abri e limpei e continua igual.
    O apoio da Vulcano disse-me o seguinte:

    "...vimos por este meio informar que deverá tentar regular o caudal no esquentador (abrir mais)...", como é que se regula o caudal? É no botão do lado direito? (o que tem o desenho de uma torneira?) já o fiz e não acontece nada. Será que o regulador não funciona? Coloco aqui uma foto do esquentador para ver o botão de que falo.

    Se alguém me conseguisse ajudar sem ter de chamar um técnico era muito bom (sempre se poupavam uns trocos) :)

    Grata pela atenção,
    AM.


    Afinal a foto não ficou porque é demasiado grande e eu não sei como é que pode diminuir o seu tamanho :/ mas se precisarem há fotos na NET, bata colocarem o modelo que indico acima.
  14.  # 34

    Se há fotos na net, porque não coloca o atalho em vez de quem a quiser ajudar, ainda ter de andar à procura de uma fotografia?
  15.  # 35

    Colocado por: treker666Se há fotos na net, porque não coloca o atalho em vez de quem a quiser ajudar, ainda ter de andar à procura de uma fotografia?


    Falha minha, caro treker666, segue um dos links. Penso que as fotos dão para perceber qual é o esquentador:

    http://samoracorreia.olx.pt/vulcano-esquentador-inteligente-iid-444656521
  16.  # 36

    Colocado por: AnaMachado

    Falha minha, caro treker666, segue um dos links. Penso que as fotos dão para perceber qual é o esquentador:

    http://samoracorreia.olx.pt/vulcano-esquentador-inteligente-iid-444656521
    quase d certeza k é o diafragma, tera k o substituir
  17.  # 37

    Colocado por: Sergio RodriguesVulcano Wr11 G23
    Boas Sérgio além do diafragma não poderá ser também caudal de água reduzido? Ao abrir a água fria "rouba" caudal no esquentador e ele apaga.
  18.  # 38

    humm isso não sei, não seu que caudal existe em casa, mas aquilo normalmente funciona com caudais reduzidos!! agora que li melhor o post da user Anamachado, vi que da vulcano disseram para aumentar ao caudal no esquentador e sim isso pode tambem resolver o problema é o botão do lado direito!
  19.  # 39

    hoje em dia pode ser tanta coisa, os mais antigos era bem mais simples encontrar o defeito, ou menbrana ou o estabilizador de caudal!!
    • Mac
    • 10 fevereiro 2014

     # 40

    Boas
    Qual o mais fiável, esquentador com acendimento por hidrogerador ou acendimento eléctrico ??

    Obrigado
 
0.0253 seg. NEW