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  1.  # 1

    Boas tardes.

    A nossa coletividade em 1978 adquiriu um imóvel que na altura era tipo um armazém de depósito materiais. Entretanto edifício foi reconstruído, casas de banho, divisões etc.passou a ser a sede.
    Mas continuou sempre o artigo nas finanças com a descrição de armazém. Todos os anos a pagar IMI, etc.

    Agora queremos atualizar a caderneta predial do artigo, temos ali um projeto foi elaborado em 2004. O que terei de fazer pra podermos alterar nas finanças o artigo do prédio?
  2.  # 2

    Bastará só apresentar o projeto?
  3.  # 3

    O processo deverá ser instruído junto da câmara por arquitecto.

    Uma vez que as obras já estão feitas, julgo que haverá uma vistoria e feito um relatório.

    Sendo um edifício "independente" e sem outras fracções no mesmo, torna-se mais fácil fazer a mudança.
  4.  # 4

    Se o projeto é do construido pode preencher o Modelo 1 do IMI (online) e enviar as plantas com as atualizações que quiser fazer (por correio). Ou pode se descolar a uma repartição de finanças.
    Não tem a ver com a legalidade da construção, que não tem que ver com a Autoridade Tributária, mas sim com a Câmara Municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DBrito
  5.  # 5

    Colocado por: Tome_2Se o projeto é do construido pode preencher o Modelo 1 do IMI (online) e enviar as plantas com as atualizações que quiser fazer (por correio). Ou pode se descolar a uma repartição de finanças.
    Não tem a ver com a legalidade da construção, que não tem que ver com a Autoridade Tributária, mas sim com a Câmara Municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DBrito


    O projeto foi quando compuseram a cobertura do edifício.

    Já agendei nas finanças, atendimento presencial para dia 20. Basta só levar o projeto da altura e preencher modelo 1?

    Com certeza depois vira vistoria deles ao edifício fazer reavaliação, ou não?
  6.  # 6

    Antes de actualizar nas finanças, certifique-se de que dispõe de Licença de utilização.
    Só então actualizar nas finanças e no registo predial - para as matrizes ficarem a bater certo e não ter um problema futuro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DBrito
  7.  # 7

    Depois da entrega do Modelo 1, vai ser despoletado um processo de avaliação para efeitos de imposto.
    Geralmente leva 45 dias até à emissão da Caderneta Predial Urbana definitiva.
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  8.  # 8

    Colocado por: ADROatelierAntes de actualizar nas finanças, certifique-se de que dispõe de Licença de utilização.
    Só então actualizar nas finanças e no registo predial - para as matrizes ficarem a bater certo e não ter um problema futuro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DBrito


    Não tem licença de utilização. Daí querermos alterar a caderneta, para posteriormente irmos a câmara meter o processo de licença utilização. E aquilo não tá registado na conservatória, só nas finanças ( mais um embroglio pra depois resolver )
  9.  # 9

    Acho que para a camara pouco interessa o que esta registado nas finanças, a camara é que vai emitir o alvará de utilização mediante o real uso do edifício, apos eventual legalização do que foi alterado. mas o melhor é alguem consultar a camara. as finanças so querem e saber de receber dinheiro o que estas registado para eles nao interessa.
    Concordam com este comentário: Tome_2
  10.  # 10

    A câmara só quer saber o que consta na certidão permanente de registo predial.
 
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