Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Uma dúvida caso alguém já tenha passado pelo mesmo. O meu irmão vai fechar a sua empresa de compra e revenda de imóveis, não tem nenhuma dívida apenas vai mudar de ramo. Mas nesse imóvel existe ainda 1 terreno que não foi vendido, como poderá esse terreno passar para ele e mulher uma vez que são ambos donos 50/50 da sociedade?

    O terreno foi adquirido pela empresa por 80 mil euros há 4 anos e já tem IMT pago.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Tem que comprar o terreno à empresa.
    O preço da compra não poderá ser inferior ao valor de aquisição do terreno para a empresa, isso deve ser visto com o contabilista, porque essa venda vai influenciar os resultados da empresa.
  3.  # 3

    O estranho deste tópico é o dono de uma empresa ligada ao imobiliário não saber como vender um imóvel a um casal... (mas eu não percebo nada disto)
  4.  # 4

    Colocado por: smstO estranho deste tópico é o dono de uma empresa ligada ao imobiliário não saber como vender um imóvel a um casal... (mas eu não percebo nada disto)

    A dúvida tem a ver com contabilidade e fiscalidade.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    A dúvida tem a ver com contabilidade e fiscalidade.


    A empresa certamente terá contabilidade organizada para esclarecer os sócios. Agora se houverem dividas/penhoras, etc convém consultar um advogado o quanto antes. Se estiver tudo direito a nivel contabilístico terão de vender os bens da empresa (não importa a quem), pagar os respectivos impostos e encerrar a empresa.
  6.  # 6

    Colocado por: PicaretaTem que comprar o terreno à empresa.
    O preço da compra não poderá ser inferior ao valor de aquisição do terreno para a empresa, isso deve ser visto com o contabilista, porque essa venda vai influenciar os resultados da empresa.


    Obrigado desde já pela atenção. Mas se não houver lugar a venda esse imovel reverterá para os sócios, no entanto tal movimento terá reflexo no IRS pessoal (28%), mas esse valor é sobre o valor de compra pela empresa ou valor patrimonial do bem?

    E, descansando o Sr. Smst, isto são dúvidas minhas e apenas uma tentativa de recolher mais informação para ajudar o meu irmão a juntar à conversa que terá de existir com o TOC da empresa.

    Cumps!
  7.  # 7

    Colocado por: WoodmikeMas se não houver lugar a venda esse imovel reverterá para os sócios

    A única forma que eu conheço de os sócios ficarem com o terreno é com uma venda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: Picareta
    A única forma que eu conheço de os sócios ficarem com o terreno é com uma venda.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Mas se uma empresa é fechada com um bem e caso o sócio não queira ou não tenha capacidade para o adquirir como acontece?

    Eu quando tiver feedback do TOC partilho com o Forum.

    Obrigado uma vez mais!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  9.  # 9

    Colocado por: WoodmikeMas se uma empresa é fechada com um bem e caso o sócio não queira ou não tenha capacidade para o adquirir como acontece?

    Vende a um terceiro e fica com o dinheiro.
 
0.0123 seg. NEW