Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nortenho66

    Está completamente enganado, aliás, ser permeável ao vapor de água, todos os materiais são, até as BPV, a questão está em quão permeáveis são.
    (as BPV na verdade chamam-se retardadores de vapor)




    Não quer elucidar sobre o assunto?



    Parece-me que a maioria das pessoas a comentar esta a fazer confusão na função da BPV e onde deverá ser colocada quando necessário.
    Bpv em sistema com isolamento pelo exterior e construção tradicional faz 0 sentido.


    BPV - Barreira Para Vapor, penso que foi o nortenho66 quem se equivocou e entendeu que será Barreira Para Vento, daí ter referido que não passa ar no betão.
  2.  # 22

    a função da barreia pára-vapor é impedir a chegada
    do vapor de água à zona fria da cobertura, e
    consequentemente impedir a condensação do
    mesmo.
  3.  # 23

    Colocado por: Vítor Magalhães

    BPV - Barreira Para Vapor, penso que foi o nortenho66 quem se equivocou e entendeu que será Barreira Para Vento, daí ter referido que não passa ar no betão.

    não, não equivoquei, barreira pára vapor por cima da laje de cobertura não tem qualquer fundção, caso contário porque não colocariam nas paredes também?




    Colocado por: marco1a função da barreia pára-vapor é impedir a chegada
    do vapor de água à zona fria da cobertura, e
    consequentemente impedir a condensação do
    mesmo.


    deixo a mesma questão, então porque não colocar nas paredes também?

    se o ar com vapor de agua passa pelo betão, em quero imaginar pelo tijolo/bloco das paredes...
  4.  # 24

    Colocado por: nortenho66
    não, não equivoquei, barreira pára vapor por cima da laje de cobertura não tem qualquer fundção, caso contário porque não colocariam nas paredes também?

    Referia-me à parte em que diz que o betão faz de BPV.

    Colocado por: nortenho66
    (...)e saber que por uma laje de betão não passa ar (faz de Bpv).
    (...)
  5.  # 25

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Referia-me à parte em que diz que o betão faz de BPV.



    exactamente, e faz, tal como faz uma parede de alvenaria, daí não fazer sentido colocar BVP (vapor) nem na laje nem nas paredes extetiores.
  6.  # 26

    Eu só sei que cada vez percebo menos de construção...
    Em cada ponto da construção aparecem sempre ideias contraditórias
    São engenheiros contra arquitetos, arquitetos contra empreiteiros, empreiteiros contra engenheiros, engenheiros contra engenheiros...
    Porque raio não há uma normalização nas coisas?
    Parece-me que anda tudo numa roleta russa e é para onde der...
  7.  # 27

    Colocado por: jfsmoreiraEu só sei que cada vez percebo menos de construção...
    Em cada ponto da construção aparecem sempre ideias contraditórias
    São engenheiros contra arquitetos, arquitetos contra empreiteiros, empreiteiros contra engenheiros, engenheiros contra engenheiros...
    Porque raio não há uma normalização nas coisas?
    Parece-me que anda tudo numa roleta russa e é para onde der...


    em portugal é que se espera que o arquitecto e eventualmente o engenheiro civil saiba de tudo e mais alguma coisa, como já referi aqui no UK a equipa é multidisciplinar e apesar de eu ter de saber onde e para que que se coloca uma BPV, quando tenho duvidas entro em contacto com o engenheiro da térmica que é quem realmente percebe do assunto (este em especifico), no final uma entidade externa vai fazer "controlo de qualidade" ao projecto de execução e se não estiver conforme os regulamentos e as boas práticas, não é autorizada a construção.
  8.  # 28

    Colocado por: jfsmoreiraEu só sei que cada vez percebo menos de construção...
    Em cada ponto da construção aparecem sempre ideias contraditórias
    São engenheiros contra arquitetos, arquitetos contra empreiteiros, empreiteiros contra engenheiros, engenheiros contra engenheiros...
    Porque raio não há uma normalização nas coisas?
    Parece-me que anda tudo numa roleta russa e é para onde der...


    Porque nós tugas temos um achómetro, cada um tem o seu, portanto não coincidem as opiniões...

    Se bem me lembro há umas contas que se podem fazer para saber se é necessário BPV, e qual BPV...
  9.  # 29

    Concordo perfeitamente com o jfsmoreira: realmente é tudo muito confuso :-(

    E que tal se colocar a questão de outra forma:
    Se colocar BPV (para além do custo acrescido), existe alguma desvantagem significativa para o comportamento da cobertura?
  10.  # 30

    Colocado por: SCCorreiaConcordo perfeitamente com o jfsmoreira: realmente é tudo muito confuso :-(

    E que tal se colocar a questão de outra forma:
    Se colocar BPV (para além do custo acrescido), existe alguma desvantagem significativa para o comportamento da cobertura?

    Não, só mesmo o desperdício do custo.

    Eu deixo de novo a questão que ainda ninguém respondeu, se ponderam colocar bpv na cobertura, porque não nas paredes exteriores também?
    A bpv usa-se em sistemas construtivos onde os materiais têm um Sd alto (valor que mede a a resistência ao movimento do vapor de água), especialmente em construção leve como woodframe, lsf, etc e quando assim é, todo o edifício é "embrulhado" com bpv.
    Hoje em dia já existem membranas "inteligentes" cujo valor Sd varia consoante várias condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
 
0.0174 seg. NEW