Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilva

    É por estas e por outras, que o numero daqueles que por aqui andavam com disponibilidade para ajudar diminuiu drasticamente...
    :(


    É verdade tem toda a razão. Mas como deve calcular , fazer uma reabilitação de uma casa de adobes não é fácil. Muitos manuais sobre adobes lidos e viagens a lx e Coimbra para ouvir palestras sobre o tema.

    Reabilitações em casas antigas são um quebra cabeças constante e são bem mais difíceis de fazer do que uma construção nova. Sobretudo no que toca a mão de obra.

    Para chegar a esta fase da casa foi um grande desafio , mesmo parecendo uma obra modesta.
    E toda a gente que trabalhou na casa acha que a obra foi e está a ser bem encaminhada.

    Agora surgiu esta situação das cantarias e pensei em vir aqui fazer a questão visto que estou um bocado atrapalhado de tempo.

    Mas não há stress, há sempre lojas da especialidade e bibliotecas municipais.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Deixa agora!
    Se quiser uniformizar depois o aspecto da pedra, pode dar-lhe umas pinceladas com a agua de apagar a cal.

    (muitos seminários, congressos, pós-graduações, cursinhos, workshops, no Porto, Lisboa, Alentejo e Algarve, muita bibliografia comprada e leitura de teses de mestrado na area da reabilitação e também experiencias em obra)


    Pincelar no final com leitada de cal? Isso depois dispensa o hidrofugante?
  2.  # 22

    Colocado por: João CustodiaMaldita a hora que tirei uma foto com o telhado enquadrado 😑🤪


    Não leve a mal, para quem estudou tanto o assunto, como é possivel ter sido levado numa coisa dessas!? é a pior coisa que se pode fazer numa construção de terra, isto se for mesmo em adobe.( não será antes alvenaria portante em pedra e paredes interiores de compartimentação em adobe?)
  3.  # 23

    Colocado por: João CustodiaPincelar no final com leitada de cal? Isso depois dispensa o hidrofugante?

    Não é leitada ( tinta de cal), é a agua de apagar a cal. pode ter alguma coloração se não a decantar devidamente.... sim, serve como um protector de superficie. Pesquise.
  4.  # 24

    Do conhecimento que tenho acho que estamos a falar da mesma coisa. ( Embora não tenha encontrado nada sobre leitada de cal na internet. Também não sei qual o nome em inglês, só lime PuTTY)

    Do que tenho conhecimento, a leitada é a água que fica por cima no bidon depois de apagar a cal. Mas posso estar enganado.

    Isto é algo que gostaria de ter mais material de leitura, não consigo encontrar muito sobre isso e disseram me que depois fazer o reboco de cal devia pincelar o mesmo com essa água várias vezes antes de caiar
  5.  # 25

    Colocado por: João Custodiao e disseram me que depois fazer o reboco de cal devia pincelar o mesmo com essa água várias vezes antes de caiar

    Ou, dar no final da caiação, por forma a fixar melhor a tinta de cal e não ficar com a roupa borrada de cal ;)

    Leitada tem aspeto de leite... se deixar assentar devidamente, é um liquido quase transparente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Custodia
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não leve a mal, para quem estudou tanto o assunto, como é possivel ter sido levado numa coisa dessas!? é a pior coisa que se pode fazer numa construção de terra, isto se for mesmo em adobe.( não será antes alvenaria portante em pedra e paredes interiores de compartimentação em adobe?)

    Têm paredes de Adobe e outras de tijolo maciço.
    A construção começou em Novembro e estou numa zona onde há bastante pluviosidade e o vigamento é em casquinha além das paredes serem também de terra . Tenho também o anexo que vai ficar como ampliação da casa que vai ficar com o ponto de água quase inexistente. A casa está junto á estrada e junto a uma escola por isso não posso alterar nada do que já estava feito por causa da fiscalização. Daí ter escolhido painel sanduíche, pela velocidade de montagem no inverno, pelo ponto de água do anexo a casa fica com o telhado igual.
    A casa vai levar VMC por isso vai ter respiração.

    Qual é a sua preocupação? A falta de peso sobre as paredes?
  7.  # 27

    Não implicaram por causa de ter alterado o telhado? Isto é, a CM?
  8.  # 28

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão implicaram por causa de ter alterado o telhado? Isto é, a CM?


    Desde que o vigamento seja em madeira e o telhado tenha o aspecto da telha Lusa não há problema. A lei diz que desde que promova a eficiência energética e que tenha aspecto semelhante não há problema.

    Não pode levar metal no vigamento, isso é ilegal.
  9.  # 29

    Colocado por: João CustodiaMuitos manuais sobre adobes lidos e viagens a lx e Coimbra para ouvir palestras sobre o tema.

    Em tantos manuais lidos e estudo, encontrou alguma casa desse estilo com um telhado sandwich? .... ficou uma cagada, mas pronto não é para mim.!!

    Quanto à pedra existem várias marcas que tem materiais para isso, procure na Weber, secil,...aqui tem um exemplo.

    https://pt.topeca.pt/catalogo/argamassas-tecnicas/argamassas-renovacao-reparacao/topeca-restauro.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Custodia
  10.  # 30

    Eu acredito que tem bons princípios pelo tempo que despendeu nas pesquisas bibliográficas.
    Quero pedir desculpa por ter falado no telhado.
    Todos nós já fizemos opções ou tomámos decisões que não são as ideais mas as possíveis.
    Espero que consiga fazer da casa o que pretender . Que tudo corra bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Custodia
  11.  # 31

    Colocado por: Picareta
    Em tantos manuais lidos e estudo, encontrou alguma casa desse estilo com um telhado sandwich? .... ficou uma cagada, mas pronto não é para mim.!!

    Quanto à pedra existem várias marcas que tem materiais para isso, procure na Weber, secil,...aqui tem um exemplo.

    https://pt.topeca.pt/catalogo/argamassas-tecnicas/argamassas-renovacao-reparacao/topeca-restauro.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Custodia


    É verdade, não encontrei, tal como não encontrei nada sobre janelas de PVC e alumínio com imitação de madeira e isso é mato.

    São gostos e opções novas que existem e há pessoas mais puristas que outras.

    Daqui a 30 anos o telhado pode ser mudado, não é algo que tenha de ficar para sempre.

    Obrigado pela dica das argamassas.
  12.  # 32

  13.  # 33

    Colocado por: Pedro Barradas
    Ou, dar no final da caiação, por forma a fixar melhor a tinta de cal e não ficar com a roupa borrada de cal ;)

    Leitada tem aspeto de leite... se deixar assentar devidamente, é um liquido quase transparente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Custodia


    Ficou impecável. Obrigado 😀
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Colocado por: João Custodiahttps://ibb.co/mCsnn52


    Ficou mesmo bem.
    Parecem novas.


    Se se comprasse isso agora numa fábrica de cantarias era um dinheirão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Custodia
 
0.0177 seg. NEW