Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Tenho mais uma curiosidade.
    Dado que tenho um familiar que tem um Certificado de Empreiteiro de Obras Particulares, que costuma fazer pequenas obras mas tem bastante experiência em obras grandes, eu queria que fosse ele a construir uma pequena casa de raíz para mim.

    É uma casita pequena, e vai sair em cerca de 60000 eur.

    Que solucões poderia eu ter neste caso? Podemos pagar a algum engenheiro para nos assinar algo? Poderá ser a empresa que fez o projeto, ou teria que ser outro técnico?
  2.  # 2

    O seu familiar pede no IMPIC um alvará classe I
    Custa cento e poucos euros.
    Tem a coisa resolvida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaO seu familiar pede no IMPIC um alvará classe I
    Custa cento e poucos euros.
    Tem a coisa resolvida
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris


    Ok se for só isso é muito bom... mas não requer um técnico responsável? E dará para pedir apenas para uma obra?
  4.  # 4

    Um alvará classe I dá para a grande maioria das obras.
    Vai precisar depois de um técnico para assinar a direcção técnica da obra, mas isso não tem a ver com o alvará mas sim com a obra em si.
    Dependendo da zona, pode custar entre 200 a 250€ por mês
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaUm alvará classe I dá para a grande maioria das obras.
    Vai precisar depois de um técnico para assinar a direcção técnica da obra, mas isso não tem a ver com o alvará mas sim com a obra em si.
    Dependendo da zona, pode custar entre 200 a 250€ por mês


    Ok, desculpe mesmo a minha ignorância, mas para fazer o pedido do tal alvará classe I, não me requerem nenhum técnico? Quando fizemos o pedido do certificado de obras particulares não me foi exigido nada de especial, mas recordo-me que não pedimos o alvará classe I porque os requisitos eram bem maiores.
  6.  # 6

    Alvarás até classe II já não necessitam de técnico no quadro. Apenas necessita de nomear um técnico para a DT das obras que levantar.
    Ao nível dos outros requisitos é igual.
    Seguro de Acidentes de trabalho e de responsabilidade civil e registo criminal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaAlvarás até classe II já não necessitam de técnico no quadro. Apenas necessita de nomear um técnico para a DT das obras que levantar.
    Ao nível dos outros requisitos é igual.
    Seguro de Acidentes de trabalho e de responsabilidade civil e registo criminal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris


    Ok muito obrigado. É bom saber.

    E portanto a DT pode ser conmbinado com o gabinete que irá fazer os projetos de arquitetura e especialidades? Ou ainda tem que ser uma outra pessoa?
  8.  # 8

    Pode, mas o ideal é separar as águas.
    Imagine que o gabinete cometeu um erro no projeto, o seu familiar até se apercebe por ter experiência de obras.
    Sendo o DT da responsabilidade do gabinete acha que vai assumir isso?
  9.  # 9

    O DT ou faz parte do quadro da empresa de construção ou tem que ter um contrato de prestação de serviços com ela.
    O DO está obrigado a nomear um diretor de fiscalização e um coordenador de segurança mas certamente que isso o gabinete de projetos já lhe explicou
  10.  # 10

    Já agora, o DF não pode ser o autor do projecto de arquitectura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaJá agora, o DF não pode ser o autor do projecto de arquitectura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris


    O importante mesmo era a questão do alvará. Assim já sei que poderemos fazer a obra.
    A questão dos técnicos será vista na devida altura.

    Obrigado pela Informação.
  12.  # 12

    Colocado por: exlybris


    Obrigado pela Informação.

    São 5€
    😊
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    São 5€
    😊


    Ahahah realmente agora sinto-me em dívida.
    Näo seja por isso, envie-me o seu NIB.
    Ou aceita cartão ? :)
  14.  # 14

    Pode ser em géneros.
    Dependendo da zona, estamos a aceitar presuntos, enchidos, queijos e até galinhas
  15.  # 15

    Ahaha zona do Algarve.
  16.  # 16

    Colocado por: exlybrisAhaha zona do Algarve.

    Pois, nessa zona, além das "bifas" não há mesmo mais nada de jeito.
    😭😭😭😭
 
0.0195 seg. NEW