Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Resumidamente eu faço construção para venda, em que tenho vindo a trabalhar como particular, compro o terreno/projecto, construo com sub empreitadas e vendo o imóvel. Agora têm surgido várias coisas para terceiros, especialidades em que tínhamos vindo a trabalhar com recibos verdes, mas ultimamente têm pedido para executarmos também a obra, e vamos começar a fazer isso. Vou ter que passar faturas aos clientes, mas a minha dúvida é:

    Utilizo o alvará do sub-empreiteiro que trabalha connosco para fazer obras, registo a marca e trabalho como uma "marca de casas" com fornecedores, vendendo um "produto", isto é possível?

    Ou abro empresa, alvarás, seguros, etc etc etc.
    O que eu quero é evitar muita complicação e muita despesa mensalmente, o objetivo é não contratar pessoal, sempre sub-empreitadas.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: Diogo10sOu abro empresa, alvarás, seguros, etc etc etc.
    O que eu quero é evitar muita complicação e muita despesa mensalmente, o objetivo é não contratar pessoal, sempre sub-empreitadas.


    Descobriu a pólvora?
  3.  # 3

    Descobriu que existem impostos!!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  4.  # 4

    Por curiosidade,
    quem dá a garantia do imovel no final?
  5.  # 5

    Colocado por: master_chiefPor curiosidade,
    quem dá a garantia do imovel no final?


    Encargos? Não é comigo.
  6.  # 6

    40 anos de construção para venda da parte do meu pai, 10 da minha parte, querem a lista de clientes para perguntar um a um qual é que não teve assistência técnica e pintura mesmo sem precisar ao final da garantia? Fora as coisas que nem estavam incluídas na garantia tipo partirem um vidro que nos também cubrimos.
    Concordam com este comentário: Name
  7.  # 7

    Quanto aos impostos, eu não quero fugir nem descobri pólvora nenhuma. Eu quero saber qual a melhor modalidade de faturar sendo que eu não tenho empregados, se vale a pena abrir empresa ou se posso abrir em nome individual. Sendo que até agora os serviços de especialidades eu trabalhava a recibos verdes, não vejo onde fugi aos impostos até agora. Lol e nem quero fugir, não quero é ter alvarás e etc etc se o teu empreiteiro tem tudo isso e dá as garantias (e se não desse ,eu resolvia, estejam descansados lol)
    Concordam com este comentário: Name
  8.  # 8

    Abra sociedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  9.  # 9

    Colocado por: Diogo10sResumidamente eu faço construção para venda, em que tenho vindo a trabalhar como particular, compro o terreno/projecto, construo com sub empreitadas e vendo o imóvel

    É só ilegalidades, e o mais grave é que não tem a mínima noção disso.
    Os promotores imobiliários (empresas que constroem para venda), tem que ser empresas inscritas no impic, e tem que comunicar semestralmente todas transações de imóveis, você como é obvio nunca fez nada disto.

    Construir com alvará de outra empresa, é outra ilegalidade, e a empresa que empresta o alvará, e o diretor de obra são uns irresponsáveis, se acontece um acidente na obra apanham uma ripada, e é bem feito.

    Quanto aos clientes que compram imóveis a este tipo de promotores imobiliários, são também uns irresponsáveis, que não sabem o que andam a fazer.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Quanto aos clientes que compram imóveis a este tipo de promotores imobiliários, são também uns irresponsáveis, que não sabem o que andam a fazer.


    E têm que saber?
  11.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    E têm que saber?

    Quando tiver uma proxima empreitada peço uma garantia bancaria de boa execucao a 5 anos.
    Vamos ver quantos aceitam.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  12.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaE têm que saber?

    Não é propriamente a mesma coisa que comprar um par de sapatos, normalmente é o maior investimento de uma vida.

    Eu vejo tanta gente preocupada com pintelhiçes, tipo marca dos eletrodomésticos, mas não querem saber do histórico da empresa que está a vender o apartamento, neste caso nem empresa existe.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  13.  # 13

    Colocado por: SirruperQuando tiver uma proxima empreitada peço uma garantia bancaria de boa execucao a 5 anos.
    Vamos ver quantos aceitam.

    Se nas obras públicas todos aceitam, porque é que nas particulares não iriam aceitar? e nas obras públicas as margens são menores.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  14.  # 14

    Conheço pessoas que têm tudo aprovado na Câmara para avançar com a construcao. Os melhores empreiteiros têm a agenda cheia a 1 e 2 anos. Há dias um DO ofereceu a um empreiteiro mais 15k para ser ele a construir e ele nao aceitou.
    As pessoas querem construir e dizer-lhes que têm de esperar 1 ano para começar é um murro no estômago.
    Os novos profissionais sem experiencia sao todos patos bravos. Nao se pode confiar neles.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    É só ilegalidades, e o mais grave é que não tem a mínima noção disso.
    Os promotores imobiliários (empresas que constroem para venda), tem que ser empresas inscritas no impic, e tem que comunicar semestralmente todas transações de imóveis, você como é obvio nunca fez nada disto.

    Construir com alvará de outra empresa, é outra ilegalidade, e a empresa que empresta o alvará, e o diretor de obra são uns irresponsáveis, se acontece um acidente na obra apanham uma ripada, e é bem feito.

    Quanto aos clientes que compram imóveis a este tipo de promotores imobiliários, são também uns irresponsáveis, que não sabem o que andam a fazer.

    Aqui está uma resposta que me "abre os olhos " sem ser arrogante, caso raro neste fórum. Só construi/reabilitei 2 edifícios sem empresa, em que o empreiteiro que faz a obra é quem tem o alvará, não peço emprestado a ninguém.
    Os outros cerca de 20 edifícios foram todos com a empresa do meu pai, de a uns anos para ca fiquei eu a frente e o meu pai mais ligado a burucracia, até à 2 anos atrás em que ele fechou a empresa e eu decidi construir a minha casa, com um empreiteiro, entretanto apareceram os da Remax com um cliente e uma boa proposta e eu vendi. De seguida apareceu uma casa para reabilitar, excelente negócio, obra de 3 meses, fi-lo sem empresa sim, e vendi. Não tencionava continuar a construção para venda, portanto não abri empresa só por uma obra de 3 meses.
    Agora sim, vou fazer as coisas como manda a lei, e estou a tentar perceber qual a forma correta que me trás menos gastos e complicações, apenas isso. Eu vejo empresas abertas com alvarás e todas as paneleirices do mundo, que fazem trabalhos vergonhosos, entregam obras cheias de problemas. Pelo menos eu posso não ter feito a coisa correta mas os clientes ficaram satisfeitos e dou garantia, a minha consciência está tranquila.
    Concordam com este comentário: Name
  16.  # 16

    Mas já agora, qual é mais vantajoso? Porque é que ninguém responde à pergunta do homem?
    • DR1982
    • 22 junho 2022 editado

     # 17

    Afinal o que é preciso para obter o alvará para abrir uma empresa e poder levantar uma licença na câmara?
    Quem percebe dessas coisas, deve se falar com um contabilista ou com quem?
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982Afinal o que é preciso para obter o alvará para abrir uma empresa e poder levantar uma licença na câmara?
    Quem percebe dessas coisas, deve se falar com um contabilista ou com quem?
    https://www.impic.pt/impic/acesso-a-atividade-da-construcao/o-que-e-necessario-para-obter-um-alvara

    Depois de ter o alvará precisa de contratar um diretor de obra para levantar a licença de construção, e ficar responsável pela construção da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  18.  # 19

    Colocado por: Pickaxediretor de obra
    Um engenheiro civil é isso?
  19.  # 20

    Colocado por: DR1982Um engenheiro civil é isso?

    É o mais indicado, mas um arquiteto ou um técnico de construção civil também podem ser DTO
    A empresa do DR contrata esse técnico, e o DR contrata o fiscal e o coordenador de segurança, para fiscalizarem o engº que a sua empresa vai contratar
 
0.0224 seg. NEW