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  1.  # 1

    Olá a todos!

    Tenho um cliente que transformou uma carrinha em autocaravana e pretende colocar um quadro eléctrico, uma vez que tem as ligações todas feitas através de dados de junção e sem qualquer protecção. Estou habituada a instalações residenciais e de CC tenho pouca ou nenhuma prática. Já desenhei o esquema com o transformador 230V CA - 12V CC, as linhas que vêm da bateria e o inversor para alimentar os circuitos da autocaravana através da rede ou através da bateria, mas estou farta de pesquisar e ainda não consegui perceber se há disjuntores próprios para 12V CC ou se tanto faz, uma vez que eles disparam por corrente, e não por tensão. Depois há a questão da terra, não deveria haver uma ligação equipotencial e respectiva ligação à terra? Ou não é preciso por ser CC? Por um lado, todos os equipamentos são de corrente contínua e como tal, tem só + e -, por outro, tinha pensado meter-lhe um chicote com ficha CE para alimentação pela rede...portanto, ou faço um circuito de terra ou anulo a terra à entrada na ficha CE... alguma dica? Desculpem a ignorância, mas nunca fiz uma coisa destas... além disso gostava mesmo de agarrar este trabalho, naturalmente pelo dinheiro, mas acima de tudo pela aprendizagem.

    Obrigada!
      20210513_115842.jpg
  2.  # 2

    Um disjuntor de CC não pode ser substituído por um de AC. A extinção de arco é muito mais difícil em CC. Os disjuntores CC que encontra com mais facilidade são os de automóveis, mas, se pensar bem, os automóveis têm um ou dois disjuntores e depois três dezenas de fusíveis. O fusível ainda é a proteção mais eficaz.
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  3.  # 3

    Quanto ao isolamento da terra: o seu inversor não faz isolamento galvânico?
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  4.  # 4

    Antes de mais, obrigada pelas respostas. Quanto à questão dos fusíveis, vou ter de estudar o dimensionamento, suponho que não seja diferente do dos disjuntores... quanto ao inversor, ainda não há nenhum porque de momento o cliente só tem ligação à bateria. Essa do isolamento galvânico nunca ouvi, não sei o que é (vergonha)...
  5.  # 5

    Veja aqui por exemplo

    https://worldonmyway.com/transformacao-da-carrinha-7-o-sistema-electrico/
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  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoVeja aqui por exemplo

    https://worldonmyway.com/transformacao-da-carrinha-7-o-sistema-electrico/
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    Muito obrigada pelo artigo que enviou, foi muito esclarecedor. Não sei se o cliente quer o painel solar, mas é uma hipótese a considerar. Fiquei sem perceber onde é que entra a ligação à rede. Gostei da ideia do conversor para ligar aparelhos de 230V, acho que é uma mais-valia e ele não pensou nisso. Mas há uma coisa que me faz confusão, que é a questão do pólo negativo ligado ao chassis. Sei que é assim porque uma vez tive problemas com a ventoinha do carro e para medir encostei o - à chapa, mas não me conseguiram explicar porque é que se faz assim. Mais uma vez, peço desculpa pela ignorância...
  7.  # 7

    Usar o chassis do carro como pólo negativo da bateria tem uma razão simples: custo. A corrente em cada circuito retorna sempre pelo chassis, pelo que é menos um fio de cobre a pagar e instalar em cada circuito.
 
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