Tenho um cliente que transformou uma carrinha em autocaravana e pretende colocar um quadro eléctrico, uma vez que tem as ligações todas feitas através de dados de junção e sem qualquer protecção. Estou habituada a instalações residenciais e de CC tenho pouca ou nenhuma prática. Já desenhei o esquema com o transformador 230V CA - 12V CC, as linhas que vêm da bateria e o inversor para alimentar os circuitos da autocaravana através da rede ou através da bateria, mas estou farta de pesquisar e ainda não consegui perceber se há disjuntores próprios para 12V CC ou se tanto faz, uma vez que eles disparam por corrente, e não por tensão. Depois há a questão da terra, não deveria haver uma ligação equipotencial e respectiva ligação à terra? Ou não é preciso por ser CC? Por um lado, todos os equipamentos são de corrente contínua e como tal, tem só + e -, por outro, tinha pensado meter-lhe um chicote com ficha CE para alimentação pela rede...portanto, ou faço um circuito de terra ou anulo a terra à entrada na ficha CE... alguma dica? Desculpem a ignorância, mas nunca fiz uma coisa destas... além disso gostava mesmo de agarrar este trabalho, naturalmente pelo dinheiro, mas acima de tudo pela aprendizagem.
Um disjuntor de CC não pode ser substituído por um de AC. A extinção de arco é muito mais difícil em CC. Os disjuntores CC que encontra com mais facilidade são os de automóveis, mas, se pensar bem, os automóveis têm um ou dois disjuntores e depois três dezenas de fusíveis. O fusível ainda é a proteção mais eficaz.
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Antes de mais, obrigada pelas respostas. Quanto à questão dos fusíveis, vou ter de estudar o dimensionamento, suponho que não seja diferente do dos disjuntores... quanto ao inversor, ainda não há nenhum porque de momento o cliente só tem ligação à bateria. Essa do isolamento galvânico nunca ouvi, não sei o que é (vergonha)...
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Muito obrigada pelo artigo que enviou, foi muito esclarecedor. Não sei se o cliente quer o painel solar, mas é uma hipótese a considerar. Fiquei sem perceber onde é que entra a ligação à rede. Gostei da ideia do conversor para ligar aparelhos de 230V, acho que é uma mais-valia e ele não pensou nisso. Mas há uma coisa que me faz confusão, que é a questão do pólo negativo ligado ao chassis. Sei que é assim porque uma vez tive problemas com a ventoinha do carro e para medir encostei o - à chapa, mas não me conseguiram explicar porque é que se faz assim. Mais uma vez, peço desculpa pela ignorância...
Usar o chassis do carro como pólo negativo da bateria tem uma razão simples: custo. A corrente em cada circuito retorna sempre pelo chassis, pelo que é menos um fio de cobre a pagar e instalar em cada circuito.