Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    liquidei recentemente o credito á Habitação e já tenho em meu poder o termo de cancelamento da hipoteca(distrate)com a assinatura reconhecida feita pelo Banco que me cobrou pelo serviço 24.60€ até aqui tudo bem o pior está a acontecer agora.
    Fui ao registo predial para fazer o cancelamento do registo presencialmente bati com o nariz na porta estava lá um aviso a dizer que não havia atendimento presencial para resolver a situação teria que fazer um agendamento tomei nota do email para o fazer e que foi feito no dia 4 deste mês estamos a 14 e ainda não me responderam o documento tem prazo até dia 23 também deste mês preocupado com a situação consegui falar com um funcionário que me disse que estavam a responder aos emails de 23 de Abril espero bem não ter pagar multa pela ultrapassagem da validade do documento o custo do serviço a ser prestado é de 50€ o que me preocupa é não ter tido ainda o agendamento confirmado espero eu
  2.  # 2

    Verifique se existe a possibilidade de requerer o distrate pelo serviço online.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Estou na mesma situação. Para alémde o Registo Predial estar fechado, também não consigo que atendam da linha de apoio.

    @vaplopes como resolveu a sua situação?

    Cumprimentos,
  4.  # 4

    Não sei se isto ajuda. A intenção é boa.

    Deixo um "copy paste" com a informação:

    Para fazer agendamentos para o Espaço Cidadão nas várias lojas do cidadão que estão abertas ao público, pode usar também o endereço telefónico 300 003 990

    Espero ter ajudado,

    maria rodrigues
  5.  # 5

    Não sei se isto ajuda. A intenção é boa.

    Deixo um "copy paste" com a informação:

    Para fazer agendamentos para o Espaço Cidadão nas várias lojas do cidadão que estão abertas ao público, pode usar também o endereço telefónico 300 003 990

    Espero ter ajudado,

    maria rodrigues
  6.  # 6

    Eu demorei 6 meses para ir ao registo predial, após ter o distrate enviado pelo banco, e isto, antes da pandemia.
    O motivo é porque sou emigrante e não tive oportunidade de regressar imediatamente à Portugal, após ter recebido o distrate do banco. Também não me lembro de que tinha um prazo. Simplesmente quando regressei à Portugal, para as minhas férias de Verão, tirei 1h para ir à loja do cidadão, tratar do assunto, pagando o que tinha de pagar e eles não me disseram nada em relação à prazos.
  7.  # 7

    Então paga-se pelo distrate? Ouvi dizer que isso tinha acabado.
    O distrate tem prazo de validade? Não tem lógica ter prazo de validade, se a pessoa já liquidou a divida.
    Será isto legal ou será que os bancos estão a inventar?
  8.  # 8

    A partir de janeiro de 2021, da Lei n.º 57/2020, os bancos deixam de poder cobrar qualquer custo pela emissão dos documentos para extinção de garantia real ou distrate no término do contrato de crédito. De notar que, anteriormente, as comissões associadas a estes atos ascendiam a 200 euros.
    Concordam com este comentário: cjordao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmarinho
  9.  # 9

    Se o distrate de hipoteca se realizar simplesmente devido ao reembolso antecipado do empréstimo à habitação na totalidade, então a obrigação de tratar do distrate cabe ao proprietário do imóvel.

    Para tal, e antes de mais, este tem de se dirigir ao banco no qual possui o crédito à habitação para solicitar este documento. Uma vez na sua posse, deverá entregá-lo na respetiva Conservatória do Registo Predial (CRP).

    Neste caso, o prazo para proceder ao registo de um cancelamento de hipoteca na Conservatória é de 30 dias a contar da autorização do pedido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmarinho
  10.  # 10

    Colocado por: MARFERNeste caso, o prazo para proceder ao registo de um cancelamento de hipoteca na Conservatória é de 30 dias a contar da autorização do pedido.

    Mas tal não obriga a que o documento em si tenha que ter prazo de validade.
    Ainda para mais nestes tempos de confinamento em que o acesso ás conservatórias está mais difícil e demorado.
    Não percebo porque razão há-de o distrate ter um prazo de validade.
  11.  # 11

    Colocado por: mmarinho
    Mas tal não obriga a que o documento em si tenha que ter prazo de validade.
    Ainda para mais nestes tempos de confinamento em que o acesso ás conservatórias está mais difícil e demorado.
    Não percebo porque razão há-de o distrate ter um prazo de validade.


    Este prazo de validade são certamente os 30 dias para o registo. O melhor é marcar primeiro na conservatória e depois pedir o documento.
 
0.0150 seg. NEW