Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Recentemente tenho um condómino, que adquiriu uma viatura elétrica, e solicitou para poder carregar numa tomada da garagem comum, que anteriormente era um comutador de escada.
    Será que essa tomada aguenta para o carregamento da viatura em causa? E depois como controlar os gastos dos carregamentos, para imputar os consumos ao condómino?
    Que soluções vantajosas apresentam? já alguém passou por este dilema?
    E que as soluções da EDP são uma autentica R*********
  2.  # 2

    Há várias hipóteses, sendo que a melhor, quer a nível económico quer a nível de usabilidade, é usar a eletricidade de cada condómino. Usar a eletricidade da arrecadação ou de uma BOX, poderá ser o suficiente (10 a 16A).
    Se não tiver, é tentar passar a eletricidade do apartamento até ao lugar de parqueamento, quer por dentro quer por fora (calha no exterior).
    Como nem sempre é possível, resta usar a eletricidade do condomínio, e usar um contador de energia para mensalmente (ou outra periodicidade) a contabiliar e pagar ao condomínio a preço de custo.
    Aqui o problema é saber a potência que está disponível e usa-la sem que para isso deite abaixo o quadro elétrico (será bem chato ficar no elevador ás escuras).
    Quando é um só condóminio, (dois ou três se for trifásico o quadro elétrico), poder-se-á ponderar aumentar um aumento de potência do quadro elétrico e cada um dos condomínios usar uma das fases para carregar por exemplo a 10 ou mesmo a 16A.
    A utilização de uma box com potência regulável automáticamente mediante a disponibilidade é uma excelente opção, por exemplo.
    Mas, nem sempre é possivel este aumento de potência, assim, outra solução seria colocar um novo ramal exclusivo para carregamento de VEs, e assim estariam independentes do quadro do condomínio. Instalavam uma tomada para cada condomínio com um contador e pronto....
    Outra solução, e creio que é o que a EDP fornece, é colocar um posto de carga ligado à rede MOBI.e onde quem quiser carregar teria de usar um cartão CEME (como nos postos públicos de casso público). Aqui a desvantagem são os eventuais maiores custos ao usar um cartão CEME e eventualmente disputar o lugar com o vizinho :-)

    Colocado por: fiesta18dsolicitou para poder carregar numa tomada da garagem comum, que anteriormente era um comutador de escada.
    O comutador de escada não é uma tomada... não percebi a ligação.
    Colocado por: fiesta18dE depois como controlar os gastos dos carregamentos, para imputar os consumos ao condómino?
    Um "simples" contador de energia serve :-) desde que não faça reset ;-)
 
0.0078 seg. NEW