Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: eu
    Sim, é perfeitamente possível, não percebo onde está a dúvida.

    Claro, tal como o Pai Natal oferece prendas a todos os meninos.
    • eu
    • 19 julho 2021

     # 22

    Em vez da piadola infantil, explique porque é que a google ou a amazon terão que aumentar os preços.
  2.  # 23

    Colocado por: euEm vez da piadola infantil, explique porque é que a google ou a amazonterãoque aumentar os preços.

    Infantil é julgar que os acionistas das empresas estão-se borrifando para o lucro das mesmas.
    Aliás o ideal não era 15% mas tipo gasolina, 60% ou mais. Se é para expropriar quanto mais melhor.
  3.  # 24

    Colocado por: Carvai
    Infantil é julgar que os acionistas das empresas estão-se borrifando para o lucro das mesmas.
    Aliás o ideal não era 15% mas tipo gasolina, 60% ou mais. Se é para expropriar quanto mais melhor.


    isto é do tipo de comentário que é só mesmo para querer ter opinião mas sem dizer nada.

    por essa ordem de ideias, empresas que não tenham sede fiscal em países com taxas baixas não são competitivas e só têm produtos caros (para supostamente manterem lucros altos para o accionistas).
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 19 julho 2021 editado

     # 25

    Colocado por: CarvaiInfantil é julgar que os acionistas das empresas estão-se borrifando para o lucro das mesmas.


    Como se a solução para aumentar os lucros fosse simplesmente aumentar os preços...

    Se fosse assim tão básico, todas as empresas subiam os preços continuamente, independentemente da carga fiscal. Ou acha que se uma empresa pode ter mais lucro do que está a ter agora, subindo os preços, fica a fazer preços baixos por caridade ?

    Colocado por: CarvaiSe é para expropriar quanto mais melhor.

    Estamos a falar de um IRC de 15% (que nem sequer se aplica à totalidade dos lucros) a aplicar a mega empresas que ganham milhares de milhões de euros em países onde não pagam um cêntimo de IRC.

    Deviam ter vergonha de defender estes mega abusadores, que são um atentado aos cidadãos que pagam impostos sobre o seu trabalho.
  4.  # 26

    Colocado por: euDeviam ter vergonha de defender estes mega abusadores, que são um atentado aos cidadãos que pagam impostos sobre o seu trabalho.


    Quantos destes abusadores já boicotou?
    • eu
    • 20 julho 2021

     # 27

    Colocado por: rjmsilvaQuantos destes abusadores já boicotou?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem
  5.  # 28

    Colocado por: eu
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem


    Visto. Como diz o outro, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada.
  6.  # 29

    Colocado por: eu
    Como se a solução para aumentar os lucros fosse simplesmente aumentar os preços...

    Claro que não. Podem reduzir custos, por exemplo. Mas para a Google, o Facebook, etc, é de facto mais fácil aumentar preços.

    Mas não é só daí que virão aumentos - virá também o inevitável aumento de impostos para todos os outros, nós. Com piedosas justificações, claro, mas virá.



    Se fosse assim tão básico, todas as empresas subiam os preços continuamente, independentemente da carga fiscal. Ou acha que se uma empresa pode ter mais lucro do que está a ter agora, subindo os preços, fica a fazer preços baixos por caridade?



    Estamos a falar de um IRC de 15% (que nem sequer se aplica à totalidade dos lucros) a aplicar a mega empresas que ganham milhares de milhões de euros em países onde não pagam um cêntimo de IRC.Deviam ter vergonha de defender estes mega abusadores, que são um atentado aos cidadãos que pagam impostos sobre o seu trabalho.


    O "em paises onde não pagam um cêntimo de IRC" dá uma ideia engraçada, porque na verdade o que está em causa também não é exactamente "onde" eles ganham, porque esse "onde ganham" é mais "onde mora quem lhes paga", o que é um bocadinho diferente.
    • eu
    • 20 julho 2021

     # 30

    Colocado por: luisvvMas para a Google, o Facebook, etc, é de facto mais fácil aumentar preços.

    Volto a perguntar: se é fácil aumentar os preços, porque é que não o fizeram já? Eles andam a fazer preços mais baixos do que poderiam, por caridade?

    Colocado por: luisvvMas não é só daí que virão aumentos - virá também o inevitável aumento de impostos para todos os outros, nós. Com piedosas justificações, claro, mas virá.

    Porquê? Consegue arranjar um motivo racional para haver aumento de impostos para todas as outras pessoas devido a esta medida?

    Colocado por: luisvvO "em paises onde não pagam um cêntimo de IRC" dá uma ideia engraçada, porque na verdade o que está em causa também não é exactamente "onde" eles ganham, porque esse "onde ganham" é mais "onde mora quem lhes paga", o que é um bocadinho diferente.

    Engraçada é esta sua frase...
    Concordam com este comentário: nortenho66
  7.  # 31


    Volto a perguntar: se é fácil aumentar os preços, porque é que não o fizeram já? Eles andam a fazer preços mais baixos do que poderiam, por caridade?

    Não interessa se é fácil ou difícil aumentar preços, interessa que há objectivos de remuneração do capital. A um aumento de impostos corresponderá uma reacção, que pode ser o aumento de preços ou a redução de custos. A redução da remuneração do accionista é possível, claro, mas tenho ideia de que este não o apreciará. Porque o accionista não é só Bezos ou o Musk - são inúmeras outras entidades, desde fundos de pensões a particulares, de hedge funds a seguradoras, que aplicam $ em busca de $$.



    Porquê? Consegue arranjar um motivo racional para haver aumento de impostos para todas as outras pessoas devido a esta medida?


    Racional? Simples, o monstro precisa de alimento, porque há sempre mais qualquer coisa que ainda não faz e o problema só se resolve com mais dinheiro. "Vejam bem, se o esforço até é mais bem repartido, até as grandes multinacionais já pagam..."




    Engraçada é esta sua frase...


    Sim? Onde é que a Google ganha dinheiro quando eu pago para anunciar?
  8.  # 32

    Colocado por: luisvv
    Racional? Simples, o monstro precisa de alimento, porque há sempre mais qualquer coisa que ainda não faz e o problema só se resolve com mais dinheiro. "Vejam bem, se o esforço até é mais bem repartido, até as grandes multinacionais já pagam..."


    Exacto, o nosso IVA quando começou também era salvo erro, 15%, já vai em quanto?
  9.  # 33

    vi na tv uma reportagem interessante sobre a saude no estado da california
    impressionante o "poder" do "mercado" fala de uma tal suter qualquer coisa sobre hospitais e serviços de saude. Grande polvo
  10.  # 34

    Colocado por: luisvvA um aumento de impostos corresponderá uma reacção, que pode ser o aumento de preços ou a redução de custos

    Ou um aumento da quota de mercado, ou novos produtos... São várias as maneiras de aumentar lucros sem ser por aumento do preço do produto / serviço.
    Existem países onde as empresas já pagam esse valor de imposto e até mais altos e continuam a ter preço competitivo.
    • eu
    • 20 julho 2021

     # 35

    Colocado por: luisvvNão interessa se é fácil ou difícil aumentar preços, interessa que há objectivos de remuneração do capital

    Esses objetivos não são fixos à partida, os objetivos são sempre "ganhar o máximo possível", independentemente dos impostos.

    Colocado por: luisvvSim? Onde é que a Google ganha dinheiro quando eu pago para anunciar?


    Os Ministros das finanças do G20 não têm dúvidas: https://observador.pt/2021/07/10/g20-chega-a-acordo-sobre-novo-mecanismo-tributario-para-as-multinacionais/

    Mas o que é que eles percebem de fiscalidade...
  11.  # 36

    Colocado por: euOs Ministros das finanças do G20 não têm dúvidas:https://observador.pt/2021/07/10/g20-chega-a-acordo-sobre-novo-mecanismo-tributario-para-as-multinacionais/

    Mas o que é que eles percebem de fiscalidade...


    Políticos a favor de mais impostos, é uma novidade.
  12.  # 37

    Colocado por: nortenho66
    Ou um aumento da quota de mercado, ou novos produtos... São várias as maneiras de aumentar lucros sem ser por aumento do preço do produto / serviço.


    Isso, pode ser muita coisa. Mas aumentar quotas de mercado tem limites, para as grandes empresas em causa p.ex; reduzir custos é mais fácil, mas quem sabe? O importante é que a tendência é inevitavelmente para manter ou aumentar a remuneração do accionista, ainda que com um ressaltozinho pontual - e no fim do dia é o cliente que paga.


    Existem países onde as empresas já pagam esse valor de imposto e até mais altos e continuam a ter preço competitivo.


    Mas porque não seriam competitivos? Não é isso que está em causa..


    Esses objetivos não são fixos à partida, os objetivos são sempre "ganhar o máximo possível", independentemente dos impostos.

    Os objectivos são definidos à partida, com base no histórico, em previsões, etc. A estratégia para lá chegar pode ou não funcionar, as previsões podem sair furadas, etc. A Apple vende o Iphone por 1000€ não porque seja o preço máximo que pode cobrar, mas porque tem a percepção de que esse é o preço máximo adequado para atingir o objectivo definido. Essa percepção pode estar (e por vezes está, muito..) errada.
  13.  # 38

    Colocado por: eu
    Os Ministros das finanças do G20 não têm dúvidas:https://observador.pt/2021/07/10/g20-chega-a-acordo-sobre-novo-mecanismo-tributario-para-as-multinacionais/

    Mas o que é que eles percebem de fiscalidade...


    Isso é uma surpresa, todos querem uma fatia do bolo? Estou chocado.

    Portanto, o que o eu me está a dizer é: "os gajos que vão cobrar entenderam-se para convencionar que as empresas que antes não lhes pagavam passam a pagar."

    Isso diz zero sobre a questão de fundo: não passa de uma convenção entre Estados.
  14.  # 39

    Colocado por: luisvvO importante é que a tendência é inevitavelmente para manter ou aumentar a remuneração do accionista, ainda que com um ressaltozinho pontual - e no fim do dia é o cliente que paga.


    isso é verdade quer paguem 0% ou 50% de impostos.


    Colocado por: luisvvMas porque não seriam competitivos? Não é isso que está em causa..


    a lógica de aumento de impostos = aumento do preço para o cliente. Se uma empresa aumenta os preços para o cliente, pode deixar de ser competitiva.



    Colocado por: luisvv
    1. Isso diz zero sobre a questão de fundo: não passa de uma convenção entre Estados.


    a questão de fundo é a da justiça fiscal para grandes corporações e as consequências para o mercado quando isso não acontece. É muito mais nefasto para a economia e mercado livre terem algumas mega empresas que não pagam impostos nenhum do que obriga-las a pagar um minimo de impostos.
    muitas destas empresas aniquilaram a concorrência precisamente por terem mecanismos ao seu dispor para "fugir" aos empostos que as suas concorrentes não tinham.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 40

    Colocado por: nortenho66
    isso é verdade quer paguem 0% ou 50% de impostos.

    Certo. E um aumento de impostos "come" a margem.



    a lógica de aumento de impostos = aumento do preço para o cliente. Se uma empresa aumenta os preços para o cliente, pode deixar de ser competitiva.


    De um modo geral, não é o caso das empresas que estão na mira desta norma, por isso o mais provável é o aumento repercutir-se directamente no cliente. Mas se não for directo, será indirecto.

    E mesmo que assumíssemos que as empresas em causa não teriam poder de mercado para aumentar preços sem quebra de vendas, as reduções de custos resolvem (menos custos de uns são menos vendas ou rendimentos de outros, mas no fim a coisa equilibra, de alguma maneira).



    a questão de fundo é a da justiça fiscal para grandes corporações e as consequências para o mercado quando isso não acontece. É muito mais nefasto para a economia e mercado livre terem algumas mega empresas que não pagam impostos nenhum do que obriga-las a pagar um minimo de impostos.
    muitas destas empresas aniquilaram a concorrência precisamente por terem mecanismos ao seu dispor para "fugir" aos empostos que as suas concorrentes não tinham


    Justiça fiscal? Não se iluda, é só a ideia de que é preciso ir buscar uma fatia do bolo, seja qual for o pretexto.
 
0.0239 seg. NEW