Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Depois de ler muito tópicos aqui muitas duvidas continuam...

Estou na fase de adjudicação da obra, contudo devido aos orçamentos muito acima do esperado e a aumentar a cada dia que passa, fui obrigado a rever a solução de climatização e até mudar matérias a usar.

Dimensões casa: 2 pisos, 180m2 total mais garagem (Imagens em anexo). A casa so sem exposição solar até as 13h e tem vidros protegidos com varanda. Pressuponho que não irei precisar de arrefecimento na casa, e aquecimento deverá necessitar em apenas 3 meses do ano. Capoto 6-8mm, la de rocha entre divisões e entre laje e tecto falso.

Inicialmente optei por PRH com bomba de calor e pré-instalação de ar condicionado, pareceu a solução em que todos concordam ser a melhor.

Para diminuir custos pensei em ventiloconvectores com bomba de calor, contudo, foi-me dito que esta solução ficaria mais cara que o piso radiante.

Pessoalmente nunca gostei muito da solução de ar condicionado, tanto para frio como para calor, sempre senti falta de homogenidade e sensação natural mas acabo por ter de reconsiderar por ser a solução mais barata.

Uma das coisas que não quero prescindir é da instarão de VMC (ventilação mecânica controlada duplo fluxo). Já vivi em casas com o sistema e depois de o ter não há forma de querer voltar atrás, principalmente na questão da humidade e cheiros dentro de casa. Para isto estão a dar-me orçamentos de 8000 euros, o que me parece super exagerado. a maquina que quero custa 1500euros, depois sumaria o resto do material e instalação.

Tenho uma serie de questões que gostaria de ver esclarecidas:

1. Ventiloconvectores tornaram-se soluções mais caras hoje em dia?

2. É possível colocar AC na casa toda de forma a que as casas de banho sejam também aquecidas?

3. Já vi comentarios de que o AC pode ser compativel com uma instalação VMC. Que solução é esta? Não encontro nada. Uma solução de AC com VMC seria o ideal, mas não encontro rigorosamente nada.

4. Depois na solução dos AC, há a questão de serem de mural, condutas, embutidos... um mundo sem fim. Partilha de experiências nas diferentes soluções são bem vindas.

Desde ja, muito obrigado.
      IMG_0426.jpg
      IMG_0428.jpg
      IMG_0427.jpg
  2.  # 2

Pondero por exemplo, deixar a pré-instalação e decidir mais tarde na melhor solução!

É possível deixar uma pré-instarão de ventiloconvectores para serem usados com bomba de calor? se desse, poderia construir e deixar as duas soluções pré-instaladas (ventilo-convectores e ar condicionado).

Obrigado.
  3.  # 3

Boas Reactor.
    Gosto bastante da arquitectura. Comedida e bem aproveitada.
    Não entendo bem o pq da exposição só até às 13h…
    Tenha em atenção o aquecimento porque se de facto for mesmo assim talvez tenha mais de três meses de necessidades de aquecimento para manter o conforto.
    Li também 6/8”mm” de isolamento que entendo serem “cms”. Tem a certeza de serem suficientes?
    Tem mais planos para a construção? Mapa de quantidades e afins?
    Lamento não poder ajudar nas questões mais técnicas. Mas permita-me perguntar quanto estimava e quanto lhe foi proposto para execução?
    Concordam com este comentário: reator22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
  4.  # 4

Estamos a falar de intenções de gastar 150k + IVA e os orçamentos entre 190k -220k + IVA, sem muros (já tenho, só falta mudar um pouco) com PRH. A ideia foi aproveitar um terreno com formato limitador, sendo que a arquitetura aproveita único espaço disponível para implantação, daí este formato em esquinas!

Sim capoto de 6mm, sendo que no documento das especialidades diz ser suficiente. A partir das 13h o sol bate na zona de trás de casa sem janelas e logo fica a sombra da casa ao lado. A casa está virada a leste.

Estou também a ponderar pré-instalado de ar condicionado e pre -instalação de vêntiloconvectores e ver a melhor solução após habitar a casa.
  5.  # 5

Não querendo ser pessimista nem desmotiva-lo…
    Mas os 190+IVA parecem-me mais reais. Quem lhe disser que faz isso por 150 vai estar a rapa-lo ou a engana-lo no fim…

Dos 6mm de capoto não tendo informação detalhada que você tem mas não será mesmo erro? Menos de 1 dedo de espessura de isolamento?
  6.  # 6

60mm, foi erro meu.

Mais alguém que possa ajudar numa solução de climatizacão?
  7.  # 7

Voce daqui so sai com um sistema e duas marcas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
  8.  # 8

Qual é o budget para a climatização?
  9.  # 9

A melhor solução de climatizacao é porventura melhorar o isolamento térmico no que conseguir. Qual a zona do país?
    Concordam com este comentário: Wilga, F.Santos
  10.  # 10

Colocado por: RUIOLIA melhor solução de climatizacao é porventura melhorar o isolamento térmico no que conseguir. Qual a zona do país?
    o isolamento é a melhor arma para diminuir as necessidades térmicas de qualquer imóvel no entanto não climatiza com a "agravante" de tornar o edifício mais quente pelo que é uma decisão que deve ser bem ponderada.
  11.  # 11

qual é zona onde vai construir?