Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguem teria uma noção aproximada de preços para desenho CAD/preparação de processos de arquitetura para a camara, para uma moradia por exemplo. Isto com o trabalho previo do arquiteto ja feito é claro. Obrigado.
  2.  # 2

    Oi?

    Ca grande confusão prai vai...

    Entao nao é um arquitecto que tem de assinar um projecto e entregar na Autarquia e ser responsável pelo mesmo?
    Que trabalho é suposto a seu ver de um Desenhador "depois" do trabalho do Arquitecto?
    • MDM
    • 27 maio 2021

     # 3

    Já estou a ver o velhote Siza a bater linha a linha cada um dos seus projectos.

    Eu diria uns 500€.
  3.  # 4

    Colocado por: tviegasdesenho CAD/preparação de processos de arquitetura para a camara

    Número de horas gastas em desenho + custo de impressões e fotocópias + número de horas gasta na organização do processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

    Colocado por: tviegasIsto com o trabalho previo do arquiteto ja feito é claro.

    O que entende por isso?
  5.  # 6

    Colocado por: MDMEu diria uns 500€.

    Eu diria que não chega para as horas necessários ao trabalho de desenho
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Eu diria que não chega para as horas necessários ao trabalho de desenho
    Das minhas não chegava. Mas continuo sem perceber que trabalho vem a seguir ao de um arquitecto para um desenhador…
    Imprimir cópias? Staples.
    Entregar na câmara? Perninhas e entregar. Assumindo que o trabalho está feito… (??!?)…
  7.  # 8

    Colocado por: gil.alvesOi?

    Ca grande confusão prai vai...

    Entao nao é um arquitecto que tem de assinar um projecto e entregar na Autarquia e ser responsável pelo mesmo?
    Que trabalho é suposto a seu ver de um Desenhador "depois" do trabalho do Arquitecto?


    Qual confusão. Onde eu disse que assino projetos ? O arquiteto depois de fazer o seu trabalho se não tiver tempo tem que estar a desenhar e a organizar todo o processo que já está definido ?? Qualquer gabinete de engenharia de media/grande dimensão tem desenhadores a quem os engenheiros entregam os esquiços, ou a empresa tem que pagar a um engenheiro para desenhar ao invés de pagar para fazer aquilo em que ele foi formado ???
  8.  # 9

    Colocado por: gil.alvescontinuo sem perceber que trabalho vem a seguir ao de um arquitecto para um desenhador…

    A grande maioria dos arquitetos faz o esquiço, mitos deles até à mãos.
    Depois têm um desenhador em quem confiam, que conhece as regras e as leis e vai meter aquilo tudo em forma de projeto.
    Concordam com este comentário: tviegas
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    O que entende por isso?


    O arquiteto faz o trabalho tecnico/criativo, reuniões com o cliente, etc do projeto depois disso é a parte standard ou bruta de qualquer projeto tipo para ser entregue numa camara. Preparar layouts, papelada , requerimentos, pormenores tipo, etc
    É claro que um freelancer ou um pequeno gabinete é tudo isto feito pelo mesmo. Mas quem tem muito trabalho por vezes da a fazer estes trabalhos "chapa 5"
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilvaDepois têm um desenhador em quem confiam
    Isto(!) sim faz sentido. É o "normal".
    Nao é muito normal o Dono de Obra contractar separado. Até porque depois desenhador e arquitecto tem sempre de trabalhar em conjunto...
    Mas o que sei eu (que até sou Desenhador Projectista de formação)...

    So lhe posso desejar sorte no que pretende...
    Concordam com este comentário: NLuz
  11.  # 12

    Engraçado, tb sou Desenhador de formação.
    Mas quiz o destino que enveredasse pelas Vias de comunicação e não pelo betão armado /obras d arte, adiante...

    Tb nunca vi um trabalho ser contratado por DO de obra em Separado...

    O normal é o Arquiteto ter o seu Desenhador e O Engenheiro ter tb o seu Desenhador para em equipa fazerem os layouts finais.

    Fiz muitos trabalhos para Engs de outros gabinetes que vinham esquicçados a mão, isso fiz. Mas eram os Engs que me contratavam.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  12.  # 13

    Já agora, e pegando em parte no assunto do tópico, esse tipo de trabalhos de desenhador para arq e eng, anda para que honorários actualmente?
  13.  # 14

    Colocado por: R3volutionJá agora, e pegando em parte no assunto do tópico, esse tipo de trabalhos de desenhador para arq e eng, anda para que honorários actualmente?
    Depende das obras e dos contractos que se faz com os Arq. Eng.
    Se for "avulso" depende em muito da arquitectura e do detalhe que é pretendido.
    Se for um "contracto permanente" para um gabinete, um bom desenhador traz com facilidade uns 1200/1500€(liquidos) / mes.

    Ha uns 10 anos recebi por um projecto (que teve revisoes) cerca de 2500€ no final.


    E ao autor do topico...
    Chapa 5 é barato... Sai é caro...
    Concordam com este comentário: NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  14.  # 15

    Colocado por: R3volutionJá agora, e pegando em parte no assunto do tópico, esse tipo de trabalhos de desenhador para arq e eng, anda para que honorários actualmente?


    O Gil disse praticamente tudo.
    Mas eu por fora do gabinete onde trabalhava orçamentação à empreitada, não era à hora.
    Dependia do projeto, da especialidade, etc

    A especialidade de drenagem de uma estrada para mim era das mais chatas de fazer. Tinha muita coisa, muitos pormenores.

    Ainda sou do tempo que fiz um troço do TGV que depois ficou na gaveta.😁

    Mas vem aí muito trabalho de projeto agora com o resurgimento TGV, mas entretanto muitas empresas de projeto deram o berro, e as que há vão-se fazer pagar e vão contratar por fora ..
  15.  # 16

    Colocado por: gil.alvesIsto(!) sim faz sentido. É o "normal".
    Nao é muito normal o Dono de Obra contractar separado. Até porque depois desenhador e arquitecto tem sempre de trabalhar em conjunto...
    Mas o que sei eu (que até sou Desenhador Projectista de formação)...

    So lhe posso desejar sorte no que pretende...
    Concordam com este comentário:NLuz


    Mais uma vez voce diz coisas que não escrevi em lado algum, e claro que não faz sentido trabalhar separadamente do arquiteto
  16.  # 17

    Colocado por: NLuz

    O Gil disse praticamente tudo.
    Mas eu por fora do gabinete onde trabalhava orçamentação à empreitada, não era à hora.
    Dependia do projeto, da especialidade, etc

    A especialidade de drenagem de uma estrada para mim era das mais chatas de fazer. Tinha muita coisa, muitos pormenores.

    Ainda sou do tempo que fiz um troço do TGV que depois ficou na gaveta.😁

    Mas vem aí muito trabalho de projeto agora com o resurgimento TGV, mas entretanto muitas empresas de projeto deram o berro, e as que há vão-se fazer pagar e vão contratar por fora ..


    Ui.
    Nuno.
    Eu fiz partes do TGV tb!
    Pegoes- vendas Novas.


    E sim. O orçamento é é empreitada. não ha hora.
  17.  # 18

    Pois, eu já pensei em fazer esse tipo de trabalhos como part-time/freelancer mas não sei bem como se costuma fazer, se calculado à hora (tempo total perdido) ou se ao projecto em si. E lá está, é um facto que depende muito do tipo de trabalho a realizar :/
  18.  # 19

    Colocado por: gil.alves

    Ui.
    Nuno.
    Eu fiz partes do TGV tb!
    Pegoes- vendas Novas.


    E sim. O orçamento é é empreitada. não ha hora.


    😁 O mundo é uma ervilha.

    Ota-Pombal aqui !!!!
    Concordam com este comentário: gil.alves
  19.  # 20

    Colocado por: R3volutionprojecto em si
    Projecto em si acordando exactamente o numero de detalhes e prazos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
 
0.0225 seg. NEW