Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Em 2012 adquiri um imóvel que atualmente quero vender, quando o adquiri foi efetuada a escritura sem nenhum problema, agora o banco dos compradores diz que a certidão de teor descreve o imóvel com rés-do-chão, sótão e quintal, e na caderneta predial está descrito com 1 piso e 3 divisões, dizem que neste caso na caderneta têm de estar 2 pisos, segundo eles o sótão é um piso.
    Fui ás finanças para corrigir, percebi que também ficaram com duvidas com esta situação, lá disseram-me que não entendem como na altura da escritura não detetaram esta irregularidade, informaram-me que tenho de entregar o modelo 1 de IMI, com a planta e a planta de localização, e que posteriormente irá um engenheiro da Câmara Municipal ao imóvel, e que este processo irá demorar cerca de 3 meses a regularizar.
    Eu desconhecia que o sótão é um piso, quando adquiri o imóvel não me foi colocado nenhum problema.
    Agradeço comentários, gostava de saber se tenho mais alguma alternativa para resolver um problema que não foi causado por mim.
    Agradeço opiniões
  2.  # 2

    O sótão será considerado como 1 piso se estiver aproveitado, com escada de acesso pelo interior da habitação.
  3.  # 3

    Colocado por: Sandro GrenhoEm 2012 adquiri um imóvel

    Com ou sem financiamento bancário?
  4.  # 4

    O sótão tem escada de acesso, mas é apenas sótão, está amplo e sem janelas, quando realizei a escritura em 2012 já lá estava, está conforme a planta original do ano da construção 1976.
    Sim os compradores vão recorrer a financiamento bancário
  5.  # 5

    Colocado por: Sandro GrenhoO sótão tem escada de acesso, mas é apenas sótão, está amplo e sem janelas, quando realizei a escritura em 2012 já lá estava, está conforme a planta original do ano da construção 1976.
    Sim os compradores vão recorrer a financiamento bancário


    Com essa escada de acesso, o sótão é considerado como uma arrumação, logo 1 piso.
    Se está conforme a planta original, licenciada pelo Município, existe incorrecção do registo nas Finanças. Se calhar, erro deles na altura.

    Os bancos conferem, com olho clínico, estar discrepâncias. Na altura, também recorreu ao crédito para adquirir essa habitação ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sandro Grenho
  6.  # 6

    e que alturas tem o sotão no ponto mais alto e baixo ? se tiver altura regulamentar em mais de 80% da area pode a camara chatear, para mais que tem acesso interno
  7.  # 7

    Sim recorri estou a pagar o imóvel ao banco, o anterior proprietário também entregou o modelo 1 do IMI nessa altura, julgo porque as áreas eram superiores às originais, ou seja a planta também já não está conforme o imóvel, e não ouve problemas.
    Agora porque o sótão é considerado piso surge esta situação
  8.  # 8

    Colocado por: tviegasda
    o sótão é bastante alto pode andar levantado em quase toda a área.
    Agora por causa desta burocracia do piso estou arriscado a fazer uma planta nova, e ainda a ter de pagar alguma coima por anexos construídos pelo anterior proprietário antes da minha aquisição
  9.  # 9

    se diz que o sotão ja estava nas plantas de 76, parece mais simples, terá que ir com as plantas carimbadas da camara a conservatória para atualizar o registo conforme esta na certidão de teor.
  10.  # 10

    Colocado por: tviegasse diz que o sotão ja estava nas plantas de 76, parece mais simples, terá que ir com as plantas carimbadas da camara a conservatória para atualizar o registo conforme esta na certidão de teor.

    O que me informaram foi que para alterar o que está na caderneta predial tem de ser nas finanças. A certidão de teor sim podia ser na conservatória
  11.  # 11

    sim, peço desculpa fiz confusão entre certidão de teor e a caderneta predial das finanças. Exato tem que atualizar a certidão permanente (ou de teor) na conservatória de modo a incluir o sótão.
  12.  # 12

    Colocado por: tviegassim, peço desculpa fiz confusão entre certidão de teor e a caderneta predial das finanças. Exato tem que atualizar a certidão permanente (ou de teor) na conservatória de modo a incluir o sótão.

    O problema não é a certidão de teor é a caderneta predial, daí ter de actualizar a mesma nas finanças, e todas as voltas que parece implicar, por um erro que não foi feito por mim, e aceite por eles. Acho que a correção devia ser feita mais facilmente, porque assim vou ser prejudicado a pagar plantas, vistorias e possivelmente coimas. Tudo porque o sótão que sempre existiu agora
    conta como piso
  13.  # 13

    Colocado por: sizeO sótão será considerado como 1 piso se estiver aproveitado, com escada de acesso pelo interior da habitação.

    O sótão tem escada de acesso, mas é apenas sótão, está amplo e sem janelas, quando realizei a escritura em 2012 já lá estava, está conforme a planta original do ano da construção 1976. Mas aproveitado como? Habitação? Neste caso é amplo sem janelas e poderá servir de arrumo
  14.  # 14

    O seu problema é uma situação comum em grande parte do país. As finanças não compartem / confrontam informação com o registo Predial (Teor), conheço muitos casos em que nas finanças estar descrito de uma forma e no Registro de outra forma. Realmente terá que apresentar os desenhos da casa nas finanças para retificar essa situação.
    A casa está igual ao projeto aprovado na Camara Municipal? Se assim for, pede copia do projeto e de certidão a comprovar que a casa está conforme projeto. Não se deve livrar de apresentar na mesma um levantamento arquitetónico da casa.
    Só não sei como você realizou a compra em 2012 e não houve problemas, e agora surge esse problema. Os compradores que mudem de banco, o que pede o banco "X" pode ser que não seja pedido no banco "Y".
    Concordam com este comentário: Sandro Grenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sandro Grenho
  15.  # 15

    Colocado por: marqO seu problema é uma situação comum em grande parte do país. As finanças não compartem / confrontam informação com o registo Predial (Teor), conheço muitos casos em que nas finanças estar descrito de uma forma e no Registro de outra forma. Realmente terá que apresentar os desenhos da casa nas finanças para retificar essa situação.
    A casa está igual ao projeto aprovado na Camara Municipal? Se assim for, pede copia do projeto e de certidão a comprovar que a casa está conforme projeto. Não se deve livrar de apresentar na mesma um levantamento arquitetónico da casa.
    Só não sei como você realizou a compra em 2012 e não houve problemas, e agora surge esse problema. Os compradores que mudem de banco, o que pede o banco "X" pode ser que não seja pedido no banco "Y".
    Concordam com este comentário:Sandro Grenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sandro Grenho

    A casa já não está igual à planta antes de eu a comprar, só descobri recentemente porque o banco dos compradores pediu uma planta (quando eu comprei apenas lá foi o avaliador), e descobri recentemente quando solicitei a planta à câmara que os anexos e etc não constam na mesma, mas o sótão sim sempre existiu.As áreas da certidão estão iguais às da caderneta predial, o que muda é a descrição. Uma coisa tão simples de resolver que se pode tornar numa despesa grande
  16.  # 16

    Colocado por: Sandro Grenho
    O sótão tem escada de acesso, mas é apenas sótão, está amplo e sem janelas, quando realizei a escritura em 2012 já lá estava, está conforme a planta original do ano da construção 1976. Mas aproveitado como? Habitação? Neste caso é amplo sem janelas e poderá servir de arrumo


    Tendo sido licenciado com escada de acesso, fica desde logo aproveitado. A escada dá acesso a esse piso, logo existe, Não interessa se lá coloca, ou não, bens.
    O registo na Conservatória estará de acordo com o que foi licenciado . Nas finanças não.
    Há que solicitar rectificação nas Finanças.
  17.  # 17

    Colocado por: size

    Tendo sido licenciado com escada de acesso, fica desde logo aproveitado. A escada dá acesso a esse piso, logo existe, Não interessa se lá coloca, ou não, bens.
    O registo na Conservatória estará de acordo com o que foi licenciado . Nas finanças não.
    Há que solicitar rectificação nas Finanças.

    Sim já lá fui, para regularizar tenho de preencher mod 1 do IMI, plantas da casa e de localização, vistoria da câmara e depois aguardar. O pior é que a planta do imóvel já não está actualizada e assim terei de pagar uma planta nova e depois ainda me sujeito a coimas por obras clandestinas, que não foram realizadas por mim
  18.  # 18

    Colocado por: Sandro Grenho
    Sim já lá fui, para regularizar tenho de preencher mod 1 do IMI, plantas da casa e de localização, vistoria da câmara e depois aguardar. O pior é que a planta do imóvel já não está actualizada e assim terei de pagar uma planta nova e depois ainda me sujeito a coimas por obras clandestinas, que não foram realizadas por mim


    Boa tarde! Poderá dar feedback do desfecho da situação? Encontro-me numa situação semelhante, mas do lado do comprador. Obg
 
0.0167 seg. NEW