Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Por experiência própria, o melhor mesmo é nao fazer riscos nem rabiscos.
    Explica o que quer, aponta os defeitos do que lhe é proposto e discute-os com o arquiteto, E deixe-o arranjar soluções.
    Concordam com este comentário: riscos
  2.  # 22

    Boas o meu Arq. é da margem sul fiquei super satisfeito com o trabalho dele e o preço na altura considero que foi muito bom se quiser envie me e-mail basta clicar no meu Nick e eu envio lhe o contato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chris_F
    • Dav82
    • 2 junho 2021 editado

     # 23

    .
  3.  # 24

    Colocado por: antonylemoseu nao gosto que o façam. até porque em 99% das vezes os cliente na verdade nao sabem o que querem mesmo quando dizem que sabem.

    mas é melhor do que nada.. desse esboço pode se retirar alguma informação.. (repare que eu disse informação e nao ideias)

    pessoalmente prefiro uma descrição escrita das 'exigências'.. e fotos, ou recortes de revistas. é bastante mais útil.


    Quero acreditar que sei o que quero.

    Mas dentro do que gostaria de ter não sei o que é exequível.
    - Quer porque não faço a menor ideia de todas as exigências estruturais (se numa casa com 2 pisos tem de haver uma parede de suporte a cada x metros, as distâncias mínimas entre x e y... A lista é infinita porque na realidade não sei nada do que é necessário estruturalmente).
    - Quer porque no melhor dos casos (sem contar com o terreno) teremos 230M€ para tudo o resto... Não me posso eludir e pensar que posso ter o maior dos palácios.

    O que quero:
    1. Cozinha com muita arrumação e muito espaço de bancada e que tenha o "triângulo" frigorífico, lavatório e fogão (gosto de cozinhar portanto a disposição tem de ser prática).
    1.1. O lavatório pode ser junto à janela ou na ilha, caso a canalização não seja problemática ou muito cara.
    1.2. A cozinha tem de ter ilha com arrumação e espaço para se sentarem (no caso de ter lavatório a ilha tem de ter bom comprimento).
    1.3. Muito à portuguesa, não vejo grande necessidade de lavandaria ou dispensa desde que a cozinha tenha muita arrumação. Para isso gostaria de aproveitar o vão das escadas como dispensa (criar portas nesse espaço debaixo das escadas bastaria para se tornar a dispensa... Já vi fotos e fica bacano).

    2. Conceito de Open Space Cozinha+Sala de jantar+Sala de estar (para além de gostar de ver a amplitude que o espaço ganha, quero poder controlar a minha diabinha quando estou a cozinhar)
    2.1. Não quero entrar directamente para a sala. A parede que meti à entrada serve duplo sentido: separação da entrada e da sala de estar e permite colocar um armário, cabides e bancos para podermos tirar casacos, chapéus, sapatos, etc à entrada. Este seria o único hall u gostaria de ter. Considero os corredores uma perda de espaço.
    2.2. Toda a área de convívio (na qual incluo a cozinha porque as manas e as cunhadas juntam-se à cozinheira de serviço) tem de ser ampla (tenho 9 irmãos, começo a ter sobrinhos e sou sempre eu a dar as festas portanto o espaço é crucial.

    3. Já a pensar na velhice, quero a suíte e o quarto da filha no R/C.
    3.1. Não gosto de banheiras, portanto duche duplo e duplo lavatório nos WC.
    3.2. Adorei a ideia de ter o walkthrough closet atrás da cama "escondido" em parte com parede onde ficará a cabeceira da cama (não sou gaja de compras, não tenho muita roupa portanto 4 metros de roupeiro até já é uma exagero). Também acho que essa parede consegue ser uma excelente feature wall quando bem decorada e iluminada

    3.3. No quarto da filha gostaria de ter um reading nook, daí as janelas no quanto do quarto.

    4. Sempre que possível e justificável, preferiria janelas de sacada a janelas normais para facilitar o acesso ao exterior e deixar entrar luz.

    5. Não gosto de mosaico, portanto, sempre que possível, prefiro a madeira no chão.

    6. O que me fez querer mudar de casa depois de estar menos de 4 anos nesta casa foi o isolamento de bost@ (oiço tudo do exterior,dos vizinhos, entre quartos... Passo frio em Janeiro/Fevereiro e calor em Junho/Julho se não ligar os ACs portanto quero isolamento top). Quero poder andar descalça de calções e t-shirt como andava na casa dos meus pais 😋

    7. A única coisa que verdadeiramente me agrada nesta casa são os tectos "altos" do R/C (3.15m) portanto gostaria de manter, a ser possível.

    No primeiro andar
    1. Espaço lounge (estilo home cinema) com a parede a separar do "salão de jogos" para a projeção de filmes.

    2. Três quartos (1 de hóspedes e 2 escritórios, em que o maior fosse convertível em quarto de hóspedes) porque a família do marido não vive em Portugal e precisamos e o espaço quando cá vêm.

    3. Varandas grandes (caso não sejam muito caras).

    No geral:
    1. Gosto dos novos empreendimentos: nada de telhas, gosto de linhas rectas, clean lool e vidro na varanda e escadas.

    2. Espaços bem pensados para um uso eficiente da área de implantação porque quero ficar com espaço suficiente para a diabinha correr, para uma pequena piscina e para um corrediço onde colocar os carros (não quero garagem).

    Mas tudo isso é o que quero. Tenho de amoxar se me disserem que não é exequível com a área de implantação do terreno, com o budget ou com as necessidades estruturais de uma casa de 2 pisos.
  4.  # 25

    Colocado por: Chris_F
    O que quero:
    1. Cozinha com muita arrumação e muito espaço de bancada e que tenha o "triângulo" frigorífico, lavatório e fogão (gosto de cozinhar portanto a disposição tem de ser prática).
    1.1. O lavatório pode ser junto à janela ou na ilha, caso a canalização não seja problemática ou muito cara.
    1.2. A cozinha tem de ter ilha com arrumação e espaço para se sentarem (no caso de ter lavatório a ilha tem de ter bom comprimento).
    1.3. Muito à portuguesa, não vejo grande necessidade de lavandaria ou dispensa desde que a cozinha tenha muita arrumação. Para isso gostaria de aproveitar o vão das escadas como dispensa (criar portas nesse espaço debaixo das escadas bastaria para se tornar a dispensa... Já vi fotos e fica bacano).

    2. Conceito de Open Space Cozinha+Sala de jantar+Sala de estar (para além de gostar de ver a amplitude que o espaço ganha, quero poder controlar a minha diabinha quando estou a cozinhar)
    2.1. Não quero entrar directamente para a sala. A parede que meti à entrada serve duplo sentido: separação da entrada e da sala de estar e permite colocar um armário, cabides e bancos para podermos tirar casacos, chapéus, sapatos, etc à entrada. Este seria o único hall u gostaria de ter. Considero os corredores uma perda de espaço.
    2.2. Toda a área de convívio (na qual incluo a cozinha porque as manas e as cunhadas juntam-se à cozinheira de serviço) tem de ser ampla (tenho 9 irmãos, começo a ter sobrinhos e sou sempre eu a dar as festas portanto o espaço é crucial.

    3. Já a pensar na velhice, quero a suíte e o quarto da filha no R/C.
    3.1. Não gosto de banheiras, portanto duche duplo e duplo lavatório nos WC.
    3.2. Adorei a ideia de ter o walkthrough closet atrás da cama "escondido" em parte com parede onde ficará a cabeceira da cama (não sou gaja de compras, não tenho muita roupa portanto 4 metros de roupeiro até já é uma exagero). Também acho que essa parede consegue ser uma excelente feature wall quando bem decorada e iluminada

    3.3. No quarto da filha gostaria de ter um reading nook, daí as janelas no quanto do quarto.

    4. Sempre que possível e justificável, preferiria janelas de sacada a janelas normais para facilitar o acesso ao exterior e deixar entrar luz.

    5. Não gosto de mosaico, portanto, sempre que possível, prefiro a madeira no chão.

    6. O que me fez querer mudar de casa depois de estar menos de 4 anos nesta casa foi o isolamento de bost@ (oiço tudo do exterior,dos vizinhos, entre quartos... Passo frio em Janeiro/Fevereiro e calor em Junho/Julho se não ligar os ACs portanto quero isolamento top). Quero poder andar descalça de calções e t-shirt como andava na casa dos meus pais 😋

    7. A única coisa que verdadeiramente me agrada nesta casa são os tectos "altos" do R/C (3.15m) portanto gostaria de manter, a ser possível.

    No primeiro andar
    1. Espaço lounge (estilo home cinema) com a parede a separar do "salão de jogos" para a projeção de filmes.

    2. Três quartos (1 de hóspedes e 2 escritórios, em que o maior fosse convertível em quarto de hóspedes) porque a família do marido não vive em Portugal e precisamos e o espaço quando cá vêm.

    3. Varandas grandes (caso não sejam muito caras).

    No geral:
    1. Gosto dos novos empreendimentos: nada de telhas, gosto de linhas rectas, clean lool e vidro na varanda e escadas.

    2. Espaços bem pensados para um uso eficiente da área de implantação porque quero ficar com espaço suficiente para a diabinha correr, para uma pequena piscina e para um corrediço onde colocar os carros (não quero garagem).


    Entregue esta lista ao arquitecto, bem melhor que o desenho que tentou fazer.



    Colocado por: Chris_FQuer porque no melhor dos casos (sem contar com o terreno) teremos 230M€ para tudo o resto... Não me posso eludir e pensar que posso ter o maior dos palácios


    Exacto... 😅


    Colocado por: Chris_FNo primeiro andar
    1. Espaço lounge (estilo home cinema) com a parede a separar do "salão de jogos" para a projeção de filmes.

    2. Três quartos (1 de hóspedes e 2 escritórios, em que o maior fosse convertível em quarto de hóspedes) porque a família do marido não vive em Portugal e precisamos e o espaço quando cá vêm.
  5.  # 26

    Colocado por: GiaBom dia também estou nessa aventura... Comprei o terreno mas depois com o arquitecto as coisas complicaram. Ele não entendia o que queríamos e não se mostrou muito empenhado já está concluído o projecto mas entretanto já se passaram 2 anos!! Agora estamos a arranjar construtores também está demorado porque estão todos com muito trabalho e por isso fazem orçamentos muito caros! E aconselharam me aqui no fórum a fugir do chamado chave na mão. Tenha muita atenção e calma escolha bem o arquitecto! Boa sorte.


    O que querem dizer ao certo por "fugir do chave na mão"?
    Contratar as pessoas certas para controlar correctamente a obra ou...??
  6.  # 27

    Colocado por: nortenho66

    Entregue esta lista ao arquitecto, bem melhor que o desenho que tentou fazer.





    Exacto... 😅




    Vi noutra thread que os materiais estão escassos e que, por isso os preços aumentaram, mas daqui por ano e meio espero já estar melhor (se de facto a escassez dos materiais se deveu ao Covid).

    Portanto pergunto: 230M€ (já com o terreno pago) não chegam para a construção de 180m2 com piscina pequena, assim como todos os restantes custos inerentes?
    (excluí a varanda, que, se for muito cara, fica já de fora).
  7.  # 28

    Colocado por: Chris_F

    Vi noutra thread que os materiais estão escassos e que, por isso os preços aumentaram, mas daqui por ano e meio espero já estar melhor (se de facto a escassez dos materiais se deveu ao Covid).

    Portanto pergunto: 230M€ (já com o terreno pago) não chegam para a construção de 180m2 com piscina pequena, assim como todos os restantes custos inerentes?
    (excluí a varanda, que, se for muito cara, fica já de fora).


    Tem de ver as coisas por outro prisma, tem 230K €, o que que consegue construir com isso?

    É nesta linha que tem de ir falar com o arquitecto, mas não lhe diga que tem 230k, diga um valor mais baixo para ter algum para imprevistos.
  8.  # 29

    Colocado por: nortenho66

    Tem de ver as coisas por outro prisma, tem 230K €, o que que consegue construir com isso?

    É nesta linha que tem de ir falar com o arquitecto, mas não lhe diga que tem 230k, diga um valor mais baixo para ter algum para imprevistos.


    Percebo

    Dizer o que o banco empresta (180K) e deixar o fundo de maneio como fundo de maneio e não como "podes usar, go crazy".

    Thanks :)
  9.  # 30

    Colocado por: Chris_FQuero acreditar que sei o que quero.
    pois.. é o que dizem.. quando digo nao sabem o que querem tem a ver com arquitectura.. nao o nivel de nº de quartos nem como gostam de viver, nem o estilo do objecto final.
    vc pode saber o que quer, mas o que vc quer pode ter muitas versões diferentes e umas melhores que outras.. por isso nao faça desenhos que irão limitar o trabalho do técnico que irá contratar

    no entanto essa lista diz-me a mim muito mais do que o desenho. com isso já se pode trabalhar.

    quando dizem foge do chave na mao estão a dizer foge de empresas do genero fazem tudo. nao terá qualquer controlo sobre a obra tirando uma ou outra migalha que oferecem tipo cor das paredes ou azulejos para as IS. tudo certo que depois de tapado com reboco fica bonito, mas nao sabe o que está por debaixo nem as patologias que irá ter se for mal feito.

    projectos são projectos, a construção é construção e fiscalização é fiscalização.. quando misturam é excelente receita para necessitar de um bom frasco de vaselina

    importante. em obra contrate um fiscal que fiscalize e faça o seu trabalho com rigor e isenção
  10.  # 31

    Boa tarde,

    Fiscal SEMPRE. Check.

    Mais uma dúvida: se eu quisesse manter o número de divisões e respectivas áreas numa moradia térrea (em vez de ter as divisões em 2 pisos), a obra sairia muito mais barata ou a diferença é residual uma vez que de certeza de que teria de incluir um corredor algures?

    Preferiria fazer a vontade ao marido e fazer moradia térrea mas para isso teria de ser um terreno maior (com área de implantação maior e, por consequência, mais caro).
    Mas o preço da construção teria de ser mais barato (se possível, inversamente proporcional).
  11.  # 32

    Colocado por: Chris_Fa obra sairia muito mais barata ou a diferença é residual uma vez que de certeza de que teria de incluir um corredor algures?

    Pode até ser mais cara, tem mais fundações e mais área de telhado.
  12.  # 33

    Colocado por: Picareta
    Pode até ser mais cara, tem mais fundações e mais área de telhado.


    Então fundação de 100m2 + lage de primeiro andar de cerca de 80m2 + telhado de 100m2 > a fundação e telhado de 180m2, é isso?
  13.  # 34

    Lol, só vi agora que meti o sinal ao contrário...

    Então fundação de 100m2 + lage de primeiro andar de cerca de 80m2 + telhado de 100m2 < a fundação e telhado de 180m2, é isso?

    O quê que encarece mais? Fundação ou telhado?
    Pensei que não ter escadas, pilares e lage extra do 1° piso compensasse isso mas parece que não.
  14.  # 35

    Em relação às construção per se, já alguém ouviu falar da empresa Encontro Construtivo?

    Supostamente têm alvará de construção: 507233409
    No site mostram o Score PME (top 25%... não sei se é motivo de orgulho)
    No placard enorme que têm aqui na zona apregoam que se consegue poupar até 50% na construção da casa.
    Têm fotos de obras mas infelizmente não dá para fazer zoom :/

    (Espero que não conte como publicidade porque nada a ver)
    https://sites.google.com/encontroconstrutivo.pt/encontroconstrutivo/setores-de-atividade/obras-privadas
  15.  # 36

    Muito sinceramente nao acredito que seja pela diferença de preço que se escolhe entre ter casa térrea ou com mais pisos.
    O terreno é que vai mandar, ou entao a sua preferência pessoal, o resto em termos de diferença de custos acho que face ao que custa uma casa sao trocos e nao ha uma resposta direta pra isso
  16.  # 37

    Exacto.
    Por aqui temos terrenos a começar pelos 40k de 320m2 e área de implantação nunca superior aos 150/160m2 ou terrenos de 100k de 1500m2 e área de implantação de 300m2.

    Nos terrenos de 40-80k não me sentiria confortável a abdicar de área exterior para fazer uma térrea (que obrigariamente até seria mais pequena).
    Nos terrenos de 100k sim, mas o investimento € no terreno é maior e teria menos para investir na casa em si.

    Mas bem... Se construir uma térrea anda ela por ela ou até pode eventualmente ser mais caro que construir com mais pisos, teremos de nos decidir face ao tipo de terreno que queremos e pedir orçamentos a arquitectos.

    Obrigada, ao menos começo a ter umas luzes :)
  17.  # 38

    Se nao o incomoda o facto de ter dois pisos, essa pode ser a melhor opção, ate termicamente costumam ser mais efficients as casas de dois andares
  18.  # 39

    " construir a nossa casa de sonho"

    deixa me sempre um sorriso a malta não ler tanto topico aqui
    casa de sonho com construtores portugueses é quase como uma miragem
    Começando nas camaras municipais, arquitectos e construrores tudo gente pouco profissional, a casa de sonho acaba em casa de pesadelo
  19.  # 40

    Colocado por: master_chief" construir a nossa casa de sonho"

    deixa me sempre um sorriso a malta não ler tanto topico aqui
    casa de sonho com construtores portugueses é quase como uma miragem
    Começando nas camaras municipais, arquitectos e construrores tudo gente pouco profissional, a casa de sonho acaba em casa de pesadelo


    Quanto optimismo 😅

    Não se preocupe que eu sonho baixinho... Uma casa bem isolada em que não oiça os vizinhos na casa de banho é meio caminho andado 🤣
 
0.0258 seg. NEW