Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Moro num prédio em que a caixa de coluna de electricidade de abastecimento às fracções fica numa parte comum do piso/patamar de acesso.
    Fiquei sem electricidade e chamei a EDP, que verificou que o problema era o fusível.
    Disseram que tinha de chamar um electricista e de proceder à sua substituição.
    No entanto, para não ficar sem electricidade em casa, a EDP, fez uma ligação directa, isto é, sem passar pelo fusível.

    Pergunto: A EDP procedeu correctamente? Estando a caixa de coluna numa parte comum do prédio, a responsabilidade pela substituição do fusível é da Administração do Condomínio?

    Obrigado
  2.  # 2

    O condomínio todo ficou sem electricidade? Não me parece! Ou só você é que está afectado pelo problema do fusível?

    O facto de estar numa parte comum não significa que o equipamento seja comum. Pode ser privado como me parece ser o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduembalca
  3.  # 3

    Se ficou direto deixe lá.. se queimar a sua casa é que vai sofrer com isso.

    No meu apartamento coloquei uma caixa de fusível por segurança porque estava direto.

    Isso é considerado comum
    • size
    • 5 junho 2021 editado

     # 4

    Colocado por: eduembalca

    Pergunto: A EDP procedeu correctamente? Estando a caixa de coluna numa parte comum do prédio, a responsabilidade pela substituição do fusível é da Administração do Condomínio?

    Obrigado


    Em minha opinião esse procedimento do suposto técnico da EDP, estará, totalmente, ERRADO.
    Falta saber através de que dispositivo é que a instalação da sua habitação ficou protegida, suprindo o fusível com uma ligação directa. Acaso, tem contador inteligente ?
    É que, apenas a EDP tem legitimidade para intervir na portinhola de derivação para as fracções e respectivos fusíveis .
  4.  # 5

    Caro BoraBora

    Obrigado pelo comentário. Quanto à sua questão, pois, foi só a minha fracção que ficou sem luz, e tal como referi, a EDP fez a ligação directa do cabo da coluna para a fase da fracção.

    A Administração, entende que é uma situação, que cabe ao condómino resolver, pois diz respeito à sua fracção, pois, embora o fusível esteja numa parte comum, o mesmo apenas diz respeito à fração em causa, neste caso à minha.
  5.  # 6

    Colocado por: eduembalca
    A Administração, entende que é uma situação, que cabe ao condómino resolver, pois diz respeito à sua fracção, pois, embora o fusível esteja numa parte comum, o mesmo apenas diz respeito à fração em causa, neste caso à minha.


    Correcto.
  6.  # 7

    Por acaso, passou-se o mesmo com um outro condómino, num outro piso. Este, chamou um electricista que de imediato resolveu o problema, substituindo o fusível. Assunto resolvido.

    A minha dúvida era saber, até que ponto a responsabilidade era de quem, uma vez tratar-se de uma parte comum do edifício.

    Obrigado pelo esclarecimento.
  7.  # 8

    Independentemente, da legitimidade, ou não de qualquer electricista poder substituir o fusível, tudo o que parte da coluna comum do prédio (fusíveis e cabos eléctricos) é considerado parte privativa da fracção, embora instalado em área comum. Ou seja, apenas está ao ser serviço.
  8.  # 9

    Por outro lado, uma outra questão, prende-se acerca de qual a legalidade da EDP em efectuar uma ligação direta, mesmo que por pouco tempo.?

    Pois, se a resolução passava pela intervenção de um electricista, porquê isso então? Deviam de ser os primeiros a dar o exemplo!
  9.  # 10

    Colocado por: eduembalcaPor outro lado, uma outra questão, prende-se acerca de qual a legalidade da EDP em efectuar uma ligação direta, mesmo que por pouco tempo.?

    Pois, se a resolução passava pela intervenção de um electricista, porquê isso então? Deviam de ser os primeiros a dar o exemplo!

    EU diria que nao quiseram que ficasse sem eletricidade, foram simpaticos. Se precisasse e ficasse sem energia em casa ficava mais satisfeito?
  10.  # 11

    Quantos anos tem o prédio? mais de 40?
    Concordam com este comentário: BoraBora
 
0.0130 seg. NEW