Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a avaliar renovar uma casa, mas deparei-me com um problema que me está a dar a volta à cabeça.

    A casa de 2 andares situa-se numa encosta, e a parede que está virada para a encosta está literalmente enterrada / colada a um muro de contenção que foi feito há muitas décadas (suspeito que com tijolos e mais alguma coisa).
    Uma foto que talvez ajude a perceber a situação:

    muro


    Acontece que no andar de baixo, a parede de pedra que está virada para a encosta deixa entrar água. isto porque segundo os vizinhos "apanha uma fraga". Bem, o que eu sei é que há água a escorrer do terreno para dentro da casa.


    Foto a ilustrar a situação, é a parede do fundo:

    parede

    Peço desculpa pela má qualidade das fotos mas é o que se arranja a estas horas.

    A minha questão é se existe alguma forma simples de resolver isto durante a renovação? Uma vizinho deu a ideia de escavar a terra toda à volta da casa, mas isso parece-me um berbicacho que nossa senhora :)

    Idealmente recorreria a um técnico/engenheiro, mas é uma coisa de última hora por isso toda a ajuda é bem vinda. Para minha defesa posso dizer que levei lá um engenheiro e um arquiteto e nenhum deles reparou.

    Obrigado em avanço!
  2.  # 2

    O ideal seria como lhe disseram, fazer uma enorme vala em redor da casa e colocar um geodreno enterrado...

    Pode, como solução menos onerosa, recriar uma parede de forra interior com uma canelura na caixa de ar para escoar as águas...mas é uma solução muito limitada e rouba espaço.
    Concordam com este comentário: buraburamono, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: buraburamono
  3.  # 3

    Colocado por: nunogouveiaO ideal seria como lhe disseram, fazer uma enorme vala em redor da casa e colocar um geodreno enterrado...

    Pode, como solução menos onerosa, recriar uma parede de forra interior com uma canelura na caixa de ar para escoar as águas...mas é uma solução muito limitada e rouba espaço.
    Concordam com este comentário:buraburamono
    Estas pessoas agradeceram este comentário:buraburamono


    entretanto falei com o engenheiro e ele propôs a parede falsa com um caneleto. mas também me parece que é uma solução muito arremendada, e a trazer problemas de humidades na caixa de ar a longo prazo. para além de roubar espaço que não é abundante.

    nossa, consegue imaginar de que valores estamos a falar para fazer a vala e instalar os geodrenos? isso parece-me um terror de obra. estamos a falar de pelo menos uns 8 de altura do muro de contenção. é muito volume de terra!
 
0.0105 seg. NEW