Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: nortenho66So tem que estipular no contrato com o arquitecto que se em X orçamentos nenhum for dentro do valor, este tem de refazer o projecto sem custos.

    Eu diria que mais de metade dos arquitetos não faz qualquer contrato quanto mais com esse tipo de clausula.
  2.  # 42

    Honestamente acho difícil...Ja fiz uma ou outra remodelação/reconstrução e gastei muito proximo desses valores e ainda aproveitei muita coisa do que lá estava e nao entrei em loucuras com os materiais.

    No entanto, salvaguardo que:

    - desconheço se em alguns casos fica mais barato fazer de novo do que reconstruir (acredito que sim).
    - A Zona do porto talvez os preços sejam mais caros (devido a falta de tudo e mais alguma coisa).

    Mas para o que ouço acho que deve ter alguma cautela principlamente se o seu budget for mesmo esse o limite e nao tenha um salvaguarda para alguma derrapagem no orçamento...ainda para mais se a casa for para habitar a medida que as coisas vão aparenco feitas começam a haver os "já agora isto, já agora aquilo" e no final leva com os famosos Extras :)

    Cumprimentos.
  3.  # 43

    A Zona do porto talvez os preços sejam mais caros (devido a falta de tudo e mais alguma coisa).
  4.  # 44

    Vários anos de fórum...e nunca senti necessidade de dar o meu contributo.
    Mas este comentário...é um completo disparate, que só induzirá os leitores em erro.
  5.  # 45

    Colocado por: fmbtsVários anos de fórum...e nunca senti necessidade de dar o meu contributo.
    Mas este comentário...é um completo disparate, que só induzirá os leitores em erro.


    porque ?
  6.  # 46

    Colocado por: zedasilva
    Eu diria que mais de metade dos arquitetos não faz qualquer contrato quanto mais com esse tipo de clausula.


    Não posso falar pelos outros, nos que trabalhei era sempre apresentado contrato, até porque muitas vezes ficavam a arder sem pagamentos...
    • frpin
    • 10 junho 2021 editado

     # 47

    Colocado por: pedro goncalves

    porque ?


    Óbvio que é um disparate! "Zona do Porto com falta de tudo e mais alguma coisa?!" Qual a justificação de tal afirmação? Acha que está tudo concentrado em Lisboa?
  7.  # 48

    Imensas casas em construção na zona norte neste momento. Não me parece que “zona do Porto com falta de tudo e mais alguma coisa” mas…
  8.  # 49

    Colocado por: frpin

    Óbvio que é um disparate! "Zona do Porto com falta de tudo e mais alguma coisa?!" Qual a justificação de tal afirmação? Acha que está tudo concentrado em Lisboa?


    Colocado por: paulocesarrImensas casas em construção na zona norte neste momento. Não me parece que “zona do Porto com falta de tudo e mais alguma coisa” mas…


    Caríssimos ,

    Penso ter havido uma mau entendimento sobre o que disse ou eu expressei-me mal .

    O que quis dizer com o falta de tudo era relativamente a falta de mão de obra , falta de materiais etc ... pelo menos na zona que mais “trabalho” que é o grande Porto e para contratar cada vez mais tenho esse problema .

    E o user que começou este tópico falou em santo tirso e como já não é grande Porto , NORMALMENTE nestes locais até há mais mão de obra disponível e com preços melhores.

    Espero ter ficado tudo esclarecido .

    Cumprimentos é bom feriado
  9.  # 50

    Colocado por: Belhinhosó consegue começar a construir daqui por 3 anos

    Acho este comentário manifestamente pessimista.
    Não percebo nada do assunto, mas o lote ao lado do meu foi comprado em set2020 e a construção começou em final de fev2021.... Cerca de 6 meses depois. O homem conseguiu projetos do seu agrado em 2meses, mais 2meses para aprovação dos projetos de arq e especialidades.... Pediu orçamentos e conseguiu um orçamento que achou justo num construtor que tem várias casas em edificação nas proximidades....

    Eu comprei em janeiro, a arq está praticamente aprovada e depois entram as especialidades na câmara. O verão/férias devem fazer prolongar o tempo de aprovação, mas entretanto com a arq aprovada e os projetos de especialidades e de execução na mão vou pedir orçamentos... Dos empreiteiros referenciados que já contatei, uns poderão ainda eventualmente começar no final deste ano e os outros só no 1 ou 2 trimestre de 2022.
    Portanto a construção deverá começar 10 a 16 meses depois da compra do terreno
  10.  # 51

    Colocado por: Beto1980Eu comprei em janeiro, a arq está praticamente aprovada e depois entram as especialidades na câmara. O verão/férias devem fazer prolongar o tempo de aprovação, mas entretanto com a arq aprovada e os projetos de especialidades e de execução na mão vou pedir orçamentos..


    Projecto de execução feito em quanto tempo?
  11.  # 52

    Ainda não está feito.
    Só se fará com a efetiva aprovação da arquitetura, que deverá acontecer na próxima semana ou seguinte.
    Está "contratado" um prazo de 5 semanas para esses projetos
    • DR1982
    • 10 junho 2021 editado

     # 53

    Projetos de execução em 5 semanas?
    Projetos completos em 2 meses?
    Isso nao é muito rapido?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 54

    Colocado por: Beto1980Ainda não está feito.
    Só se fará com a efetiva aprovação da arquitetura, que deverá acontecer na próxima semana ou seguinte.
    Está "contratado" um prazo de 5 semanas para esses projetos


    5 semanas? Ou tem pouco trabalho ou têm de ter muita mão de obra livre para fazerem isso tão rápido...
    ...ou vai ser chapa 5!
    So para o cliente escolher materiais a usar vão mais de 5 semanas.
  13.  # 55

    5 semamas para os projetos de execução das "especialidades" ( estrutura, água, fios, VMC, térmicas, afins)....
    O que compete à arquitetura (acabamentos, janelas, madeiras, cozinha, etc) já está a ser trabalhado com o Arq há mais de 2meses.
  14.  # 56

    Colocado por: DR1982Projetos completos em 2 meses?

    Foi o meu vizinho, não eu...
    A minha arquitetura demorou cerca de 4meses, e os mapas de acabamentos etc ainda estão em elaboração.
    As especialidades têm um tempo de execução previsto de cerca de 8-9semanas (foram iniciadas** à cerca de 2m quando entrou a arq na câmara, serão concluídas após aprovação da arq )

    ** O projeto de estabilidade foi alinhavado previamente, para não haver incompatibilidades com a arq.
    A arq respeitou certos requisitos solicitados pela engenharia, para esta não ter de resolver problemas mais tarde (alturas das lages e tetos falsos, etc)
  15.  # 57

    Colocado por: Beto1980
    Foi o meu vizinho, não eu...
    A minha arquitetura demorou cerca de 4meses, e os mapas de acabamentos etc ainda estão em elaboração.
    As especialidades têm um tempo de execução previsto de cerca de 8-9semanas (foram iniciadas** à cerca de 2m quando entrou a arq na câmara, serão concluídas após aprovação da arq )

    ** O projeto de estabilidade foi alinhavado previamente, para não haver incompatibilidades com a arq.
    A arq respeitou certos requisitos solicitados pela engenharia, para esta não ter de resolver problemas mais tarde (alturas das lages e tetos falsos, etc)

    parece-me que tem uma boa equipa de projecto, mesmo assim estou admirado com o tempo de execução.
  16.  # 58

    Colocado por: nortenho66parece-me que tem uma boa equipa de projecto

    Acredito que sim.
    Parece-me ser uma equipa com conhecimentos atualizados, com boas ideias/sugestões, que consegue explicar bem as vantagens/desvantagens das opções que foram/são tomadas.
    É uma equipa multidisciplinar, em que cada elemento trabalha 1ou 2 projetos (estabilidade, térmico, águas, electricidade,etc...).
    Confio que estou bem entregue, e acho que a principal limitação para iniciar a edificação é mesmo a disponibilidade dos empreiteiros: entre "melhor" / mais económico / mais disponível / mais rápido... Vai ser difícil escolher... Será necessário ponderar todos esses fatores e rezar para fazer a melhor escolha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  17.  # 59

    Bruno1980 posso perguntar em que zona?
  18.  # 60

    Beto1989... desculpe
 
0.0243 seg. NEW