Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Depois de muitas consultas continuo com dúvidas.
    Comprei um diferencial CFC240P da Hager para instalar num quadro parcial. A fase e neutro têm entrada superior ou inferior? Já me disseram de maneiras diferentes. Desde já muito obrigado a quem der uma ajuda.
    http://m.hager.pt/distribuicao-de-energia/proteccao/interruptores-diferenciais/gama-domestica-tipo-ac/bipolares/cfc240p/16213.htm
  2.  # 2

    Superior
  3.  # 3

    Bigmouse. Obrigado pelo seu comentário. Depreendo que a fase e neutro entram nos bornes superiores e depois saiem na parte inferior ligando o neutro ao barramento de neutros e a fase inferior distribui pelos disjuntores dos varios circuitos, certo?
  4.  # 4

    Sim, a alimentação entra nos bornes superiores.

    na parte inferior saem a fase e neutro. O neutro ira ligar ao barramento de distribuição de neutro dos circuitos finais protegidos pelo diferencial e a fase ira ligar a parte superior dos disjuntores de protecção dos circuitos finais.

    se um quadro tiver mais do que um diferencial, irá ter N barramentos de neutro conforme o Nº de diferencias desse quadro.
  5.  # 5

    Exemplo
      IMG_20210527_190147.jpg
  6.  # 6

    Bigmouse, sinceramente inclino-me mais para essa forma de montagem. No entanto, ao abrir o quadro geral da casa, constatei que tenho lá um diferencial igual e as ligações estão fase e neutro a entrar na parte inferior e os cabos que saem na parte superior ligam ao barramento de neutros e tem duas fases a sairem para os disjuntores individuais que estão ao lado e em cima, respetivamente. Até à data tudo tem funcionado bem. O que lhe parece ou o que pode acontecer se as ligações estiverem trocadas.
  7.  # 7

    Há eletricistas que trabalham de forma diferente.
  8.  # 8

    Não ira acontecer nada se a entrada for efetuada por baixo. irá funcionar de igual forma.

    Em regra geral as entradas são realizadas por cima. Mas existem algumas exceções onde as entradas são realizadas por baixo (muitas vezes para facilitar as ligações)

    Outro exemplo com ligações por baixo.
      IMG_20210613_230428.jpg
  9.  # 9

    Realmente já estava a pensar que eventualmente podia ser das duas formas mas como não sou eletricista, queria ter a certeza para não dar asneira. Obrigadissimo pela colaboração de quem comentou.
 
0.0126 seg. NEW