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  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostaria de expor uma situação muito aborrecida que aconteceu ( e ainda acontece) aqui em casa. Colocamos janelas novas nos quartos no início de 2020 através da empresa Raposo e ficaram excelentes. Como gostamos do trabalho, resolvemos trocar as janelas da sala também, o que ocorreu em novembro de 2020 pela mesma empresa, a Raposo. Contudo, a equipa de instalação das janelas da sala foi diferente, eram dois "miúdos"que pareciam não ter muita experiência. No mesmo dia, verificámos uma série de problemas na instalação, como : (i) Calhas mal montadas (com buracos sem parafusos) e de tamanho desajustados à espessura dos estores, que produzem barulhos desconfortáveis e vibração em excesso (mesmo em dias sem muito vento). Parece até que a obra ficou inacabada.
    (ii) Grande delay ao abrir os estores elétricos quando carregamos no interruptor.
    Além disso, um dos estores elétricos da sala, sem razão aparente, encravou e não desce desde janeiro.

    No dia seguinte à instalação a empresa foi sinalizada dos problemas e, no início, foram atenciosos, tentaram agendar alguns horários para virem cá a casa mas por estarmos em isolamento profilático quase dezembro todo (primeiro um filho e depois a filha), não podíamos receber ninguém em casa.

    A partir de janeiro, não há mais resposta por parte da empresa. Pedem-nos para enviar emails, para falarmos diretamente com os técnicos mas ninguém atende os telefones ou respondem as mensagens. A situação é periclitante.

    Sabem se a empresa está a passar por dificuldades ou se tiveram algum problema parecido? Conseguiram resolver?

    Obrigada
    Concordam com este comentário: Carla Câmara Pires
  2.  # 2

    Anda por aqui um user ligado a essa empresa, pode ser que se manifeste...
  3.  # 3

    Também contratei umas janelas com essa empresa. A adjudicação foi feita em Abril e disseram que iniciavam a obra 1 mês depois. Referi que era importante cumprir os prazos pois em Junho entravam os novo inquilinos, e não foi referido qualquer problema em relação aos prazos. Final de Maio ainda não me tinham dito nada e foi quando os comecei a contactar quase uma vez por semana, a desculpa era sempre a mesma, atrasos na entrega da mercadoria e que devia chegar no final dessa semana, ou às vezes diziam que já tinha chegado mas que ainda não tinham acedido ao material do camião, para uma semana depois me darem a mesma desculpa de que ainda não tinha chegado. A certa altura já nem me atendiam o telemóvel ou respondiam aos e-mails. Tive de negociar com os inquilinos a entrada deles sem as janelas novas, sabendo que depois teriam de ser incomodados com obras durante o aluguer (mas sem data prevista). Em Setembro comecei a ameaçar que queria o dinheiro de volta e ofereceram-me um desconto como compensação (sem definir o valor). Quando finalmente ligaram a marcar a obra para Novembro ficou combinado que depois da obra finalizada iria pessoalmente ao escritório fazer o pagamento do valor em falta e acertar o desconto que tinham prometido. No dia da obra, a iniciar às 9h, ligaram-me às 8h45 a dizer que se não fizesse imediatamente o pagamento que faltava (excepto os 5% que seria mesmo só depois de concluída a obra) não iam fazer a obra. Nisto tinha o inquilino a ter tirado uma manhã de folga por causa da obra e eu no meio de uma reunião sem poder aceder ao banco para fazer a transferência. Apeteceu-me mesmo mandá-los à m**** e cancelar tudo, mas apesar da falta de respeito e profissionalismo desta empresa, o inquilino não tinha culpa de nada e com o inverno a chegar não podia ficar com as janelas que tinha.
    Resultado tive de sair para ir ao MB, chegando atrasada à reunião, e o inquilino teve de faltar também ao trabalho da parte da tarde pois a empresa, depois da nossa conversa por telefone, decidiu mandar os funcionários para outra obra de manhã sem nada me dizer e eu a ir a correr ao MB.
    No final o tal desconto foi os míseros 5% que ficaram em falta, não porque eles me sugeriram, mas simplesmente porque mandei um email a reclamar e a dizer que não ia pagar esses 5% por falta de profissionalismo. Não me responderam mais e assim ficou.
    As janelas ficaram bem, mas sinceramente não recomendo esta empresa simplesmente pela falta de respeito, profissionalismo e confiança
    Concordam com este comentário: Carla Câmara Pires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia Prado
  4.  # 4

    Obrigada pelo feedback. Eu não fazia ideia que pudesse ser algo recorrente.

    Pelo seu relato, revi muitas das coisas que ocorreram cá em casa. De manhã os montadores chegaram um bocado atrasados e após instalarem as janelas (por volta do meio-dia) disseram-nos que a instalaçao dos estores tinha de ficar para a semana seguinte (era uma sexta-feira), pois tinha uma instalação marcada em outra residência na parte da tarde!!! Ficamos um bocado estupefatos em saber que a obra ia ficar inacabada e conseguimos que voltassem à tarde para terminar (tivemos que escalar a situação). No fim da obra, pelo visto, não foi feita a verificação de qualidade, pois a instalação, como consta do meu post anterior, ficou terrível.

    O meu marido esta semana já vai chamar alguém externo para virem arranjar os estores. Eu não queria, pois acho que é responsabilidade da empresa dar-nos assistência pós-venda. Mas depois de 7 meses parece mesmo impossível.É mesmo uma falta de respeito.
    Concordam com este comentário: Carla Câmara Pires
    •  
      CMartin
    • 2 setembro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: rjmsilvaAnda por aqui um user ligado a essa empresa, pode ser que se manifeste...

    Sim, posso opinar, embora passado este tempo, por apenas ter me cruzado com o tópico recentemente.
    A minha opinião serve para ajudar ou contribuir com algum esclarecimento, mas, não passa de uma opinião apenas embora com algum conhecimento de causa, pois trabalho com eles, como meus fornecedores de caixilharia, e, como sabem, ou alguns saberão, o responsável comercial Lisboa é meu marido.
    Colocado por: Andreia PradoContudo, a equipa de instalação das janelas da sala foi diferente, eram dois "miúdos"que pareciam não ter muita experiência.

    A Raposo, dado o feliz volume de trabalho, e para dar melhor resposta, tem de facto procurado contratar mais equipas de instalação. Se não estou em erro, na zona de Lisboa, são agora 3 equipas. Neste momento, procuram formar uma quarta. São pessoas na ordem dos vinte e poucos anos, alguns deles filhos da primeira geração de instaladores, e dos técnicos responsáveis de obra. Não obstante, a qualidade da obra será garantida, até satisfação do cliente, dentro dos requisitos técnicos e de qualidade da Raposo, pelas equipas velhas e novas.
    Estes parâmetros/requisitos de qualidade estão definidos, e são "mesuráveis".

    Colocado por: Andreia PradoNo dia seguinte à instalação a empresa foi sinalizada dos problemas e, no início, foram atenciosos, tentaram agendar alguns horários para virem cá a casa mas por estarmos em isolamento profilático quase dezembro todo (primeiro um filho e depois a filha), não podíamos receber ninguém em casa.

    Dado o volume de trabalho, têm os agendamentos bastante preenchidos e, por vezes, quando há finalmente disponibilidade por parte do cliente, já eles têm outras instalações ou assistências marcadas, ou vice versa, como este caso em que quando eles tinham disponibilidade de agenda, o cliente não os pode receber. São coisas que ultrapassam tanto a uns como a outros, por vezes.

    Colocado por: martininaA adjudicação foi feita em Abril e disseram que iniciavam a obra 1 mês depois.

    O prazo de fabrico das janelas são dois meses. 8 semanas. A não ser que haja alguma excepção que eu desconheça nesta minha opinião sobre o trabalho em concreto.

    Colocado por: martininaFinal de Maio ainda não me tinham dito nada e foi quando os comecei a contactar quase uma vez por semana, a desculpa era sempre a mesma, atrasos na entrega da mercadoria e que devia chegar no final dessa semana, ou às vezes diziam que já tinha chegado mas que ainda não tinham acedido ao material do camião, para uma semana depois me darem a mesma desculpa de que ainda não tinha chegado.

    Existe uma notória falta de matéria prima no mercado neste momento, com a qual os profissionais e actores do mercado se deparam. No design de interiores por exemplo tenho fornecedores e fabricantes com prazos actuais de entrega de peças decorativas de 4 meses. Por vezes, sabemos de antecedência, por outras, tanto eu como os fornecedores e ou fabricantes, somos apanhados aquando a chegar a data de entrega, a peça encomendada não nos é possível entregar ou porque não chegou ou porque não é possível fabricar porque não há material. De qualquer forma, tenta-se sempre fazer desta realidade a menos incómoda possível para o nosso trabalho e para o cliente. Por vezes, tem que se tratar mesmo de aguardar.

    Colocado por: martininaQuando finalmente ligaram a marcar a obra para Novembro ficou combinado que depois da obra finalizada iria pessoalmente ao escritório fazer o pagamento do valor em falta e acertar o desconto que tinham prometido. No dia da obra, a iniciar às 9h, ligaram-me às 8h45 a dizer que se não fizesse imediatamente o pagamento que faltava (excepto os 5% que seria mesmo só depois de concluída a obra) não iam fazer a obra.

    As condições comerciais e de pagamento estão explicitadas no contracto que o cliente aceita antes de adjudicar. A Raposo tem 3 tranches: na adjudicação, na data de entrega antes da instalação e apenas 5% no final da obra. A não ser por alguma excepção, o cliente sabe de antemão que no dia e antes da instalação deve proceder ao pagamento da tranche a haver.

    Colocado por: martininaResultado tive de sair para ir ao MB, chegando atrasada à reunião, e o inquilino teve de faltar também ao trabalho da parte da tarde pois a empresa, depois da nossa conversa por telefone, decidiu mandar os funcionários para outra obra de manhã sem nada me dizer e eu a ir a correr ao MB.

    Este conhecimento prévio das condições comerciais do contracto por parte do cliente evita dissabores como ter que interromper o dia para ir ao multibanco a correr fazer o pagamento como descrito.

    Colocado por: martininaNo final o tal desconto foi os míseros 5% que ficaram em falta, não porque eles me sugeriram, mas simplesmente porque mandei um email a reclamar e a dizer que não ia pagar esses 5%

    Os descontos aplicados vêm da margem da Raposo, quem fornece (o seu fornecedor) a matéria prima não dá descontos aos fabricantes por atrasos nas entregas da sua parte pois não existe essa assumpção por parte dos fornecedores dos materiais.
    Imagine que se me atrasa uma peça decorativa que custa 500€ e o cliente por essa razão do atraso me pede desconto, à mesma ao meu fornecedor eu terei que pagar os 500€, embora o atraso origine dele, ou melhor, origine pela lacuna de matéria prima com a qual lidamos mas pela qual nenhum de nós tem culpa neste momento actual do mundo.

    Colocado por: Andreia Prado
    A partir de janeiro, não há mais resposta por parte da empresa. Pedem-nos para enviar emails, para falarmos diretamente com os técnicos mas ninguém atende os telefones ou respondem as mensagens. A situação é periclitante.

    A Raposo existe com as mesmas caras responsáveis (pessoas), mesmo nome e mesma morada há mais de 40 anos na Bélgica e em Portugal, o que define a sua postura de transparência. Não deixam de dar resposta ao cliente, isso é certo, nem deixam obra por cumprir. Grande parte da sua carteira de clientes, são clientes recorrentes.

    Colocado por: Andreia PradoO meu marido esta semana já vai chamar alguém externo para virem arranjar os estores. Eu não queria, pois acho que é responsabilidade da empresa dar-nos assistência pós-venda. Mas depois de 7 meses parece mesmo impossível

    Penso que deveria aguardar, pois se a assistência for feita por outra empresa, vai perder a garantia das janelas, no meu entendimento. E, especialmente, se não ficar bem a assistência por outrém.

    Colocado por: Andreia PradoSabem se a empresa está a passar por dificuldades

    De todo, pelo contrário, pelo que me é permitido constatar.
    Por vezes, é preciso é ter-se também os dois lados da moeda, e os ossos do ofício, mas compreendo que no mundo das obras, para os clientes, isso seja muitas vezes uma perspectiva incógnita :o)
    Espero ter ajudado, com o verso da moeda.

    De resto, a Raposo como já disse, é meu fornecedor de janelas para as minhas obras, digo-o com clareza, e não tenho qualquer pejo em os usar. Conto com eles, mesmo se algum dia me divorciasse :o))
    Colocado por: martininaAs janelas ficaram bem,

    Lá está.


    Cumprimentos, Andreia e martinina.
 
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