Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Tenho uma amiga que vive num quarto com a sua mãe e 2 filhos (um com 2 e outro com 6 anos) queria saber se é legal ela viver num quarto com os filhos e a mãe tanto do ponto de vista do arrendamento como do ponto de vista das crianças
    E queria também saber se existe alguma coisa em que ela se possa ajudar um subsídio ou assim ela tem um trabalho assim um pouco duvidoso não queria tar a expor muito da vida dela
    Se me poderem ajudar agradecia!!!
  2.  # 2

    Colocado por: Stevieenho uma amiga que vive num quarto com a sua mãe e 2 filhos (um com 2 e outro com 6 anos) queria saber se é legal
    Rm principio se a CPCJ souber disso, não o irá permitir, em defesa do direito das crianças a viverem em condições dignas.

    A sua amiga deve informar-se junto da segurança social dos seus direitos, indicando que não tem rendimentos, ou tendo-os são insuficientes.
    • RCF
    • 14 junho 2021

     # 3

    Colocado por: StevieBoas
    Tenho uma amiga que vive num quarto com a sua mãe e 2 filhos (um com 2 e outro com 6 anos) queria saber se é legal ela viver num quarto com os filhos e a mãe tanto do ponto de vista do arrendamento como do ponto de vista das crianças
    E queria também saber se existe alguma coisa em que ela se possa ajudar um subsídio ou assim ela tem um trabalho assim um pouco duvidoso não queria tar a expor muito da vida dela
    Se me poderem ajudar agradecia!!!

    Legal?
    Ilegal é que não é... nem viver na rua é ilegal...
    Quanto a apoios, tente junto da Segurança Social. Pode até começar por pedir apoio na Junta de Freguesia que, normalmente, ajudam ou encaminham essas situações.

    Colocado por: HAL_9000m principio se a CPCJ souber disso, não o irá permitir, em defesa do direito das crianças a viverem em condições dignas.

    Sim, mas recorrendo à CPCJ corre o risco de as crianças serem retiradas à mãe e institucionalizadas...
    Concordam com este comentário: coelhinho78
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 4

    Colocado por: StevieBoas
    Tenho uma amiga que vive num quarto com a sua mãe e 2 filhos (um com 2 e outro com 6 anos) queria saber se é legal ela viver num quarto com os filhos e a mãe tanto do ponto de vista do arrendamento como do ponto de vista das crianças
    E queria também saber se existe alguma coisa em que ela se possa ajudar um subsídio ou assim ela tem um trabalho assim um pouco duvidoso não queria tar a expor muito da vida dela
    Se me poderem ajudar agradecia!!!

    Bolas e e sua amiga.

    E o que quer fazer? Ir a cpcj? Sao criancas pequenas. O mais pequeno ainda esta em idade facilmente adotavel, o mais velho sera mais dificil.
    As criancas Sao bem tratadas? Ficam melhor we forem retiradas a familia?
    Ajudar a sua amiga a encontrar um alojamento maior nao e possivel?

    Ha pessoas que escondem a sua situacao economica para que nao lhes retirem as criancas, ha mae que tem os filho em casa ou fogem das maternidades pela mesma razao. Sera que nao tem razao? Mesmo vivendo num quarto todos, o que obviamente nao e o sonho de ninguem, desde que bem tratadas pode ser muito melhor do que "as instituicoes a funcionar".

    Mesmo quando vao para a adocao, sabe que as criancas podem ser devolvidas? Ha criancas a serem devolvidas varias vezes. Ate me custa imaginar ser crianca e andar a ser devolvida.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 5

    Colocado por: RCFSim, mas recorrendo à CPCJ corre o risco de as crianças serem retiradas à mãe e institucionalizadas...
    Eu não disse para recorrer, disse é que se a CPCJ souber por queixa de algum vizinho, pode agir em conformidade. Ou seja a questão não tem a ver com a legalidade, mas sim com a falta de condições.
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 6

    Colocado por: HAL_9000Eu não disse para recorrer, disse é que se a CPCJ souber por queixa de algum vizinho, pode agir em conformidade. Ou seja a questão não tem a ver com a legalidade, mas sim com a falta de condições.

    E as instituicoes tem condicoes?
    Sabe que um dos sintoma de criancas institucionalizadas e quando estao num ambiente familiar "atacarem", e mesmo isto, o frigorifico e afins a noite, pois estao habituados a ter de lutar por comida.
  4.  # 7

    Colocado por: AMVP
    Bolas e e sua amiga.

    E o que quer fazer? Ir a cpcj? Sao criancas pequenas. O mais pequeno ainda esta em idade facilmente adotavel, o mais velho sera mais dificil.
    As criancas Sao bem tratadas? Ficam melhor we forem retiradas a familia?
    Ajudar a sua amiga a encontrar um alojamento maior nao e possivel?

    Ha pessoas que escondem a sua situacao economica para que nao lhes retirem as criancas, ha mae que tem os filho em casa ou fogem das maternidades pela mesma razao. Sera que nao tem razao? Mesmo vivendo num quarto todos, o que obviamente nao e o sonho de ninguem, desde que bem tratadas pode ser muito melhor do que "as instituicoes a funcionar".

    Mesmo quando vao para a adocao, sabe que as criancas podem ser devolvidas? Ha criancas a serem devolvidas varias vezes. Ate me custa imaginar ser crianca e andar a ser devolvida.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Simplesmente a ver todos os pontos de vista para tentar ajuda la!!! Visto que a ajudo a pagar a renda e tudo ! Tudo o que quis perguntar foi saber se ela terá problemas com a situação de trabalho dela e onde reside com 2 meninos pequenos !!!
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 8

    Colocado por: Stevie

    Simplesmente a ver todos os pontos de vista para tentar ajuda la!!! Visto que a ajudo a pagar a renda e tudo ! Tudo o que quis perguntar foi saber se ela terá problemas com a situação de trabalho dela e onde reside com 2 meninos pequenos !!!

    Claro que tera. A SS faz avaliacao de supermercado e habitacao.
  5.  # 9

    Colocado por: AMVPE as instituicoes tem condicoes?
    Mas eu afirmei algo nesse sentido?

    Apenas respondi ao que objetivamente foi perguntado. É ilegal? Acho que não, ainda que a nossa constituição diga que todos têm direito a habitação condigna.
    Se a CPCJ se inteirar da situação pode agir? No meu entender pode.

    Estou a julgar a situação? Não estou.

    O que é melhor para as crianças? Não faço ideia, mas no meu entender, se não forem mal tratadas, não passarem fome, e conseguirem ter alguém que olhe por elas, estão sempre melhores com a mãe do que numa instituição. A única coisa que sei é que elas não deveriam passar por este tipo de situação.

    É um caso social? É, e nesse caso só a SS, e eventualmente a Junta de freguesia podem ajudar. A mãe deve ter um emprego que lhe permita fazer descontos e ter um rendimento fixo. Não me interessa nada se o trabalho é muito ou pouco duvidoso, a questão é que se não tiver uma fonte de rendimento declarada, está sempre em risco de o estado agir.
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 10

    O meu conhecimento mais proximo e de quem adotou uma crianca institucionalizada. Na minha opiniao, a crianca apesar de tudo ficou melhor com, pelo menos metade da familia que a adotou, mas... Na verdade ninguem fez uma avaliacao efetiva das condicoes daquela familia para a acolher, foi mesmo de supermercado. E olhe, a crianca acabou por passar por algumas coisas que nenhuma crianca deveria passar. Esta crianca foi retirada por questoes graves, nao economicas, foi devolvida algumas vezes a instituicao. Um amor we crianca, apesar de tudo.
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 11

    Dei formacao num centro onde existia uma populacao com problemas economicos. E sim, havia familias a esconder os filhos da SS, como os entendo.
    O que nao entendo e pq nao dao o dinheiro ou os Bens aos pais, tal como pagam as instituicoes.
    Mas pronto, tb nao e isso que esta em causa no post.
    Sim, se souberem da situacao da sua amiga podem retirar as crianca por falta de condicoes habitacionais. Ha maes que quando isso ocorre e enquanto nao tem condicoes para terem os filhos com elas vao todos os dias a instituicao para vizitar is filhos de modo a impedirem a adocao. As vezes colocam os filhos longe...
  6.  # 12

    Colocado por: AMVPe pq nao dao o dinheiro ou os Bens aos pais, tal como pagam as instituicoes.
    Porque alguns pais, não nasceram para ser pais, e podem fazer desse dinheiro um modo de vida. O dinheiro depois em vez de ser gasto em comida, roupa, escola, é gasto nas nails, no cabeleireiro, no tasco. Já bens em forma de apoio alimentar, concordo totalmente. Em algumas localidades esse apoio existe de forma regular e a quantidade de comida fornecida é em quantidade bastante para dar para o mês e sobrar (sem frescos, isso acho que não dão).

    O que o estado deveria zelar sim, é pela integração desses pais no mercado de trabalho, após um período inicial em que se pode apoiar com subsídios. Além disso criar as condições para que o salário pago permita ter o mínimo de dignidade, o que nem sempre acontece(nem o salário ser digno, nem o estado zelar para que as nossas empresas possam pagar condignamente).

    Quanto à senhora em questão, ela tem obviamente de pedir apoio, pois está numa situação bastante frágil e complicada.
  7.  # 13

    Colocado por: AMVPDei formacao num centro onde existia uma populacao com problemas economicos. E sim, havia familias a esconder os filhos da SS, como os entendo.
    O que nao entendo e pq nao dao o dinheiro ou os Bens aos pais, tal como pagam as instituicoes.
    Mas pronto, tb nao e isso que esta em causa no post.
    Sim, se souberem da situacao da sua amiga podem retirar as crianca por falta de condicoes habitacionais. Ha maes que quando isso ocorre e enquanto nao tem condicoes para terem os filhos com elas vao todos os dias a instituicao para vizitar is filhos de modo a impedirem a adocao. As vezes colocam os filhos longe...

    Que coisa horrível fico chocado muito obrigado pelos conselhos e pela vossa ajuda vou dar o meu melhor para encontrar um sítio melhor para eles
    De coração muito obrigado
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 14

    Colocado por: HAL_9000Porque alguns pais, não nasceram para ser pais, e podem fazer desse dinheiro um modo de vida. O dinheiro depois em vez de ser gasto em comida, roupa, escola, é gasto nas nails, no cabeleireiro, no tasco. Já bens em forma de apoio alimentar, concordo totalmente. Em algumas localidades esse apoio existe de forma regular e a quantidade de comida fornecida é em quantidade bastante para dar para o mês e sobrar (sem frescos, isso acho que não dão).

    O que o estado deveria zelar sim, é pela integração desses pais no mercado de trabalho, após um período inicial em que se pode apoiar com subsídios. Além disso criar as condições para que o salário pago permita ter o mínimo de dignidade, o que nem sempre acontece(nem o salário ser digno, nem o estado zelar para que as nossas empresas possam pagar condignamente).

    Quanto à senhora em questão, ela tem obviamente de pedir apoio, pois está numa situação bastante frágil e complicada.


    Conheça o mundo das instituições e depois reflita!
  8.  # 15

    Colocado por: AMVPConheça o mundo das instituições e depois reflita!
    Vou seguir o seu conselho tentar manter-me informado. Deve também tentar informa-se bem sobre os "cuidados" que alguns pais prestam aos filhos e refletir do mesmo modo.

    Não sei onde é que viu nos meus comentários que eu tenho algo a favor ou contra as instituições. Na verdade não tenho opinião formada, porque felizmente sempre tive uma família estruturada. Já ouvi crianças a queixarem-se dos maus tratos que têm nas instituições, como também já presenciei uma criança (uma amigo da minha idade, na altura com 8 anos) a ser literalmente espancada pelo pai. Portanto não faço ideia do que é pior. Por isso pago impostos, para que o estado tenha técnicos que possam aferir e defender o bem estar das crianças. Se o fazem bem? provavelmente não, mas isso tb n tenho como saber.
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 16

    Colocado por: HAL_9000Vou seguir o seu conselho tentar manter-me informado. Deve também tentar informa-se bem sobre os "cuidados" que alguns pais prestam aos filhos e refletir do mesmo modo.

    Perfeitamente informada. Mas olhe que tb ha quem nao de esse ter filhos entre os ricos.

    Se se der ao trabalho de ler o que escrevi, perguntei se as criancas eram bem tratadas. Tratar bem e uma coisa, falta de recursos economicos e outra.
  9.  # 17

    Se o trabalho duvidoso for feito num quarto ao lado ou mesmo a cpcj conhecendo esse trabalho, poderá ficar sem as crianças.m
  10.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoSe o trabalho duvidoso for feito num quarto ao lado ou mesmo a cpcj conhecendo esse trabalho, poderá ficar sem as crianças.m

    Pois eu sei mas não posso fazer muito mais para ajudar resta me talvez procurar um sítio diferente para ela viver
    • AMVP
    • 14 junho 2021

     # 19

    Colocado por: Stevie
    Pois eu sei mas não posso fazer muito mais para ajudar resta me talvez procurar um sítio diferente para ela viver

    Sendo assim, ai o problema pode ja nao ser apenas um problema economico e as criancas estao expostas a coisas que nao deveriam.
  11.  # 20

    Colocado por: AMVPMas olhe que tb ha quem nao de esse ter filhos entre os ricos.
    Por acaso falei só em pais pobres? No caso do pai que espancou o filho, não me viu mencionar a declaração de rendimentos do pai. Esta a tirar conclusões despropositadas dos meus comentários.
 
0.0257 seg. NEW