Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: RRoxx

    Neste caso particular. qual é a função de uma pitonada nesta lage?


    Apenas drenar. O geotextil tem a tendencia a ensopar, reter os finos e ficar uma “lama”
  2.  # 42

    Colocado por: barbeiro

    Como é que se assentam os suportes de nivelamento de lajetas em cima de tela pitonada?


    Pousados.
  3.  # 43

    Colocado por: zedasilva
    Nesta solução?:
    1-Lage
    2- Realização pendentes
    3- Telas asfalticas
    4- Tela pitonada com geotextil
    5- Isolamento térmico 10cm
    6- Geotextil
    7- proteção pesada
    Aqui eu sugeria um geotextil entre as telas e o isolamento termico e a tela com geotextil por cima do isolemento termico


    Aplica o xps sobre a tela, depois a lamina e por último a proteccao pesada.
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 44

    Colocado por: pc ferreiraAplica o xps sobre a tela

    Sem geotextil entre eles?
    E aquela coisa da transferência dos componentes do xps?
    É certo que aqui não está exposto ao calor e aos UV
  5.  # 45

    Colocado por: zedasilva
    Sem geotextil entre eles?
    E aquela coisa da transferência dos componentes do xps?
    É certo que aqui não está exposto ao calor e aos UV

    Apenas nas laminas sintecticas (pvc)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  6.  # 46

    O que faz o ponto 4 e porque se repete parcialmente no 6?
  7.  # 47

    e que tal o isolamento antes da betonilha... com o geotextil a separar. acho que o pitonada nao faz sentido neste tipo de cobertura.
  8.  # 48

    Colocado por: RRoxxe que tal o isolamento antes da betonilha... com o geotextil a separar. acho que o pitonada nao faz sentido neste tipo de cobertura.


    Até faz mais. Evita que a betonilha fique empapada e a sofrer com o gelo/degelo.
    • AAFF
    • 23 junho 2021 editado

     # 49

    Colocado por: RRoxxqual é a função da pitonada?

    ou é só porque sim?


    Nos pisos térreos, depois do aterro, mas ai até existe quem coloque apenas plástico preto.
    No caso de pisos térreos antes de betonilha, ai convém terem resistência à compressão.

    Em coberturas ajardinadas pois têm propriedades anti raiz.
    Em muros enterrados onde são muito muito utilizadas para protecção das impermeabilização que possam ser colocada nos muros enterrados.

    Nesta solução?:
    1- Lage
    2- Realização pendentes
    3- Telas asfalticas
    4- Geotextil
    5- Isolamento térmico, os fabricantes recomendam determinadas espessuras consoante as regiões do país.
    6- Geotextil
    7- proteção pesada


    Na minha opinião fica bem mais serviço com a aplicação de Isolamento Térmico PIR (traz numa face um véu betuminoso que permite a colagem de telas asfálticas em cima do isolamento térmico, e fica com um trabalho mais apresentável e de menor manutenção. Neste caso o PIR é fixado na base e o peso das telas asfálticas não fará com que levante.


    Colocar proteção pesada em cima de xps, vai fazer com que a tela asfáltica esteja sempre sujeita a sujidades e águas tal como o xps. Não que não seja eficaz, mas caso fosse eu não optaria por esta opção apesar de ser mais económica.


    Resumindo a principal função da protecção pesada em cima do isolamento térmico (material leve) é evitar que o mesmo levante por ex com o vento!
  9.  # 50

    Colocado por: pc ferreira

    Aplica o xps sobre a tela, depois a lamina e por último a proteccao pesada.
    Concordam com este comentário:Picareta


    Mas pode indicar que marca recomenda isso?
  10.  # 51

    Colocado por: nortenho66Mas pode indicar que marca recomenda isso?

    Os fabricantes recomendam a proteção pesada sobre o isolamento, cada um faz como quer.
  11.  # 52

    Colocado por: nortenho66

    Mas pode indicar que marca recomenda isso?


    Pesquise de França para cima.
  12.  # 53

    Colocado por: pc ferreira

    Pesquise de França para cima.


    mas então não é uma solução para aplicar em portugal?

    ps. já projectei em vários países europeus, neste momento UK e nunca me cruzei com uma indicação desse detalhe daí a curiosidade.

    Colocado por: Picareta
    Os fabricantes recomendam a proteção pesada sobre o isolamento, cada um faz como quer.


    assim de memória (e pode estar a falhar, daí eu perguntar) todos referem geotextil como layer de protecção.
  13.  # 54

    Colocado por: pc ferreiraAté faz mais. Evita que a betonilha fique empapada e a sofrer com o gelo/degelo.


    O PC ferreira, desculpa mas isso não funciona. A água vai passar pelas juntas das telas, que não vai conseguir vedar, garantidamente. essa vantagem não existe.

    A pitonada promove a ventilação e protege as impermeabilizações. Principalmente em sistemas verticais, no zinco promove a ventilação do tardoz da chapa etc etc conforme o AAFF já indicou, numa solução destas não vejo qualquer vantagem, só a de criar xoxos.
    Concordam com este comentário: nortenho66
  14.  # 55

    Colocado por: RRoxx

    O PC ferreira, desculpa mas isso não funciona. A água vai passar pelas juntas das telas, que não vai conseguir vedar, garantidamente. essa vantagem não existe.

    A pitonada promove a ventilação e protege as impermeabilizações. Principalmente em sistemas verticais, no zinco promove a ventilação do tardoz da chapa etc etc conforme o AAFF já indicou, numa solução destas não vejo qualquer vantagem, só a de criar xoxos.


    Nop.

    Passa pela betonilha e drena pela lamina drenante. Evitando que a betonilha fique com água congele na betonilha.
  15.  # 56

    Colocado por: pc ferreira

    Nop.

    Passa pela betonilha e drena pela lamina drenante. Evitando que a betonilha fique com água congele na betonilha.


    Até fui dar uma vista em alguns catálogos, isto parece me invenção...
  16.  # 57

    Colocado por: nortenho66

    Até fui dar uma vista em alguns catálogos, isto parece me invenção...


    Pesquise p.ex. na Dorken ou na Delta.
    • AAFF
    • 24 junho 2021 editado

     # 58

    Espanta me não comentarem a impermeabilização por cima do isolamento térmico...

    Painel Térmico PIR com menor espessura tem mais resistência térmica que o xps de maior espessura e colagem de telas asfalticas e de longe uma solução bem mais apelativa (embora o PIR seja mais dispendioso que o XPS)

    Por ex a lâmina drenante sem geotextil em muros enterrados impermeabilizados os pitons encostam no suporte criando uma caixa de ar e evitando que os agregados danifiquem a impermeabilização.

    Lâmina drenante com geotextil em muros enterrados impermeabilizados o geotextil fica exposto aos agregados faz filtro da água evitando o Contato dos agregados com o pvc da lâmina drenante deixando apenas a água passar pela caixa de ar que o geotextil cria e evitando na mesma os agregados de ferir a impermeabilização.

    Portanto mais usada como camada de proteção.

    Outras laminas drenantes sobretudo as de impacto pavimentos por ex trazem orifícios e quando os copos / pitons enchem de água esses orifícios fazem a drenagem da água.
  17.  # 59

    Pode também ir para uma solução de impermeabilização IZOHAN, por exemplo:

    https://www.facebook.com/114761423606915/posts/121760952906962/?d=n
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  18.  # 60

    Colocado por: pc ferreira

    Pesquise p.ex. na Dorken ou na Delta.


    Alguma das duas tem representação em Portugal?

    Mas interessante ver que a cobertura ajardinada da doerken (e outras marcas também) usam a tela pitonada precisamente para acumular água ("reservatório de água"), ou seja, faz exactamente o oposto do que o PC Ferreira defende que seria drenar mais rápido.
 
0.0266 seg. NEW