Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: AMVPDesculpem mas esta dificil de entenderem, nao forco a nada. Mas sim dou a minha opiniao sobretudo quando a mesma e pedida. E Desculpem essa do quando se e bom consegue - se e bem assim, ainda gostava que me explicassem qual o grau de empregabilidade dos alunos que saem de antroplogia, por exemplo.


    este é um dos problemas que me atormenta, que áreas de estudo/trabalho os meus filhos irão querer seguir. se por um lado uma pessoa não se sente realizada a trabalhar numa área que não gosta, por outro lado não sou ingénuo ao ponto de achar que os bons tem saída em qualquer área. Existem áreas em que os bons tiram cursos, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos e depois vivem de bolsas de investigação o resto da vida, e se esses são os bons, nem quero imaginar os maus.

    vou tentar, dentro dos meus conhecimentos alerta-los para as dificuldades caso queiram seguir algumas áreas. Eu próprio passei por esse dilema. Gostava de arquitetura (sempre gostei de desenho), mas as médias de entrada eram altas, gostava de de psicologia, mas sabia que a empregabilidade era baixa e gostava de informática. Acabei por dentro dos meus gostos seguir Eng. Informática.

    não é fácil ajudar os filhos nesta escolha.
  2.  # 22

    Colocado por: Picareta
    E você sabe o que é que eles ganham? é que o dinheiro que você paga a um eletricista não é tudo lucro.


    Não deixa de ser uma boa quantia, e digo isto na perspectiva de alguém que cresceu a ver esse tipo de profissão a ser chamada da profissão de "quem não estudou". Chegam a tirar mais do que eu por mês quando trabalham bem e são bastante solicitados. É só ver neste fórum também os preços.
  3.  # 23

    Colocado por: NielsBohrOra bem, eu sou investigador e não me considero nem infeliz nem com insucesso na vida.
    Por outro lado, também não deve ter propriamente estabilidade no trabalho, ou sequer contrato de trabalho. Esse é o problema da investigação, é só mesmo para quem gosta mesmo muito (e mesmo assim tem de ser um pouco masoquista), porque em termos de carreira em investigação científica, ela praticamente não existe no nosso país.

    Relativamente à questão do tópico, procure orientar o seu filho para uma área que lhe dê um conhecimento de base bastante amplo e extensível a diversas áreas profissionais. Por uma pessoa tirar determinado curso, não quer dizer que vá trabalhar obrigatoriamente a área. Agora se desenvolver competências valorizáveis pela sociedade, facilmente se adapta a diversos empregos. Engenharia acho que é uma dessas áreas versáteis. Boa sorte para o Rapaz, seja qual for a área escolhida.
    Concordam com este comentário: AMVP
  4.  # 24

    Colocado por: hangas

    Não duvido que estejamos a falar de profissionais com bastante procura e como tal bem pagos - quando têm a experiência e formação de nivel - mas acho que a diferença que vê tem mais a ver com a estrutura laboral (freelancer, conta propria, vs conta outrem)

    Duvido que um eletricista que trabalhe por conta de outrem para uma empresa da área ganhe aquilo que "vê ganhar", uma coisa é a factura que lhe passam outra coisa é o que ele leva para casa.

    Mas posso-lhe dizer que na nossa área, e como freelancer/conta própria, e sendo realmente bom numa área tecnologia especifica pode-se ganhar muito bem, e melhor que isso, fazer o que realmente gosta. Porque a informática não é toda igual e fazer código a metro (que é o que muitas empresas de cá fazem) não é muito aliciante.


    Eu disse e bem que vivo uma vida desafogada sendo eng.informática. Não deixa de ser verdade que cada vez mais que profissões como canalizadores, pedreiros, carpinteiros, serralheiros, vão ser mais bem pagas a quem sabe fazer bem. Engenheiros é o que há cada vez mais e ainda por cima da treta, ninguem me disse, eu vejo. Eu diria que é até urgente cada vez mais mostrar à juventude que não é só um mestrado e um trabalho de escritório das 9 as 5 que dá dinheiro. Cada vez mais escasseia mão de obra qualificada nessas áreas. No que a mim me toca, um dia que tenha os meus vou abrir bem horizontes nesse sentido.
  5.  # 25

    Colocado por: desofiapedroNão deixa de ser verdade que cada vez mais que profissões como canalizadores, pedreiros, carpinteiros, serralheiros, vão ser mais bem pagas a quem sabe fazer bem.


    Estou de acordo no argumento que essas profissões essenciais vão sempre fazer falta e têm a sua procura, mas não é qualquer profissional que é bem remunerado nelas.

    Agora acho que isto é válido para qualquer profissão.

    Também em informática, um profissional com experiência, em regime de freelancing/consultor por conta própria, com especialização em algo mais de nicho, ganha em poucos dias o que ganharia num mês a trabalhar num escritório das 9 às 5h.
  6.  # 26

    Por vezes uma pessoa demora muito tempo (décadas até) a descobrir o que gosta. Penso que estão a dar peso a mais à escolha que se faz no fim do secundário. Não é uma escolha definitiva como muitos acham. Quem estuda antropologia não tem necessariamente de se tornar um antropólogo. O mais importante é que você e o seu filho entendam que o mundo não acaba se a decisão parecer menos feliz após um ou dois anos. Felizmente hoje em dia há muita oportunidade de formação e com a mentalidade certa cada um vai fazendo o seu caminho sem problemas. As competências mais importantes são: ser flexível, adaptação rápida e capacidade de aprender continuamente.

    Esse desespero de que a decisão tem que ser já senão acaba tudo é muito contraproducente, e falo por experiência própria.
  7.  # 27

    Colocado por: desofiapedrocanalizadores, pedreiros, carpinteiros, serralheiros,
    Quanto acha que ganha alguem com esta profissão a trabalhar para uma empresa?
  8.  # 28

    Colocado por: desofiapedroEu disse e bem que vivo uma vida desafogada sendo eng.informática. Não deixa de ser verdade que cada vez mais que profissões como canalizadores, pedreiros, carpinteiros, serralheiros, vão ser mais bem pagas a quem sabe fazer bem.
    Isto é verdade, um eletricista na AML, por conta de outrem já consegue um ordenado médio de 1500 líquidos ( Não deve andar muito longe da média dos engenheiros informaticos), contudo os que trabalham (trabalham bem entenda-se) por conta própria, acredito que consigam rendimentos bem mais interessantes.

    Eu próprio já pensei diversas vezes se não deveria ter optado por uma dessas profissões mais técnicas. Provavelmente se tivesse optado, também pensaria o contrário. O facto é que o país está a precisar de profissionais técnicos e por alguma razão a Sociedade (muito erradamente) encara-as como profissões menos prestigiantes.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • hangas
    • 21 junho 2021 editado

     # 29

    Colocado por: buraburamonoAs competências mais importantes são: ser flexível, adaptação rápida e capacidade de aprender continuamente.


    Isto ^^

    E o ensino tem que começar a ser cada vez mais uma forma de dar as ferramentas de aprendizagem necessárias para que cada um explore da melhor forma as sua competências e interesses, do que propriamente formatar alguém para algo.
  9.  # 30

    Colocado por: HAL_9000Isto é verdade, um eletricista na AML, por conta de outrem já consegue um ordenado médio de 1500 líquidos

    Isso deve de ser o ordenado do patrão.
    Ganha-se bem na construção, mas as obras podem ficar a centenas de Km de casa, e nem toda a gente tem disponibilidade para isso.
  10.  # 31

    Colocado por: PicaretaIsso deve de ser o ordenado do patrão.
    Ganha-se bem na construção, mas as obras podem ficar a centenas de Km de casa, e nem toda a gente tem disponibilidade para isso
    Não é patrão. São funcionários, acrescento que têm carro da empresa com portagens e gasóleo pago, inclusive para ir a casa ao fds. Agora isto são dois casos que conheço, não quer dizer que a realidade seja a mesma para todos (pois além destes dois casos, não conheço a esse nível a realidade da profissão).
  11.  # 32

    Colocado por: PicaretaIsso deve de ser o ordenado do patrão.


    Sabe quanto ganha um Torneiro Mecanico especializado numa CP, numa Portucel, entre outras?

    Aliás, há dois anos um engenheiro responsável dizia-me que as empresas fazem de tudo para os que existem não se reformem ou mudem de empresa devido a escassez de novos recursos humanos.



    Colocado por: PicaretaGanha-se bem na construção, mas as obras podem ficar a centenas de Km de casa, e nem toda a gente tem disponibilidade para isso.


    Concordo completamente, mas se a escassez piorar, e vai piorar, os ordenados vão subir ainda mais.
    • AMVP
    • 21 junho 2021

     # 33

    Colocado por: Pedro Barradas

    E depois é ve essa gente ( alemães e etc) em teletrabalho, por Portugal fora junto ás zonas costeiras, usufruindo das boas condições meteorologicas e não só.

    No caso concreto tb nao faz teletrabalho.
  12.  # 34

    Colocado por: NelhasSabe quanto ganha um Torneiro Mecanico especializado numa CP, numa Portucel, entre outras?

    Aliás, há dois anos um engenheiro responsável dizia-me que as empresas fazem de tudo para os que existem não se reformem ou mudem de empresa devido a escassez de novos recursos humanos.

    Toda a gente sabe que muita gente com a 4ª classe ganha mais do que pessoas licenciadas, mas o que é certo é que as pessoas que tem ensino superior continuam a ganhar mais, e ainda bem que ganham para que exista algum incentivo para a formação dos jovens.
    No dia em que quem não estuda ganhar mais do que os que estudam, o pessoal vai deixar de estudar....mas isso nunca vai acontecer.
  13.  # 35

    Colocado por: NelhasConcordo completamente, mas se a escassez piorar, e vai piorar, os ordenados vão subir ainda mais.

    Nos países mais ricos da europa os ordenados dos trolhas subiram bastante e no entanto tem que importar mão de obra para fazer esse trabalho.
    • AMVP
    • 21 junho 2021

     # 36

    Colocado por: NelhasIsto é um pais do sindroma dos Doutores e Dos Engenheiros.
    Com o devido respeito que me merecem e com o valor que têm.

    Qualquer dia para qualquer trabalho manual passam a cobrar 50 ou 60 euros a hora.

    Por acaso esta enganado, muito eu gostava que ele tivesse escolhido uma via mais profissional. Mas de facto nao o consegui demover de seguir uma via mais normal. O rapaz quer seguir na area da engenharia, como entendera a vida nao é minha.
    • AMVP
    • 21 junho 2021

     # 37

    Colocado por: NelhasAo valor Hora , a escassez de recursos humanos e de perspectiva futura, eu aconselhava mandar o seu filho ser Pedreiro, Electricista ou Pintor ou mesmo Canalizador.

    Mandar nao mando, mas que ja lhe sugeri aprender algo nessas areas nao tenha dubidas de que ja o fiz, sem sucesso. Ate pq Sao areas sempre necessarias e em qualquer parte do mundo.
    • AMVP
    • 21 junho 2021

     # 38

    Colocado por: HAL_9000Relativamente à questão do tópico, procure orientar o seu filho para uma área que lhe dê um conhecimento de base bastante amplo e extensível a diversas áreas profissionais. Por uma pessoa tirar determinado curso, não quer dizer que vá trabalhar obrigatoriamente a área. Agora se desenvolver competências valorizáveis pela sociedade, facilmente se adapta a diversos empregos. Engenharia acho que é uma dessas áreas versáteis. Boa sorte para o Rapaz, seja qual for a área escolhida.

    Concordo consigo mas na pratica aquilo pelo nosso pais a designacao do curso ainda conta. Seja como for o mundo e mais do que este retangulo.
  14.  # 39

    Ele que fuja da engenharia...

    Foi o meu pior erro (eng. Eletrotecnica), um engenheiro trabalha, suja-se... e muito!!!

    Letras, números, ou saúde...
  15.  # 40

    Colocado por: Picareta
    Toda a gente sabe que muita gente com a 4ª classe ganha mais do que pessoas licenciadas, mas o que é certo é que as pessoas que tem ensino superior continuam a ganhar mais, e ainda bem que ganham para que exista algum incentivo para a formação dos jovens.
    No dia em que quem não estuda ganhar mais do que os que estudam, o pessoal vai deixar de estudar....mas isso nunca vai acontecer.


    O prémio da educação (o valor de salário extra que conseguido com cada ano de formação extra) tem vindo a baixar.

    Não encontrei estudos que explicassem porquê (certamente os haverá), o meu palpite é que estamos a pôr a formação superior toda no mesmo saco, quando há cursos que são pouco valorizados no mercado de trabalho. Na realidade sempre foi assim, a minha mãe tirou um curso de Relações Internacionais e no tempo dela só 4 arranjaram emprego na área, ela esteve 1 ano e tal desempregada e arranjou emprego com um CV em que dizia que tinha o 12º ano, numa empresa em que era recepcionista ou secretária ou algo do género. Mas à medida que houver cada vez mais com formação superior, a formação superior banaliza-se. O mercado de trabalho funciona como um mercado normal, em que as caraterísticas da oferta e da procura ditam os preços. Muita oferta de licenciados em áreas com pouca procura de profissionais vais baixar os salários e condições destas pessoas. Mesmo em áreas onde há elevada procura de profissionais, se a oferta de mão de obra qualificada aumenta e o número de empregos se mantiver estável, as condições de trabalho irão piorar.

    Infelizmente não me espantaria se algum dia os não licenciados com elevada especialização técnica (electricistas, canalizadores, etc) chegassem a ter salários melhores que os licenciados.
 
0.0256 seg. NEW