Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: AMVPAproveitando o tópico e visto que tenho ideia que existem por aqui jovens profissionais da área de IT venho pergunto se me sabem dizer, nos dias de hoje, as diferenças entre estudar engenharia informática no IST, FCUL e FCTUN.

    Agradeço a quem puder ajudar.

    É quase como perguntar as diferenças entre jogar no Benfica, Sporting e Porto: muito poucos jogaram (estudaram) em mais do que um, os que jogaram em apenas uma vão dizer que a deles é que é o melhor e no final metem-se as claques e há porrada.

    Ainda assim, e partilhando a minha experiência pessoal no IST (Electro), acho que a mais valia que me trouxe não foi muito o que aprendi tecnicamente (sentido lato, claro que aprendi), mas sim a preparação até algo violenta para situações inexperadas. Era comum ir para exames em que, por muito que achasse que estava bem preparado, olhava para o exame e pensava que "nunca vi isto na vida". Nos primeiros há pânico (e entrega-se em branco), no seguintes há menos pânico e mais revolta (preenche-se o nome e as escolhas múltiplas ao calha),(...), ao 20º (muitos deles pela 2ª e 3ª vez da mesma cadeira) é o prato do dia e inventa-se muito. O que me fui apercebendo ao longo dos anos é que a "invenção" ia ficando mais elaborada e mais próxima do que era esperado (ou mesmo a resposta certa), embora a percepção de que estáva a inventar fosse quase a mesma que inicialmente. Parecendo que não, e sendo há mais de 10 anos engenheiro, o "não sei como fazer isto" acaba por não assustar porque de uma maneira ou de outra, há-de resolver-se com mais ou menos trabalho. Em parte, acho, por também ter essa experiência de nnão estar preparado para tudo e ainda assim ter que fazer valer pela vida

    Pode parecer uma coisa boa mas não me deixou saudades nenhumas, embora também não me tenha em nada arrependido de ter estudado lá.
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 62

    Colocado por: tigoncalÉ quase como perguntar as diferenças entre jogar no Benfica, Sporting e Porto: muito poucos jogaram (estudaram) em mais do que um, os que jogaram em apenas uma vão dizer que a deles é que é o melhor e no final metem-se as claques e há porrada.

    Compreendo, mas pode haver quem tenha a experiência de mais do que uma. Eu por exemplo, numa outra área, estudei em duas escolas concorrentes, uma na licenciatura e outra no mestrado, pelo que consigo fazer alguma comparação, embora seja por aproximação pois uma licenciatura é diferente de um mestrado.
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 63

    A situação é esta, tendo em consideração a noto do último colocado no ano anterior o meu filho não entra no IST da Alameda mas entrada nas restantes, incluindo o IST do Tagus. Ora, ele é um rapaz que presa, e muito, o seu tempo e a sua vidinha, que vai muito além dos estudos, e como tal gostaria de saber se existem diferenças significativas na qualidade dos cursos, pois caso contrário a escolha dele é a da proximidade, neste caso seria a FCUL.
  2.  # 64

    No mercado de trabalho, e pelas empresas (multinacionais) onde trabalhei e trabalho, o canudo de A ou de B é irrelevante.
    Estou na área de software para telecomunicações e já tive colegas com licenciaturas em agronomia, matemática e muitas outras.
    Sou de eletrco, ramo telecomunicações e eletrónica, IST, concluido em 1997 e por acaso inscrito na ordem apenas e só para carolice (já que tirei a licenciatura e engenharia ao menos sou engenheiro lol ..), nunca precisei de ser engenheiro para trabalhar onde quer que fosse (ter licenciatura era obrigatório), e estou a trabalhar em áreas que deveriam mais de ser para engenheiros informáticos, de sistemas, big data...
    O meu conselho é, tire o curso onde ele conseguir entrar e gostar de estar, no mercado de trabalho não se valoriza tanto o onde e como (nota), execptuando os concursos para cargos públicos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 65

    Colocado por: mafgodO meu conselho é, tire o curso onde ele conseguir entrar e gostar de estar, no mercado de trabalho não se valoriza tanto o onde e como (nota), execptuando os concursos para cargos públicos.

    Muito obrigada. De facto ando ca a pensar que o rapaz tem razao, uma coisa é gastar uma hora por dia em deslocacoes outra é gastar tres sendo que ainda nao encontrei nenhuma justificacao significativa para justificar este esforco adicional.
    • RUIOLI
    • 20 julho 2022 editado

     # 66

    Tenho vários amigos que tiraram cursos na área de IT no ISEL e estão todos bem... o que está melhor até tirou o curso numa privada manhosa, mas fez pela vida e agora passa mais tempo na TV, jornais e conferências do que a trabalhar :) e já agora, está a tirar um doutoramento no IST... portanto, há sempre tempo para passar por uma escola de excelência como o IST!
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 67

    Colocado por: RUIOLIsempre tempo para passar por uma escola de excelência como o IST!

    A questao é essa, é assim tao diferente das restantes?
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 68

    Colocado por: tigoncalPode parecer uma coisa boa mas não me deixou saudades nenhumas, embora também não me tenha em nada arrependido de ter estudado lá.

    Compreendo o que diz, entendo que essas dificuldades o tenham preparado para ser mais resiliente. No caso em concreto, em miudo, cedo demais, ele ja foi exposto a essas dificuldades, talvez por isso tb nao queira repetir essas experiencias.
  3.  # 69

    Colocado por: AMVP
    A questao é essa, é assim tao diferente das restantes?


    Para a vida académica faz... para o mercado de trabalho, depois do primeiro emprego acho que já não faz tanto...
    • AMVP
    • 20 julho 2022

     # 70

    Colocado por: RUIOLI

    Para a vida académica faz... para o mercado de trabalho, depois do primeiro emprego acho que já não faz tanto...

    E para a vida academica faz pq? Ha professores e investigadores das diversas universidades. Mas isto é mesmo curiosidade pq essa vertente, para ja, parece nao estar nos objetivos
  4.  # 71

    No mundo académico essas coisas pouco tangíveis contam muito para o estatuto. Bem ou mal é assim.


    No mundo profissional, é como já disseram. No primeiro emprego como não há muito mais isso pode ter algum relevo. Depende da empresa e da pessoa responsável pela seleção.
    A partir daí conta a experiência real.

    Sou da área e apesar de ter acabado o curso nunca pedi o certificado e nunca me fez falta.

    Se soubesse o que sei hoje se calhar não tinha tirado o curso e tinha emigrado com 20 anos em vez de o ter feito aos 40 :)
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  5.  # 72

    Colocado por: RUIOLI

    Para a vida académica faz... para o mercado de trabalho, depois do primeiro emprego acho que já não faz tanto...


    Esta é a melhor resposta. Há tanta falta de eng. informáticos que até pode tirar o curso no Zimbabwe e vir para cá depois. É indiferente. Fala alguém que anda neste mercado há quase 10 anos.
    Concordam com este comentário: mafgod
  6.  # 73

    Colocado por: FabCardosoHá tanta falta de eng. informáticos que até pode tirar o curso no Zimbabwe e vir para cá depois.

    Nem sequer precisa de curso.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • AMVP
    • 21 julho 2022

     # 74

    Para situar, eu sei que ha falta no mercado de trabalho. A minha questao nao se prende com empregabilidade mas sim com as diferencas de ensino entre as 3 faculdades, apenas isto.
    • RUIOLI
    • 21 julho 2022 editado

     # 75

    Colocado por: AMVP
    E para a vida academica faz pq? Ha professores e investigadores das diversas universidades. Mas isto é mesmo curiosidade pq essa vertente, para ja, parece nao estar nos objetivos


    Claro que há! Mas se estiver num centro de investigação com melhores recursos de conhecimento, humanos, técnicos e financeiros, pode fazer melhor investigação e com melhores resultados, portanto evolui mais rapidamente... não pode é fazer sombra aos dinossauros :)

    Pessoalmente, depois de várias experiências, se tivesse de escolher um centro de investigação, escolheria pelas qualidades humanas e ambiente de trabalho, dentro dos que têm uma capacidade e qualidade aceitáveis. E nesse caso pelo que tenho conhecimento, no IST há uns excelentes e outros de fugir, como em todo o lado...
    • AMVP
    • 21 julho 2022

     # 76

    Colocado por: RUIOLIMas se estiver num centro de investigação com melhores recursos de conhecimento, humanos, técnicos e financeiros, pode fazer melhor investigação e com melhores resultados, portanto evolui mais rapidamente

    Sim, verdade. Mas relativamente a esse aspeto, ainda ha o mestrado, sempre pode mudar e nessa altura, creio eu, podera fazer escolhas mais informadas e conscientes. Relativamente aos recursos financeitos para a area de informatica creio que qualquer uma destas faculdades os tera pois nao estamos a falar de uma area que exiga grande investimento, comparativamente com outras.
    • AMVP
    • 21 julho 2022

     # 77

    Agradeco a todos que contribuiram com a sua visao/opiniao. Ja decidi que nao vou insistir e o rapaz que coloque as prioridades que entender, de facto demorar meia hora para chegar a um local é muito diferente de demorar hora e meia, ou mais. E ate agora, para alem da ideia pre concebida de qsue o IST é melhor ainda nao encontrei algo que justifique este esforco adcional.
 
0.0256 seg. NEW