Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jfsmoreiraDizem que a casa vai aquecer muito no verão e que tem de ter pouco isolamento para arrefecer de noite...


    De certa forma tem razao. Uma casa bem isolada nao deixa o calor sair no inverno....assim como no verao.

    Mas isso nao é motivo para recusar os 8 cm. Conheço projetos em zonas amenas no litoral com 6 a 8 cm de revestimento e nunca tiveram problema para passar na térmica. Voce deve ter algo no seu projecto fora do normal...


    Colocado por: nortenho66Quanto à questão em causa, pergunte ao técnico se não é mais útil prever janelas e eventualmente clarabóia para fazer ventilação no verão do que esperar que o calor passe 6cm de isolamento para o exterior.


    Colocado por: nortenho66Então ainda faz menos sentido o argumento do técnico, ele contou com isso tudo no cálculo?


    Abrir e fechar manualmente uma janela/claraboia nao é considerado um método de ventilaçao. Se assim fosse eu diria que uma porta ou janela servia para fazer as renovações de ar necessárias.

    Se ele tiver janelas estanques, a única forma que ele tem de combater isso é optar por verdadeiros métodos de ventilação. Seja ventilação passiva com rasgos nas janelas/paredes auto-regulável, activa com uma VMC, ou mista. O técnico dele que faça cálculos e simulações até encontrar o bom compromisso.
  2.  # 22

    Colocado por: NostradamusAbrir e fechar manualmente uma janela/claraboia nao é considerado um método de ventilaçao


    Eu não me referi a abrir portas e janelas para ventilar como método de renovação do ar, penso que a discussão é sobre térmica e não avac.
    Entre abrir janelas e portas para refrescar a casa à noite e ter pouco isolamento para o calor "sair" pela parede exterior, a mim uma das sugestões parece.me bastante mais plausível de funcionar.
  3.  # 23

    O problema é que abrir portas e janelas para o projeto térmico não conta
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 24

    Colocado por: RicardoPortoO problema é que abrir portas e janelas para o projeto térmico não conta


    Custa-me a acreditar que uma parece com 6cm de isolamento vá perder calor significativo numa noite de Verão, seja na realidade seja em cálculo.
    Além de que com mais isolamento, tendo sistema de arrefecimento no interior, vai permitir manter a temperatura (mais baixa) por mais tempo.
    Concordam com este comentário: SS1128
  5.  # 25

    Maior isolamento no verão = menor aquecimento por radiação solar certo?
    Arrefece menos durante a noite, mas aqueceu menos durante o dia certo???
    E se grandes vãos dão mais aquecimento tb hão-de dar mais arrefecimento certo???
    Concordam com este comentário: nortenho66
  6.  # 26

    Jfsmoreira
    Não pondera VMC?
  7.  # 27

    Colocado por: Beto1980Maior isolamento no verão = menor aquecimento por radiação solar certo?
    Arrefece menos durante a noite, mas aqueceu menos durante o dia certo???
    E se grandes vãos dão mais aquecimento tb hão-de dar mais arrefecimento certo???


    Não necessariamente... um vão enorme virado a sul com um vidro baixo emissivo puro é uma estufa perfeita. A radiação entra mas não sai
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Beto1980
  8.  # 28

    Colocado por: Beto1980Não pondera VMC?
    qual a real influencia na termica??
    mesmo o freecooling só é útil se existirem condições adequadas.
  9.  # 29

    Colocado por: barbeiro

    Não necessariamente... um vão enorme virado a sul com um vidro baixo emissivo puro é uma estufa perfeita. A radiação entra mas não sai
    Concordam com este comentário:RicardoPorto,Beto1980

    Mas isso acontece independentemente da espessura de isolamento da parede.
  10.  # 30

    Colocado por: barbeiroum vão enorme virado a sul com um vidro baixo emissivo puro é uma estufa perfeita.


    No verao, um vao virado a sul nao é assim tao prejudicial como muitos possam pensar. Maior parte da da radiação é "vertical", sendo muito dela refletida no próprio vidro.

    Agora quando se trata de um grande vidrado a nascente ou poente, a coisa complica-se. Ha períodos do dia que a radiação solar é praticamente horizontal. Sem verdadeiras proteções solares opacas, aquele calor tem uma linha directa para dentro de casa. Se a casa tiver daquelas brisas ripadas quase transparentes, pouco lhe serve.


    Colocado por: jorgealvesqual a real influencia na termica??


    Voce devia saber que uma VMC influencia os cálculos do balanço térmica devido às taxas de renovações de ar por hora.

    Para 2 casas exactamente iguais, uma com ventilação mecânica VMC outra com ventilação natural auto-reguláveis, elas vao ter necessidades de aquecimento e arrefecimento diferentes.
  11.  # 31

    No caso de uma VMC com recuperação, vai melhorar nas necessidades de aquecimento e arrefecimento do edifício?

    Colocado por: NostradamusPara 2 casas exactamente iguais, uma com ventilação mecânica VMC outra com ventilação natural auto-reguláveis, elas vao ter necessidades de aquecimento e arrefecimento diferentes.
  12.  # 32

    Colocado por: BigmouseNo caso de uma VMC com recuperação, vai melhorar nas necessidades de aquecimento

    exacto.
    no inverno consegue recuperar parte do calor do ar que é extraído. e meter esse calor no ar insuflado

    no verão usa a posição de Bypass, para não ter esse efeito da recuperação.
  13.  # 33

    Colocado por: fernandoFerreirano verão usa a posição de Bypass,


    Bypass apenas durante a noite. Durante o dia o calor do ar insuflado também é permutado para o ar extraído, pelo que o ar insuflado acaba por entrar um pouco mais fresco.
  14.  # 34

    Colocado por: nortenho66

    Custa-me a acreditar que uma parece com 6cm de isolamento vá perder calor significativo numa noite de Verão, seja na realidade seja em cálculo.
    Além de que com mais isolamento, tendo sistema de arrefecimento no interior, vai permitir manter a temperatura (mais baixa) por mais tempo.
    Concordam com este comentário:SS1128


    No meu caso, que tenho uma parede simples de tijolo furado de 15cm com 6cm de EPS, 16cm de lã mineral na placa e janelas em PVC..não consigo arrefecer a casa sem abrir as janelas durante a noite.

    Mesmo tendo uma VMC de fluxo simples a bombar das 19h as 07 não me baixa mais q 2ºC (no verão, claro)..tenho mesmo de abrir as janelas para baixar substancialmente a temperatura (ainda que temporariamente, porque mal fecho as janelas começa logo a subir..).

    Na segunda feira estavam 15ºC aqui e, mesmo com a VMC a bombar, não me baixou dos 20ºC dentro de casa.

    A perda térmica não é suficiente para baixar substancialmente a temperatura..o que é excelente tanto para aquecer no Inverno como para arrefecer no verão se tiver AC..infelizmente não tenho, logo causa alguma dificuldade na gestão da coisa.

    Eu não cortava no isolamento da cobertura, foi o que notei mais diferença..mesmo quando vem vagas de calor, a placa nunca me passou dos 24ºC..no sotão estão bem mais de 40/45..
  15.  # 35

    Colocado por: BigmouseNo caso de uma VMC com recuperação, vai melhorar nas necessidades de aquecimento e arrefecimento do edifício?


    VMC com recuperador melhora as necessidades de aquecimento.

    Mas em contrapartida, na estação de arrefecimento, o facto de ter um "ventilador" a trabalhar X h por dia, vai automaticamente acrescentar um coeficiente (n° de horas de VMC/dia x meses arrefecimento x etc etc) que corresponde a um aumento de transferência de energia, e como tal um aumento nas perdas térmicas da casa. Relembro que no verao a temperatura exterior é superior à temperatura interior. Logo o ar insuflado é considerado a uma temperatura superior ao extraído.

    No seu caso concreto, mesmo com o bypass apenas durante a noite, tem sempre de assumir um X numero de horas de ventilação com ar do exterior. Por exemplo 8h noturnas.

    Mas ha coisas pornográficas que nao sou nada de acordo. Ventilar 8h de dia ou 8h de noite nao é a mesma coisa.
    No meu conhecimento actual, nao da para distinguir isto no calculo pois considera-se sempre uma temperatura média de projecto na estaçao de arrefecimento. O facto de uniformizar para uma média evita uma abordagem anárquica à vontade do freguês, mas depois tem estas incongruências.

    Ou seja, a sua VMC ligada durante a noite tem um efeito positivo, no entanto no calculo, ela acresce um coeficiente com um efeito negativo.
  16.  # 36

    Colocado por: SS1128No meu caso, que tenho uma parede simples de tijolo furado de 15cm com 6cm de EPS, 16cm de lã mineral na placa e janelas em PVC..não consigo arrefecer a casa sem abrir as janelas durante a noite.


    Qualquer construção em tijolo com 2cm de isolamento (como se fazia há uns anos) tem exactamente o mesmo problema.

    Colocado por: SS1128A perda térmica não é suficiente para baixar substancialmente a temperatura..o que é excelente tanto para aquecer no Inverno como para arrefecer no verão se tiver AC..infelizmente não tenho, logo causa alguma dificuldade na gestão da coisa.

    Precisamente o meu ponto, precisando de arrefecimento na casa (não acredito que meter menos isolamento retire essa necessidade), ter mais isolamento vai ajudar a manter a temperatura interior.
  17.  # 37

    Boas.

    Tenho com umas dúvidas que talvez os mais entendidos na térmica me possam esclarecer:
    Estou a iniciar a construção de um edifício de apartamentos, em que estaria inicialmente previsto aquecimento com salamandra hidráulica a pellets e radiadores. Queria alterar o tipo de aquecimento para ar condicionado, ao falar com o técnico que fez o projecto, fez os cálculos e só posso alterar se conseguir colocar máquinas de AC com um COP mínimo de 5,5 ou mesmo de 5,9 em alguns apartamentos. Pela minha pesquisa não encontrei máquinas dessas, nem mesmo as de topo.

    O projecto é do início deste ano (antes de 1 de Julho) e, segundo o técnico não existe alternativa para cumprir o regulamento senão usar biomassa, nem painéis solares térmicos, nem FV ajudam.

    Os regulamentos da térmica estão mesmo assim tão apertados?
    • VCAC
    • 8 novembro 2021

     # 38

    Ghost12,

    O que o técnico quer dizer é que se quiser manter a classe do PCE tem que instalar AC com essas eficiencias.

    Caso não se importe de baixar a classe (pode ir até B-) penso que não haverá problema em substituir problema em substituir por AC sem precisar de chegar a essas eficiencias.

    De qq forma, de acordo com a ADENE, os cálculos para os indicadores energéticas dos edifícios devem ser feitos tendo em conta as eficiencias sazonais dos equipamentos, que são mais favoráveis que as eficiencias nominais...
  18.  # 39

    Colocado por: VCACGhost12,

    O que o técnico quer dizer é que se quiser manter a classe do PCE tem que instalar AC com essas eficiencias.

    Caso não se importe de baixar a classe (pode ir até B-) penso que não haverá problema em substituir problema em substituir por AC sem precisar de chegar a essas eficiencias.

    De qq forma, de acordo com a ADENE, os cálculos para os indicadores energéticas dos edifícios devem ser feitos tendo em conta as eficiencias sazonais dos equipamentos, que são mais favoráveis que as eficiencias nominais...


    O problema é que desde o início deste ano a classe mínima em edifícios novos é de A e não B- como anteriormente.
    • VCAC
    • 8 novembro 2021

     # 40

    Colocado por: ghost12

    O problema é que desde o início deste ano a classe mínima em edifícios novos é de A e não B- como anteriormente.


    Não tenho aqui presente agora a regulamentação das datas e dos requisitos associados, mas o que conta para o cumprimento dos requisitos é a data do pedido de licenciamento.
    Se à data do pedido de licenciamento já estavam esses requisitos em vigor então é o que terá de cumprir.
    De qq forma a minha casa tem climatização por AC, solar térmico com apoio de esquentador e 1000w de fotovoltaico e tem classe A+
 
0.0200 seg. NEW