Iniciar sessão ou registar-se
    • AAFF
    • 22 junho 2021

     # 1

    Boa noite,

    Antes de mais devo informar que não estou bem ao corrente do processo de compra de imóveis (terreno) para construção para tal agradeço dicas de como proceder de modo a evitar problemas de maior.

    Neste momento estou interessado num terreno rústico que segundo a câmara tem viabilidade de construção urbana.
    Por telefone falei com um funcionário que pelo PDM me confirmou a viabilidade de construção.
    O único documento que possuo neste momento é Caderneta Predial Rústica onde me está mencionado a área total de 0,0380 ha (380 m2?) o que possibilita uma área de implantação de 40 % segundo informação.

    Agora sendo um terreno antigo, muro de pedra com cerca de 0,65 cm, basicamente situado numa canada onde tem umas casas vizinhas e onde a canada frontal e lateral ao terreno que pretendo comprar não tem saída a não ser para um exploração agrícola passando apenas uma viatura.

    Neste momento o que me impede de avançar com o negócio é saber se eventualmente a câmera me irá colocar complicações no que toca a fazer alterações ao local por ex levantamento de novos muros em alvenaria e a necessidade de alargar uma pequena curva que faz parte da canada.

    Antes de avançar para a compra do terreno a quem posso recorrer para me esclarecer essas dúvidas, pois quero de todo evitar comprar o terreno e na altura de elaborar projeto a câmera me criar complicações.

    Liguei para o departamento de arquitetura do município, onde me mencionaram online o requerimento de Informação Prévia (penso que ir pessoalmente será mais rápido embora informal) em alternativa estou a pensar levar um arquiteto comigo ao local para me poder avaliar o terreno e ter uma ideia da construção a fazer.

    Que me sugerem?

    Obrigado e boa noite.
  1.  # 2

    Bom dia AAFF.

    So pela descrição não é fácil opinar (e sera sempre opinar).
    100% certeza tem quando fizer uma consulta com um arquitecto e submissão de um PIP.
    Sendo que so tem uma area de implantação de 140m2 sugeria realmente isso.
    Fale com um arquitecto. Ele que faca uma mancha de implantação que cubra o máximo de implantação possível e submete um PIP.
    A aprovação do PIP é vinculativa por parte da camara.
    Vão dizer-lhe todas as limitações que o terreno tem para a construção. So assim tem 100% certeza.

    Se quiser so uma ajuda daqui do pessoal, partilhe a localização e algumas fotografias...
    Talvez seja uma coisa simples de ver para alguém aqui que lhe diga alguma condicionante mais gritante.

    P.S. - Atenção aos documentos.
    Esta actualizada a caderneta?
    Peca o registo das finanças.
    Tenha a certeza de que os dados estão iguais e correctos.
    Sendo um terreno rustico os vizinhos (confrontantes) vão ter de assinar uma minuta de renuncia de preferência. - veja que o proprietário tenha isso acautelado.

    Abr.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAFF
    • AAFF
    • 22 junho 2021 editado

     # 3

    Agradeço a atenção, em relação aos documentos já irei proceder ao pedido envio dos mesmos actualizados, pois a caderneta que possuo é de 1997.

    Em relação às fotos coloco aqui umas vista aérea e respectivo acessos.
      Áreas PDM.png
      1.png
      Acesso 1.png
    • AAFF
    • 22 junho 2021 editado

     # 4

    Acessos:
      Acesso 4.png
      Acesso 3.png
      Acesso 2.png
  2.  # 5

    Achoq que o que diz a caderneta predial não lhe dá capacidade construtiva. Terá mesmo de se guiar pelo PDM.
    E verifique como está o registo predial(conservatória). Por agora esqueça a caderneta predial (finanças), isso vai servir quase só para pagar impostos
  3.  # 6

    Contacte um arquiteto para os projectos e discute essas coisas com ele.
    Os muros da canada podem estar protegidos, ou não , não sei.
    Quatno aos acessos, nem que vocÊ ten ha que vir a recuar parte do muro/ portão. O acesso rodoviário não me parece de todo impossível.
    Se já falou com alguém do município. Aproveite e peça para falar com o Arquiteto municicpal, tire as duvidas com ele.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
 
0.0133 seg. NEW