Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas,
    passados quase dois meses com o AC Bosch venho aqui dar opinião, como prometido. Esteticamente é... uma caixa de plástico branca com um pequeno visor que mostra a temperatura. Não é feio, mas não é nada de especial. É discreto e encaixa bem na sala. Há melhor, há pior...
    A nível de funcionamento, nada a apontar até agora. Arrefece bem e depressa e os 12.000 BTU chegam para a sala em questão. Mais potente seria desperdício e implicaria mudar a tubagem de cobre da pré-instalação. Com a ventilação no mínimo faz um ruído quase imperceptível em actividades diárias normais, à noite em silêncio nota-se um pouco mais o sssss do ar, mas isso é normal e expectável. Nada que incomode. A unidade externa também é bastante silenciosa, mesmo quando está a "bombar" para arrefecer no início. Não tenho dados oficiais de consumo mas parece-me que, depois de atingir a temperatura da sala, gasta muito pouco. Se durar estou contente.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Padrao, ForcePT
    • TMMJ
    • 15 julho 2022

     # 22

    Boas, como é que ele se tem estado a portar este Verão? E como foi o Inverno? Talvez compre um.
  2.  # 23

    Boas,
    Lamento a resposta tardia mas tenho estado muito ocupado antes das férias e agora de férias e não tenho vindo ao fórum.

    Até ver o AC funciona sem problemas. Arrefece sem problemas uma sala de 42m2 e também aquece, se preciso. Em modo aquecimento foi usado pouco, mas também cumpre. Para o que custou não podia estar mais satisfeito. Aliás, se durar, não vejo porque gastaria mais 1000€ num Mitsubishi. O meu irmão trabalha na Bosch e disse que eles não fazem ACs, mas que se puseram o nome num é porque tem qualidade. Mais não sei dizer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMMJ
    • TMMJ
    • 13 agosto 2022

     # 24

    Como fazem bombas de calor para a AQS, mais dia menos dia ainda se devem dedicar aos AC's, ou não?
  3.  # 25

    Pois, não sei... Provavelmente as bombas de calor também serão "outsourced"?.
    Concordam com este comentário: jorgealves, eu
  4.  # 26

    Colocado por: pcspinheiroPois, por incrível que pareça não! Foi uma das empresas que contactei para que me repassem a máquina. "Ai e tal não conseguimos que temos muito trabalho em instalações, mas vamos dar contacto de outro colega...." Até hoje. Quando pedi orçamento para instalação de novo (apenas instalação) enviaram no dia seguinte.

    Não estivesse eu preso pela questão dos gases fluorados e já tinha resolvido eu! Ou metia na mala e levava o de fosse ou tentava reparar eu. Reparo tanta coisa no meu Opel antigo! Enfim, é triste mas preciso do AC para o verão porque acabamos por passar muito tempo em casa. Mas vou ficar com o equipamento na garagem. Pode dar jeito um dia mais tarde e quem sabe não o consigo arranjar no entretanto...


    Bom dia,

    O instalador é da zona do Porto?

    Cumprimentos,
    • eu
    • 21 novembro 2022

     # 27

    Colocado por: pcspinheiromas que se puseram o nome num é porque tem qualidade.

    Já lá vai o tempo em que Bosch e Siemens eram sinónimo de qualidade.
  5.  # 28

    Colocado por: rrocha2022

    Bom dia,

    O instalador é da zona do Porto?

    Cumprimentos,


    Não, é da zona centro. Não lhe sei dizer de onde ao certo.
  6.  # 29

    Colocado por: eu
    Já lá vai o tempo em que Bosch e Siemens eram sinónimo de qualidade.


    Acho que continuam a ser. Não acredito que marcas de renome como estas fabriquem produtos de baixa fiabilidade que gerem ou um grande influxo de reclamações de garantia ou o geral descontentamento dos clientes, que se afastariam da marca.
    • eu
    • 21 novembro 2022

     # 30

    O problema é que eles já não fabricam muitos dos produtos que são vendidos com a sua marca.

    Em muitos setores, os produtos Bosch, de Bosch apenas têm a marca afixada.
  7.  # 31

    Ainda há dias vi um exaustor com a marca Bosch que é igual aos que a teka comercializa e julgo que a AEG tb tem um modelo igualzinho. Agora se só mudam a marca e se por dentro é igual é que não sei
    • eu
    • 21 novembro 2022

     # 32

    Colocado por: bluthunder82Agora se só mudam a marca e se por dentro é igual é que não sei

    Claro que por dentro é tudo igual, e provavelmente fabricado na turquia ou na china.

    Hoje em dia, a única coisa que interessa é o grav€to.
    • eu
    • 21 novembro 2022 editado

     # 33

    Mas no Ar Condicionado parece mesmo o far west, tal a quantidade de marcas que passaram a "fabricar" AC.

    Até a nossa bem Portuguesa Meireles ;)



    Vale tudo !
  8.  # 34

    Colocado por: eu
    Claro que por dentro é tudo igual, e provavelmente fabricado na turquia ou na china.

    Hoje em dia, a única coisa que interessa é o grav€to.


    Nos aparelhos elétricos as vezes não é algo tão certo, a carcaça as vezes é igual, e muitos dos componentes também, mas por exemplo enquanto umas colocam condensadores para por exemplo 10 mil horas , outros colocam componentes para 50 mil horas. Por isso é que estava a dizer que desconheço se hoje em dia se o material é o mesmo e se só muda a marca ou se realmente lá dentro existe diferenças
    • Apfm
    • 21 novembro 2022

     # 35

    Colocado por: bluthunder82

    Nos aparelhos elétricos as vezes não é algo tão certo, a carcaça as vezes é igual, e muitos dos componentes também, mas por exemplo enquanto umas colocam condensadores para por exemplo 10 mil horas , outros colocam componentes para 50 mil horas. Por isso é que estava a dizer que desconheço se hoje em dia se o material é o mesmo e se só muda a marca ou se realmente lá dentro existe diferenças


    Por dentro aparentemente pode ser igual, mas será só aparência. Trabalhei numa linha de produção em que à saída só a marca mudava., os componentes passavam nos mesmos equipamentos e com as mesmas pessoas, no entanto, no decorrer da linha de produção, se algo corre-se menos bem é fosse necessário fazer uns reworks o material ia perdendo qualidade assim como a marca premium.... Claro está que o mais caro tinha feito todos os processos sem problemas e dava uma garantia que os restantes não davam...mas quem visse apenas de fora dizia que eram todos iguais....
  9.  # 36

    Em relação ao ponto do rebrand, confirmo que é um midea. Possuo um bosch 6000i de 9000btu e ao tentar encontrar uma forma de integrar no Homeassistant (a App da bosch é terrível), utilizando um dispositivo para comunicar com o AC através de infravermelhos (spc hours), foi só seleccionar a marca midea e foi "plug&play". De facto explica alguns pormenores menos bem conseguidos, o sensor de movimento muito limitado, a fraca aplicação e o módulo Wi-Fi que é opcional e funciona através de um usb dongle vendido à parte que tem lá o devido molde na unidade interior para encaixar, no entanto não foi devidamente acautelado o espaço entre o usb fêmea e o macho do dongle então é necessário dobrar/partir um dos encaixes do cabo se não a caixa não fecha, não tem qualquer impacto no funcionamento mas é um detalhe peculiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Padrao
  10.  # 37

    Colocado por: TasuketeEm relação ao ponto do rebrand, confirmo que é um midea. Possuo um bosch 6000i de 9000btu e ao tentar encontrar uma forma de integrar no Homeassistant (a App da bosch é terrível), utilizando um dispositivo para comunicar com o AC através de infravermelhos (spc hours), foi só seleccionar a marca midea e foi "plug&play". De facto explica alguns pormenores menos bem conseguidos, o sensor de movimento muito limitado, a fraca aplicação e o módulo Wi-Fi que é opcional e funciona através de um usb dongle vendido à parte que tem lá o devido molde na unidade interior para encaixar, no entanto não foi devidamente acautelado o espaço entre o usb fêmea e o macho do dongle então é necessário dobrar/partir um dos encaixes do cabo se não a caixa não fecha, não tem qualquer impacto no funcionamento mas é um detalhe peculiar.


    Está contente com o AC? Pergunto porque estava a pensar comprar esse mesmo modelo com 12.000btu para o quarto e o que mais me preocupa é o nível de ruido pois a minha mulher acorda com o mínimo ruido. Tinha pensado num LG porque tem o modelo com 19 DBs, mas entretanto um dos instaladores disse-me que na LG cada vez mais a peças são carissimas e que estes da Bosch têm muito mais facilidade de manutenção e peças mais baratas. Vale o que vale mas eles é que estão no terreno todos os dias... eu não lhe vou comprar a maquina a ele por isso creio que lhe da igual se é um Bosch ou LG ou o que seja.
  11.  # 38

    Colocado por: pcspinheiroNão discordo que o factor lucro seja o motivador, mas também não acho que uma marca com imagem de qualidade ia dar a cara a produtos de má qualidade. Curiosamente, a minha escolha inicial pela relação qualidade/preço (aparente, pelo menos) era precisamente um midea série Blanc, que me parece ser equivalente a este Bosch, a julgar pelas caratrerísticas técnicas. Por isso provavelmente fiquei com um midea mais barato que um midea :-) Se durar como o que cá tenho no trabalho, ligado 24/7 há mais de 7 anos sem problemas já era bom.
    Concordam com este comentário:eu


    Está satisfeito com o ar condicionado Bosh? Pode passar o contacto da empresa que montou? Obrigado
  12.  # 39

    Boas,
    lamento não ter visto as questões antes...
    Sim, muito satisfeito. Arrefece bem uma sala de 42 m2 (12.000 btu) e no modo silencioso é bastante discreto. Não tão silencioso como o mitsubishi que substituiu, mas a diferença é muito pouca, e é uma sala de estar, há sempre barulho. a diferença no preço das máquinas foi só de ... 1000€...

    Quem mo montou foi um tipo que veio cá montar também uns do leroy merlin, só tenho o telefone dele por isso envio por MP.

    EDIT: acabou de se registar e, talvez por isso, não lhe consigo enviar MP... dê-me um endereço de email aí meio disfarçado que eu envio assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alves73_PT
  13.  # 40

    Obrigado pcspinheiro, entretanto já cá veio um instalador, se este escaldar muito eu falo consigo.
    Obrigado!
 
0.0233 seg. NEW