Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha casa está na fase dos acabamentos, depois de terem aplicado o chão que especifico:

    - Pavimento multicamadas de uma lamela Madeicentro Golden parquet Renova plycom 12mm esp. total, com base em contraplacado e acabado com camada de madeira de Carvalho de 4 mm esp., escovado e envernizado mate.

    Colocaram uns papelões por cima para os pintores e restantes especialidades não o danificarem. Sucede que, após a última limpeza da empresa de limpezas contratada pelo construtor, encontro o chão todo manchado, neste estado. O que será e como resolvo isto?
    Grata pela atenção.
      chão manchado.jpg
  2.  # 2

    liga para o construtor e diz "olhe.. isto está assim... venha cá e resolva".
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    pegue num paninho molhado com cif para madeiras e esfregar isso como deve ser.
  4.  # 4

    Colocado por: RRoxxliga para o construtor e diz "olhe.. isto está assim... venha cá e resolva".
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Foi a primeira coisa que fiz, há 4 dias e ainda nada foi feito.
  5.  # 5

    Colocado por: pipocas4

    Foi a primeira coisa que fiz, há 4 dias e ainda nada foi feito.

    Um problema altamente recorrente.
    O que ai está não me parece que tenha a ver com os pintores.
    Pelo menos parte dessas manchas são “marcas” do maço de borracha que usaram para aplicar o soalho e que não deve ser usado em soalhos acabados de fábrica sob pena de “queimar” o verniz de acabamento por efeito de fricção.
    Posso estar enganado mas…

    PS: o soalho foi aplicado em sistema flutuante ou colado? Se foi colado é imensamente importante saber que cola foi usada.
  6.  # 6

    Colocado por: Hugo_Gpegue num paninho molhado com cif para madeiras e esfregar isso como deve ser.

    Nada disso!! Existem produtos específicos para limpeza de soalhos. Esse não é um deles seguramente. Aliás, marcas “comerciais” podem fazer mais mal que bem!!
  7.  # 7

    Ainda bem que foi o construtor que contratou a limpeza!!


    Pela foto há sítios que parecem marcas de calçado há sítios que parece que deixaram cair ferramentas e amolgou o soalho

    Já me aconteceu numa obra com soalho de Riga nova e foi de ter cartão, os escadotes dos pintores não tinham proteções e vincou o chão e só se viu no fim com as limpezas.

    O pessoal vê cartão e não tem cuidado nenhum
  8.  # 8

    Colocado por: Joao Dias
    Um problema altamente recorrente.
    O que ai está não me parece que tenha a ver com os pintores.
    Pelo menos parte dessas manchas são “marcas” do maço de borracha que usaram para aplicar o soalho e que não deve ser usado em soalhos acabados de fábrica sob pena de “queimar” o verniz de acabamento por efeito de fricção.
    Posso estar enganado mas…

    PS: o soalho foi aplicado em sistema flutuante ou colado? Se foi colado é imensamente importante saber que cola foi usada.


    Eu tenho a impressão que quando andaram a colocar o papelão para os pintores já lá estavam algumas manchas. O arquiteto diz que podem ser manchas de cola e disse que tinha de comprar umas toalhitas próprias para limpar madeira e para limpeza sugeriu-me os produtos do fornecedor (mopa e detergentes Bona).

    Vou perguntar que cola foi aplicada.
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoAinda bem que foi o construtor que contratou a limpeza!!


    Pela foto há sítios que parecem marcas de calçado há sítios que parece que deixaram cair ferramentas e amolgou o soalho

    Já me aconteceu numa obra com soalho de Riga nova e foi de ter cartão, os escadotes dos pintores não tinham proteções e vincou o chão e só se viu no fim com as limpezas.

    O pessoal vê cartão e não tem cuidado nenhum


    O que andou em cima daquele cartão, nem lhe conto. Por exemplo, a malta das carpintarias (rodapés, roupeiros, móveis wc) deixou aquilo tudo sujo com serração.

    E qual foi a resolução nesse caso da riga? O meu marido, com os nervos, disse que ía mandar arrancar o chão todo, eu disse que talvez se afagassem, resolvia.
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoAinda bem que foi o construtor que contratou a limpeza!!


    Pela foto há sítios que parecem marcas de calçado há sítios que parece que deixaram cair ferramentas e amolgou o soalho

    Já me aconteceu numa obra com soalho de Riga nova e foi de ter cartão, os escadotes dos pintores não tinham proteções e vincou o chão e só se viu no fim com as limpezas.

    O pessoal vê cartão e não tem cuidado nenhum

    Cartão não chega, muito pelo contrário, na grande maioria das vezes o cartão é mal aplicado (com o canelado virado para baixo, erro crasso) deixando partes do soalho visíveis o que origina oxidações e marcas/linhas com diferença de cor brutais. Ao não ficar bem aplicado, o cartão permite que grande parte do lixo se enfie lá para baixo o que acaba por ser pior a emenda que o soneto.
    Nos nossos soalhos ultimamente, para além do cartão sugiro sempre veementemente que apliquem espuma + cartão + chapas de mdf de 3mm. Gastam mais umas centenas nas evitam os milhares que custam as reparações.
    Mas no caso deste tópico, continuo a ter a minha opinião e não me parece que esteja enganado.
  11.  # 11

    Colocado por: pipocas4

    O que andou em cima daquele cartão, nem lhe conto. Por exemplo, a malta das carpintarias (rodapés, roupeiros, móveis wc) deixou aquilo tudo sujo com serração.

    E qual foi a resolução nesse caso da riga? O meu marido, com os nervos, disse que ía mandar arrancar o chão todo, eu disse que talvez se afagassem, resolvia.

    A obra é em que zona do Pais?
  12.  # 12

    Distrito de Setúbal
  13.  # 13

    Colocado por: pipocas4Distrito de Setúbal

    Se fosse em Lisboa era mais fácil mas se quiser posso tentar arranjar forma de ver ao vivo para ver se consigo ajudar sem grandes confusões. Não me parece que seja necessário afagar o soalho mas só mesmo vendo ao vivo.
  14.  # 14

    Isso seria óptimo, muito obrigado. Tem e-mail? Antigamente dava para enviar mensagens privadas, por aqui, mas agora não vejo essa funcionalidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
  15.  # 15

    Colocado por: pipocas4Isso seria óptimo, muito obrigado. Tem e-mail? Antigamente dava para enviar mensagens privadas, por aqui, mas agora não vejo essa funcionalidade.

    Envie-me o seu contacto para [email protected] que eu ligo-lhe ainda hoje para trocarmos algumas impressões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  16.  # 16

    Andei a procurar fotos quando andaram a aplicar o chão e só encontrei esta com uns baldes no canto. A cola pode ser qualquer um destes baldes.
      cola chão manchado.jpg
  17.  # 17

    Colocado por: pipocas4

    O que andou em cima daquele cartão, nem lhe conto. Por exemplo, a malta das carpintarias (rodapés, roupeiros, móveis wc) deixou aquilo tudo sujo com serração.

    E qual foi a resolução nesse caso da riga? O meu marido, com os nervos, disse que ía mandar arrancar o chão todo, eu disse que talvez se afagassem, resolvia.


    Fazer um desconto ao preço da obra e como ficava em sítios de tapetes e sofás o cliente aceitou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  18.  # 18

    Colocado por: pipocas4Andei a procurar fotos quando andaram a aplicar o chão e só encontrei esta com uns baldes no canto. A cola pode ser qualquer um destes baldes.
      cola chão manchado.jpg

    Deve ser a Mapei ultrabond 2k PU. A parte do PU é o que pode estragar tudo uma vez que, se for deixada no pavimento muito tempo pode ferir o acabamento. Isto dos soalhos tem muito mais que se lhe diga que as pessoas pensam. Não me canso de escrever isto…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  19.  # 19

    João uma questão fora do tópico.. um cliente meu teima em colocar multicamadas com camada nobre 3mm que sei que é pouco em apartamentos T0 para alojamento local..qual o verniz de alto tráfego aconselhado? Visto não ir ter um uso cuidado...
  20.  # 20

    Colocado por: RicardoPortoJoão uma questão fora do tópico.. um cliente meu teima em colocar multicamadas com camada nobre 3mm que sei que é pouco em apartamentos T0 para alojamento local..qual o verniz de alto tráfego aconselhado? Visto não ir ter um uso cuidado...

    O soalho á partida já será fornecido acabado de fábrica. Para uso em alojamento local serve mas o seu cliente tem de ter noção que deveria melhorar a solução pois o soalho terá sempre um desgaste mais elevado e como tal manutenções mais periódicas que numa habitação “normal”. Para além disso, o acabamento deveria ser personalizado de acordo com as necessidades.
    O problema é que isto é sempre fado corrido. Eu sou um acérrimo defensor que os profissionais aplicadores deveriam ser os grandes responsáveis pelas prescrições do tipo de soalho a utilizar e principalmente, método de aplicação. Mas já sabemos que na grande maioria das vezes assim não acontece e claro, instala-se uma zona cinzenta que eu pessoalmente não aprecio.
    Aliás, hoje estive a falar um bocadinho ao telefone com a autora deste tópico e posso-lhe dizer que era impossível (pela descrição apresentada) a coisa chegar a bom porto. Tudo o que a Senhora me descreveu é a antitese da nossa forma de trabalhar e pensar. Enfim…
 
0.0228 seg. NEW