Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros foristas,

    Estou a fazer uma planeamento simples para a construção de uma moradia. Após realizar a escritura já posso submeter os projectos na CM ou é preciso esperar que seja tudo atualizado nas finanças e conservatória? Imagino que uma cópia da escritura seja suficiente para provar que sou o proprietário. Se tiver de esperar, quanto tempo, em média, demora esse processe para mudar de titular?

    Obrigado
  2.  # 2

    Para submeter os projectos na câmara basta apresentar a Certidão Predial Permanente, que lhe é disponibilizada num prazo curto - 2 a 3 dias - após a escritura.

    Colocado por: pvieira91Estou a fazer uma planeamento simples para a construção de uma moradia. Após realizar a escritura já posso submeter os projectos na CM ou é preciso esperar que seja tudo atualizado nas finanças e conservatória? Imagino que uma cópia da escritura seja suficiente para provar que sou o proprietário. Se tiver de esperar, quanto tempo, em média, demora esse processe para mudar de titular?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    Colocado por: ADROatelierPara submeter os projectos na câmara basta apresentar a Certidão Predial Permanente, que lhe é disponibilizada num prazo curto - 2 a 3 dias - após a escritura.

    Concordam com este comentário:nunogouveia


    Boa! Fantástico então :)
    Concordam com este comentário: ssilva.jp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssilva.jp
  4.  # 4

    Se tudo estiver bem, nomeadamente a área descrita na Conservatória bater certo com a do Levantamento Topográfico, senão ainda vai ter de rectificar áreas e isso demora.
  5.  # 5

    Colocado por: pvieira91Boa tarde caros foristas,

    Estou a fazer uma planeamento simples para a construção de uma moradia. Após realizar a escritura já posso submeter os projectos na CM ou é preciso esperar que seja tudo atualizado nas finanças e conservatória? Imagino que uma cópia da escritura seja suficiente para provar que sou o proprietário. Se tiver de esperar, quanto tempo, em média, demora esse processe para mudar de titular?

    Obrigado

    Envia a escritura pelo Ebalcão para as finanças fazerem o averbamento mais rápido.
    Depois é só entrar no site das finanças e tirar a caderneta predial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  6.  # 6

    Colocado por: econom.pedroSe tudo estiver bem, nomeadamente a área descrita na Conservatória bater certo com a do Levantamento Topográfico, senão ainda vai ter de rectificar áreas e isso demora.


    Na verdade, vou comprar um lote de um loteamento cujas áreas de implantação são bastante pequenas. Não há projecto que não exija a alteração da área de implantação. Como as obras do loteamento estão atrasadas, o ainda proprietário de todos os lotes vai nos autorizar a tratar da alteração em nome dele. Portanto, à partida, no dia da escritura as áreas já devem estar todas em conformidade.
  7.  # 7

    A caderneta não faz prova da titularidade, só serve para efeitos de imposto.
    Por este motivo, não é necessária na autarquia.
    Como referido, o documento necessário é a Certidão Predial Permanente, emitida pelo registo predial.


    Colocado por: primavera
    Envia a escritura pelo Ebalcão para as finanças fazerem o averbamento mais rápido.
    Depois é só entrar no site das finanças e tirar a caderneta predial
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera, pvieira91
  8.  # 8

    Cuidado com a expectativa relativamente aos prazos.
    Os processos de alteração ao loteamento, como de modo geral os processos camarários, não costumam ser particularmente céleres.

    Colocado por: pvieira91

    Na verdade, vou comprar um lote de um loteamento cujas áreas de implantação são bastante pequenas. Não há projecto que não exija a alteração da área de implantação. Como as obras do loteamento estão atrasadas, o ainda proprietário de todos os lotes vai nos autorizar a tratar da alteração em nome dele. Portanto, à partida, no dia da escritura as áreas já devem estar todas em conformidade.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelierCuidado com a expectativa relativamente aos prazos.
    Os processos de alteração ao loteamento, como de modo geral os processos camarários, não costumam ser particularmente céleres.


    É um Câmara pequena, espero que demore uns 30dias :pray:
  10.  # 10

    Conte com 3 meses. É mais realista.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 11

    Colocado por: nunogouveiaConte com 3 meses. É mais realista.

    :(
    Espero que seja metade disso

    Uma outra pergunta, para acelerar o processo vamos pedir ao ainda proprietário dos lotes (ainda só temos CPCV enquanto as obras do loteamento não arrancam) para submeter, em nome dele, as alterações do loteamento.
    É possível que a escritura do terreno seja feita a meio do processo de alteração de área de implantação? Imaginem que a CM demora 3 meses a aprovar e as obras ficam prontas num mês. Podemos comprar o terreno passado um mês mesmo estando a decorrer o processo e alteração?
  12.  # 12

    A alteração da área do lote ainda não foi submetida. Talvez só daqui a um mês.
    Depois de fazer isso tenho de atualizar nas finanças e conservatória para depois submeter o projecto de arquitectura. Tenho de esperar que ambos sejam aceites? Não basta na conversatória?
    Dissera-me que as finanças podem demorar até 3 meses :|
  13.  # 13

    Colocado por: pvieira91A alteração da área do lote ainda não foi submetida.

    Depois do Natal volto a passar por aqui para ver se já foi alterado o loteamento.
    Concordam com este comentário: LC | Arq
  14.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Depois do Natal volto a passar por aqui para ver se já foi alterado o loteamento.


    Ei não seja assim :P
    A escritura ta marcada para a 3 semana de Agosto. Depois submetemos logo as coisas, entrando em nosso nome é mais fácil. O gabinete de arq do loteamento nao tem facilitado
  15.  # 15

    As alterações de loteamento são sempre uma incógnita. Principalmente sobre as expectativas criadas.
  16.  # 16

    Colocado por: pvieira91Ei não seja assim :P

    Peço desculpa, esqueci-me de referir que era o Natal de 2022 :-))
  17.  # 17

    Picareta....você é lixado.
  18.  # 18

    Colocado por: pvieira91A alteração da área do lote ainda não foi submetida. Talvez só daqui a um mês.
    Depois de fazer isso tenho de atualizar nas finanças e conservatória para depois submeter o projecto de arquitectura. Tenho de esperar que ambos sejam aceites? Não basta na conversatória?
    Dissera-me que as finanças podem demorar até 3 meses :|

    Eu presumo que a Câmara só aceite o processo quando a área do levantamento corresponder à área na certidão predial. Mas o ideal será perguntar isso na Câmara.
  19.  # 19

    Colocado por: nunogouveiaPicareta....você é lixado.

    Estou com 2 processos de alteração a loteamentos a decorrer, coisas simples, um já vai com 20 meses, e o outro com 13 meses, nenhum está despachado.
  20.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Estou com 2 processos de alteração a loteamentos a decorrer, coisas simples, um já vai com 20 meses, e o outro com 13 meses, nenhum está despachado.


    😱😱😱😱😱😱
 
0.0197 seg. NEW