Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    pretendo instalar um sistema solar térmico TERMOSSIFÃO para aquecimento de AQS.
    a ideia era tentar a 2ª fase do FUNDO AMBIENTAL.

    alternativas:
    1 - painéis planos – 2 coletores / tq – 300L

    2 - sistema solar térmico TERMOSSIFÃO – tubos de vácuo
    Sistema não pressurizado
    Incluir:
    - bomba automática p/ reforçar a pressão da água.
    - misturadora termostática que limita a temperatura da água a 55º / 60º.
    - controlador digital e programável
    - resistência elétrica.

    não pretendia gastar mais de 2.500 / 2.600 €.

    para os paineis solares planos deram-me um orçamento para a marca ROTH - 300 L - 3.400 €
    para os tubos de vácuo (aparentemente sem bomba e sem misturadora) - 2.350 €

    ao falar com os instaladores, a maioria diz para não pôr tubos de vácuo, pois aquece muito e danifica toda a tubagem.
    ao falar com quem tem, diz serem mais eficientes, já têm à anos e nunca tiveram problemas.

    ou seja, parece um assunto controverso.

    qual a vossa opinião? podem dar uma ajuda, pf.
    (não sou entendido no assunto)
  2.  # 2

    Colocado por: pedvin- bomba automática p/ reforçar a pressão da água.

    Precisa mesmo disso!?
    • RSS
    • 29 junho 2021

     # 3

    Supostamente os sistemas solares termicos por termosifão não são mais baratos que os forçados?
    Eu acabei de colocar um sitema forçado com paineis Roth por 3K ...
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Precisa mesmo disso!?


    como o sistema não é pressurizado, seria para dar alguma pressão á agua quente.
  4.  # 5

    Colocado por: RSSSupostamente os sistemas solares termicos por termosifão não são mais baratos que os forçados?
    Eu acabei de colocar um sitema forçado com paineis Roth por 3K ...


    e está contente com a eficiência desses paineis?
  5.  # 6

    Colocado por: pedvincomo o sistema não é pressurizado, seria para dar alguma pressão á agua quente.

    Mas não tem pressão suficiente na rede!? O sistema em termossifão utiliza a pressão da rede. Não necessita de mais nada.
    • SrR
    • 29 junho 2021

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasO sistema em termossifão utiliza a pressão da rede. Não necessita de mais nada.
    precisa de sol 😁
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasO sistema em termossifão utiliza a pressão da rede. Não necessita de mais nada.
    existem por ai uns termossifões com tubos de vácuo que funcionam em vaso aberto, ou seja sem pressão.

    imagem em anexo exemplificativa recolhida livre na net

    descritivo do produto:"É despressurizado - Esta é talvez a melhor características do nosso sistema. É o garante de máxima segurança e fiabilidade. Aqui não existem nem vazos de expansão, nem válvulas de sobrepressão e/ou sobretemperatura que em qualquer momento podem avariar colocando em risco todo o sistema e/ou até a canalização da vossa habitação. Aqui, a temperatura de estagnação é naturalmente limitada aos 100º C. O reservatório é atmosférico e este é o maior garante de fiabilidade, durabilidade e segurança dos nossos kits."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Termosifão Vaso aberto.png
  7.  # 9

    Colocado por: pedvina ideia era tentar a 2ª fase do FUNDO AMBIENTAL.
    se forem os que penso creio que não são elegíveis para concorrer ao fundo.
  8.  # 10

    sim, aparentemente não são elegíveis, pois não me parece que tenham eficiência energética A.

    será que os Paineis Planos têm essa eficiência energética e são elegíveis?

    há quem diga que os paineis não indicam a eficiência energética e daí não serem elegíveis.

    caso nenhuma das hipoteses seja elegível, talvez os de tubo de vácuo sejam melhores pelo preço.

    trazendo bomba de pressão e torneira termostática, já não existe tanto perigo de danificar o sistema, certo?

    eu estou na dúvida, pois já falei com quem monta os paineis planos e dizem que não conhecem nenhum de tubos de vácuo que sejam bons e que até andam a arrancar muitos do que foram postos.

    depois falo com pessoas que os têm e dizem nunca terem tido problemas.

    daí estava a tentar perceber a opinião de pessoas entendidas e "isentas" que andam por aqui e fazem o favor de nos dar opinião, no sentido de tomarmos a melhor decisão.
  9.  # 11

    ontem recebi um orçamento de Termossifão, Marca VAILLANT VIH S 300/2 T

    300L / 2 coletores, montagem....

    4.826,00 € - parece muito exagerado, assim não compensa, pois se juntar as manutenções, nunca se consegue recuperar o investimento.
  10.  # 12

    Quer mesmo Termossifao?
    Tenho visto destes aqui nas minhas redondezas, mas não sei se são elegíveis ou de qualidade.
    https://www.gasfriocalor.com/placas-solares/termicas?order=product.price.asc&q=Placas+Solares+--+Capacidad+Acumulador-300/Placas+Solares+--+Drainback-Si
  11.  # 13

    Colocado por: pedvin4.826,00 € -

    Também me parece carote, mas desconheço os custos de mão-de-obra... E material hidráulico de ligação....
    Mas na net encontra sistemas drain-back em conta
    https://www.gasfriocalor.com/placas-solares/termicas?order=product.price.asc&q=Placas+Solares+--+Capacidad+Acumulador-300/Placas+Solares+--+Drainback-Si
 
0.0174 seg. NEW