Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Tenho um terraço com 121m quadrados, construído com uma placa de betão armado com 25cm de espessura, e gostaria de saber qual o peso que o terraço poderá suportar por metro quadrado.
    De referir que eu tenho o último andar, e o terraço é o "telhado", do apartamento de baixo!

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Há aqui muitos tópicos sobre isso. Basta ler
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arraias
  3.  # 3

    @arraias isso é coisa para arriar.
    Concordam com este comentário: Arraias
  4.  # 4

    Esse terraço no máximo foi calculado para uma sobrecarga de 200kg/m2, mas pode ter sido calculado para menos, isso é o peso de 20cm de água.
    Concordam com este comentário: dedao, nunogouveia, josealmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arraias
  5.  # 5

    Sentia-se bem a dormir por baixo disso?
  6.  # 6

    Obrigado pelos comentários.
    Sim se soubesse se calhar não me iria sentir seguro a dormir por baixo!
    Mas também não acredito que um terraço tão grande só aguente uma carga de 200kg/m2.
    Mas pelo que tenho lido aqui no fórum, acho que o melhor é ir á câmara tentar perceber ao certo, quanto é que poderá aguentar o terraço, antes de inventar :)
  7.  # 7

    Colocado por: Arraiasacho que o melhor é ir á câmara tentar perceber ao certo, quanto é que poderá aguentar o terraço, antes de inventar

    Na Câmara não lhe dizem nada.. Só consultando o projeto de estabilidade, que deverá ser analisado por um eng. civil.
    Porquanto. deverá consultar um eng. civil para ir ao local e analisar os projetos submetidos, sendo que, não saberemos se o que está construído cumpre o projeto

    O terraço poderá nem colapsar!!! perceba isto. Mas o seu vizinho poderá vir a sofrer de uma deformação da laje, com consequências nos revestimentos interiores, também poderá por em causa a impermeabilização da cobertura, etc... não se levantam somente questões de segurança estrutural.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  8.  # 8

    Uma piscina de superfície de 350cm x 350cm x 90cm = 7.7m3 pesa 7700kg, em cerca de 10m2.

    Dá 770kg m2 laje.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Faça um ensaio de carga e descubra.

    Se o prédio cair ou o tecto de baixo rachar todo já sabe que é o culpado

    Já fiz jacuzzis em terraços e a carga considerada da água eram 1000kg/m2 para ter uma noção.. isso está projetado para ter 200kg/m2.
  10.  # 10

    Não vá a câmara, tente consultar o projeto e fale com um arquiteto ou engenheiro civil
  11.  # 11

    Estes tópicos acabam sempre da mesma maneira do que aqueles que querem fazer churrascos nas varandas: o condómino faz o que bem lhe apetece. Se calhar até já tem a piscina comprada.
  12.  # 12

    Neste caso o mais certo é acontecer isto...



    Real
  13.  # 13

    No Verão passado fui ver um trabalho a um cliente, ele tinha uma piscina com 1,20m de água em cima de uma laje de vigotas com 20cm!
    Ainda lhe perguntei se a laje estava escorada mas ele disse que já era o terceiro ano que lá estava. Pelo sim pelo não eu desviei-me da zona, aquilo eram 16 toneladas de água.

    A laje foi feita pela minha empresa há 35 anos, foi bem construida. :)
  14.  # 14

    Colocado por: ghost12A laje foi feita pela minha empresa há 35 anos, foi bem construida. :)

    Pois, foi antes do ghost12 lá trabalhar :-))
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Pois, foi antes do ghost12 lá trabalhar :-))
    Concordam com este comentário:RicardoPorto


    É verdade, hoje em dia já não se faz nada na construção para durar 35 anos. :)
  16.  # 16

    Colocado por: VarejoteUma piscina de superfície de 350cm x 350cm x 90cm = 7.7m3 pesa 7700kg, em cerca de 10m2.

    Dá 770kg m2 laje.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Nem precisa tanto cálculo, por casa 10cm de água tem 100Kg/m², 1 metro de altura de água coresponde a uma carga de 1 tonelada por m². Essa laje só deve estar calculada para receber 20cm de água.
  17.  # 17

    Colocado por: ArraiasBoa tarde.
    Tenho um terraço com 121m quadrados, construído com uma placa de betão armado com 25cm de espessura, e gostaria de saber qual o peso que o terraço poderá suportar por metro quadrado.
    De referir que eu tenho o último andar, e o terraço é o "telhado", do apartamento de baixo!

    Cumprimentos


    Isso tem de ser verificado. Muito dificilmente a laje irá aguentar com a carga da água da piscina, mantendo todas as condições de estado limite de serviço, e provavelmente, quem sabe de estado limite último.
    Há uns anos fiz um projeto de intervenção semelhante, num prédio antigo (1980-1990), a carga teve redirecionada para as vigas e pilares, e mesmo as vigas gemiam com a carga da água (e não era muito, cerca de 80cm salvo erro).
    Contacte um bom engenheiro de estruturas pois isso tem de ser avaliado com cuidado.
  18.  # 18

    Colocado por: nunogouveia

    Nem precisa tanto cálculo, por casa 10cm de água tem 100Kg/m², 1 metro de altura de água coresponde a uma carga de 1 tonelada por m². Essa laje só deve estar calculada para receber 20cm de água.


    Se for uma cobertura não acessível, a sobrecarga é de 40kg/m2, e essa sobrecarga é para as pessoas a transitar na cobertura durante a manutenção.
    Se for uma laje de cobertura acessível provavelmente serão 200kg/m2, mas atenção, essa carga é para pessoas a transitar na cobertura, não é para água (pois são cargas de natureza diferente).
  19.  # 19

    pois..se refizar uma estrutura ad-hoc, apoioada apenas nos pilares, sobrelevando o terraço...Mas só com aprovçaão do consomínio...Acho que tem mais hopóteses de lhe sair a lotaria.
  20.  # 20

    Colocado por: nunompEstes tópicos acabam sempre da mesma maneira do que aqueles que querem fazer churrascos nas varandas: o condómino faz o que bem lhe apetece. Se calhar até já tem a piscina comprada.


    Era exatamente o caso no projeto no qual estive envolvido. O dono de obra não tinha noção nenhuma do que estava a fazer e já tinha a piscina comprada e tudo. Felizmente o empreiteiro foi consciencioso em nos contactar.

    No final, quando a obra estava concluída, o condomínio levantou imensos problemas ao dono de obra e exigiu ver tudo, nomeadamente memórias descritivas dos cálculos realizados. Felizmente tínhamos tudo bem amarrado desde o princípio. Imagino o 31 que teria sido para o dono de obra se nunca nos tivessem contactado.

    Por curiosidade, quando analisamos a laje para receber a carga da estrutura da piscina + água a laje não cumpria o estado limite último tão pouco.
 
0.0207 seg. NEW